EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE COVID-19

Autores

  • Andreia Cristina Freitas Barreto Universidade Federal da Bahia/Universidade do Estado da Bahia
  • Marileide Moutinho Pamponet Lima Universidade do Sudoeste da Bahia
  • Daniele Santos Rocha Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Ensino a Distancia, Dispositivos Legais, Educação Infantil

Resumo

As crianças pequenas, enquanto sujeitos e produtoras de culturas, aprendem através da interação, brincadeira e investigação. Esse direito, legitimado, através dos documentos oficiais da Educação Infantil, objetiva garantir o desenvolvimento integral da criança nessa primeira etapa da educação básica. Com o COVID-19, algumas escolas, em sua maioria particulares, estão rompendo com essas legislações e propondo um ensino com atividades remotas. Diante desse cenário, através de uma pesquisa documental, esse texto objetiva refletir sobre os dispositivos legais da Educação Infantil e os desdobramentos dessa prática pedagógica que vem ocorrendo na pandemia. Os resultados mostraram que o Ensino a Distância para as crianças pequenas é ilegal na sua esfera constitucional e fere as culturas infantis tradicionais e contemporâneas, que devem ocorrer através das brincadeiras da tradição oral e as situações lúdicas de aprendizagem.

 

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Publicado

18-12-2020