BASE TEÓRICO METODOLÓGICA DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS
BRASIL E ARGENTINA, UMA ANÁLISE COMPARADA
Palavras-chave:
Alfabetização de adultos, Políticas Educacionais, Educação ComparadaResumo
Este artigo apresenta parte de resultados da investigação que busca descrever e analisar sobre qual base teórico metodológica se estrutura uma proposta de governo para alfabetização de pessoas jovens e adultas no Brasil e na Argentina. O texto particulariza o tema com descrição e análise comparativa da organicidade do sistema educacional influenciada pela regulação transnacional, apresentando o que nela podemos evidenciar como de influências e perspectivas para o processo de aprendizagem da leitura e da escrita; descreve a situação especifica de cada contexto nacional à luz da problemática comum do fenômeno social do analfabetismo nesta década atual, pondo em relevo as convergências e divergências existentes; e ainda enfatiza alguns elementos centrais do desenho implantado na política educativa de alfabetização pela exposição da trajetória conceitual que incide sobre o analfabetismo, de maneira que essa etapa possa ser considerada como ponto de partida para uma ressignificação curricular e reconfiguração das práticas educativas e pedagógicas, com finalidade de avançar a uma educação com a qualidade de maior sentido social, de empoderamento e desenvolvimento humano. Os incipientes resultados têm demonstrado que a Educação de Pessoas Jovens e Adultas, e nela a alfabetização, continua marcada por transformações relacionadas às mudanças políticas, econômicas e sociais que caracterizam o período histórico das suas regulamentações.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394/96). Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
BRASIL. Ministério da Educação. V Conferência Internacional sobre Educação de Adultos. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Carlos Roberto Jamil Cury (relator). Parecer CEB11/2000 - Diretrizes curriculares nacionais para a educação de jovens e adultos.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CEB1/2000 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos.
BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação - PNE. Brasília: Inep, 2001.
BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação. PNE. Brasília: Inep, 2014.
BUENOS AIRES, Ministério de Educación, Ciencia y Tecnologia. Ley de Educación Nacional Nº 26.206, 2006.
BUENOS AIRES, Consejo Federal de Educación. Resolución CFE Nº 118/10, 2010.
BUENOS AIRES. Consejo Federal de Educación. Resolución CFE Nº 118/10. Anexo I – EPJA - Documento Base, setembro, 2010.
BUENOS AIRES. Consejo Federal de Educación. Resolución CFE Nº 118/10. Anexo II – EPJA – Lineamientos Curriculares, setembro, 2010.
BUENOS AIRES. Ministério de Educación, Ciencia y Tecnologia. Resolución nº 686, 2004.
BUENOS AIRES. Ministério de Educación, Ciencia y Tecnologia. Resolución nº 193, 2008.
CUNHA JÚNIOR, A. S.; SOARES, L. J. G. Formar professores para a educação de pessoas jovens e adultas na América Latina: um campo em definição. Práxis Educacional. v. 16, n. 42, p. 96-114, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i42.7338. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/7338. Acesso em: 15 mar. 2021.
DI PIERRO, Maria Clara (coord.) Edinéia Fátima N. Chilante e Juca Gil. Políticas de alfabetização e educação de jovens e adultos na Argentina, Brasil e Chile: um exercício de análise e comparação. Cadernos do Pesquisa v. 38, n. 134, p. 367-391. Disponível em: hppts://www.scielo.br/pdf/cp/v38n134/a0638134. Acesso em: 23 mar 2018
DI PIERRO. A Educação de Jovens e Adultos no Plano Nacional de Educação: avaliação, desafios e perspectivas. Educação e Sociedade. Campinas, v. 31, n. 112, p. 939-959, jul.-set. 2010. Disponível: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso: 25/maio/207.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se complementam. Ed. 49. Cortez, São Paulo, 2008.
FERRARO, A. R. História quantitativa da alfabetização no Brasil. In: RIBEIRO, Vera M. (Org). Letramento no Brasil. São Paulo, Global, 2003.
FERRARO, A. R. História inacabada do analfabetismo no Brasil. São Paulo: Cortez, 2009.
GENTILI, P. Pedagogía de la igualdad. Ensayos contra la educación excluyente, Buenos Aires, Siglo XXI Editores,2011.
GENTILI, P. Dialogos del SITEAL. Conversación com Pablo Gentilli. La evaluación de la calidad educativa en América Latina: modelos emancipadores em construcción. Disponível em: http://www.siteal.iipe.unesco.org/sites/default/files/siteal_dialogo_gentili.pdf. Acesso: 22 jun. 2017.
KOCH, Ingedore V. A Inter-ação pela Linguagem. 8 ed., São Paulo: Contexto, 2003.
KRAWCZYK, N. A construção social das políticas educacionais no Brasil e na América Latina. In: KRAWCZYK, N. R; CAMPOS, M. M.: HADDAD, S. (Orgs.). O Cenário Educacional Latino-americano no Limiar do Século XXI: Reformas em Debate. Campinas, SP: Autores Associados, 2000.
KRAWCZYK, Nora Rut & VIEIRA, Vera Lúcia. A reforma educacional na América Latina: uma perspectiva histórico-sociológica. São Paulo: Xamã, 2008.
KURLAT, Marcela. PERELMAN, Flora. Procesos de alfabetización inicial en personas jóvenes y adultas: ¿hacia una historia de inclusión? Dossier Procesos de Alfabetización inicial em personas Jóvenes y adultas..[55-72]. Revista del IICE. v. 32, 2013. Disponível em: revistascientificas.filo.uba.ar/index.php/iice/article/viewFile/.../479. Acesso em: 26 jun. 2019.
LOURENÇO FILHO, Manoel Bergström. Educação comparada / Manoel Bergström Lourenço Filho; organização Ruy Lourenço Filho, Carlos Monarcha - 3. ed. – Brasília: MEC/Inep, 2004.
MACIEL, Francisca Izabel Pereira. Alfabetização de Jovens Adultos. Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte, CEALE: 2014.
MELGAR, Sara. Una metodología para el compromiso con la alfabetización de adultos. Disponível: https://www.caja-pdf.es/2015/03/02/una-metodolog-a-para-el-compromiso-con-la-alfabetizaci-n-deadultos-melgar-1/. Acesso em: 05 jun. 2017.
PAIVA, Jane. Tramando concepções e sentidos para redizer o direito à educação de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação v. 11, n. 33, p. 519-566. Disponível em: a12v11n33.pdf (scielo.br) Acesso em: 14 mar. 2021.
SAFORCADA, Fernanda. VASSILIADES, Alejandro. Las leyes de educación en los comienzos del Siglo XXI: del neoliberalismo al postconsenso de Washington em América del Sur. Educação & Sociedade, vol. 31, n. 115, p. 287-304. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=87319092003 Acesso em: 13 mar 2021.
SOARES, M. Letramento e escolarização. In: RIBEIRO, Vera Masagão (orgs.). Letramento no Brasil: reflexões a partir do INAF 2001. São Paulo: Global,2004.
TFOUNI, Leda Verdiani. Adultos não-alfabetizados em uma sociedade letrada. São Paulo: Cortez, 2006.
TORRES, Rosa María. Melhorar as qualidades da Educação Básica: as estratégias do Banco Mundial. In: TOMMASI, Livia de; Warde, Mirian Jorge; Hadad, Sérgio (orgs). O Banco Mundial e as Políticas Educacionais, 2ª ed.; Cortez Editora, São Paulo: 1996.
UNESCO. Educação e aprendizagem para todos: olhares dos cinco continentes. Brasília: Unesco / Ministério da Educação, 2009.
UNESCO. Os desafios para alfabetização global: um perfil da alfabetização de jovens e adultos na metade da Década das Nações Unidas para a Alfabetização 2003 – 2012. Disponível em: unesdoc. unesco.org/images/0016/001631/163170por.pdf. Acesso em: 22 mai. 2020
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos são do autor, com direito de primeira publicação para a revista, a ser mencionado em outras publicações.