EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE COVID-19
Mots-clés :
Ensino a Distancia, Dispositivos Legais, Educação InfantilRésumé
As crianças pequenas, enquanto sujeitos e produtoras de culturas, aprendem através da interação, brincadeira e investigação. Esse direito, legitimado, através dos documentos oficiais da Educação Infantil, objetiva garantir o desenvolvimento integral da criança nessa primeira etapa da educação básica. Com o COVID-19, algumas escolas, em sua maioria particulares, estão rompendo com essas legislações e propondo um ensino com atividades remotas. Diante desse cenário, através de uma pesquisa documental, esse texto objetiva refletir sobre os dispositivos legais da Educação Infantil e os desdobramentos dessa prática pedagógica que vem ocorrendo na pandemia. Os resultados mostraram que o Ensino a Distância para as crianças pequenas é ilegal na sua esfera constitucional e fere as culturas infantis tradicionais e contemporâneas, que devem ocorrer através das brincadeiras da tradição oral e as situações lúdicas de aprendizagem.
Téléchargements
Références
ANPED. Manifesto da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação contra a Educação a Distância na Educação Infantil. Disponível em:http://www.anped.org.br/sites/default/files/images/manifesto_anped_ead_educacao_infantil_abril_2020.pdf Acessado em 02 de junho de 2020.
BARRETO, Andreia Cristina Freitas. ROCHA, Daniele Santos COVID-19 E EDUCAÇÃO: Resistências, Desafios e (IM) possibilidades. ISSN 2675-1291- DOI: http://dx.doi.org/ 10.46375/ encantar v.2 0010. Revista Encantar- Educação, Cultura e Sociedade- Bom Jesus da Lapa, v.2, p. 01-11, jan./ dez. 2020.
BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente: Lei federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Brasília, 1990. Disponível em https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/534718/eca_1ed.pdf. Acessado em 10 de dezembro de 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, abril 2017. Pdf. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf, acessada em 10 de dezembro de 2020.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer /CP Nº 5/2020. Reorganização do Calendário Escolar, dispõe sobre a reorganização do Calendário Escolar em razão da Pandemia da COVID-19. Acesso em 20/05/2020, disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192 .
BRASIL. Ministério da Educação. O que é educação a distância? Disponível em: http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestoresda-educacao-basica/355-perguntas-frequentes-911936531/educacao-a-distancia-1651636927/12823- o-que-e-educacao-a-distancia. Acesso em: 23/05/2020.
BRASIL. Medida Provisória–MP nº 934/2020. Normas excepcionais sobre a duração do ano letivo 2020. Disponível em: congressonacional.leg.br/materias/medidas-provisorias/-/mpv/141349. Acesso: 10/05/2020.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC/SEB, 2013. Pdf. Disponível em http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file. Acessado em 10 de dezembro de 2020.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: 1996. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acessado em 10 de dezembro de 2020.
FREITAS, Andreia Cristina Santos. Investigação Científica na Educação na Educação Infantil. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Ilheus, 2016. 151p.
FREITAS, Andreia Cristina Santos; BRICCIA, Viviane. O Desenvolvimento de Habilidades de Investigação Científica na Educação Infantil: uma análise a partir de uma sequência de ensino investigativa. Ata, XI ENPEC – Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, Julho, 2017.
MACEDO, Yuri Miguel. ORNELLAS, Joaquim Lemos. BONFIM. Helder Freitas. COVID- 19 NO BRASIL: o que se espera para população subalternizada? INSS 2675-1291- DOI: http://dx.doi.org/10.5935/encantar.v2.0001. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade - Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 01-10, jan./dez. 2020.
SANTOS, Boaventura de Souza. A cruel Pedagogia do Vírus. ISBN 978-972-40-8496-1 CDU 347.2020.
SILVA, Antônio Augusto Moura. Sobre a possibilidade de interrupção da epidemia pelo coronavírus (COVID-19) com base nas melhores evidências científicas disponíveis. DOI: 10.1590/1980-549720200021. Rev. Bras. Epdemiol. 2020, 23: E200021.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Os direitos são do autor, com direito de primeira publicação para a revista, a ser mencionado em outras publicações.