BASE TEÓRICO METODOLÓGICA DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS

BRASIL E ARGENTINA, UMA ANÁLISE COMPARADA

Autores

  • Adenilson Souza Cunha Junior Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Silvana Oliveira Biondi Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Francisca Izabel Pereira Maciel Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Alfabetização de adultos, Políticas Educacionais, Educação Comparada

Resumo

Este artigo apresenta parte de resultados da investigação que busca descrever e analisar sobre qual base teórico metodológica se estrutura uma proposta de governo para alfabetização de pessoas jovens e adultas no Brasil e na Argentina. O texto particulariza o tema com descrição e análise comparativa da organicidade do sistema educacional influenciada pela regulação transnacional, apresentando o que nela podemos evidenciar como de influências e perspectivas para o processo de aprendizagem da leitura e da escrita; descreve a situação especifica de cada contexto nacional à luz da problemática comum do fenômeno social do analfabetismo nesta década atual, pondo em relevo as convergências e divergências existentes; e ainda enfatiza alguns elementos centrais do desenho implantado na política educativa de alfabetização pela exposição da trajetória conceitual que incide sobre o analfabetismo, de maneira que essa etapa possa ser considerada como ponto de partida para uma ressignificação curricular e reconfiguração das práticas educativas e pedagógicas, com finalidade de avançar a uma educação com a qualidade de maior sentido social, de empoderamento e desenvolvimento humano. Os incipientes resultados têm demonstrado que a Educação de Pessoas Jovens e Adultas, e nela a alfabetização, continua marcada por transformações relacionadas às mudanças políticas, econômicas e sociais que caracterizam o período histórico das suas regulamentações.

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Biografia do Autor

Adenilson Souza Cunha Junior, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2008). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2012) e Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, com Estágio Doutoral na Universidade de Playa Ancha (UPLA), no Chile (2017). É Professor do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem, campus de Itapetinga (BA) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado, Políticas Públicas e Educação de Jovens e Adultos, Formação de Professores para Educação de Jovens e Adultos; Educação de Jovens e Adultos na América Latina. Estudos Comparados em Educação.

Silvana Oliveira Biondi, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1989), graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1997), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2012) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Membro da Área de Metodologia e Prática de Ensino com atuação docente em Estágio Supervisionado desde 2005 aos dias atuais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de jovens e adultos, ensino aprendizagem, produção textual, leitura e formação de professores. Membro permanente do NEPEJA / UESB - Núcleo Interdepartamental de Estudos e Pesquisas de Educação de Jovens e Adultos e Políticas Públicas.

Francisca Izabel Pereira Maciel, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte/MG/Brasil/UFMG. Mestrado e Doutorado em Educação/UFMG. Pós doutorado/PUC/SP (2005-2006), UFPB (2010-2011) e na Universidade do Minho (2016-2017) . Professora Titular da Faculdade de Educação/UFMG. Integra o corpo docente da Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFMG. Coordena o grupo de pesquisa: ?Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento?, registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Membro do Comitê Gestor do Centro de Estudos Africanos da UFMG (2018-2022). Diretora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), da Faculdade de Educação da UFMG (2007-2010 e 2018-2020). Coordenou o GT de Alfabetização/Anped (2001-2003). Coordenadora Adjunta do PNAIC na UFMG (2015-2016). Coordenadora do Projeto de Extensão de Alfabetização de jovens e adultos (PROEF1) da UFMG. Participou de missões de cooperação técnica do Brasil com países africanos - Cabo Verde (2005-2006) e São Tomé e Príncipe (2006-2012), na formação de alfabetizadores de jovens e adultos. Coordenou o Projeto de Mobilidade CAPES/AULP em Sao Tomé e Principe (Africa) - 2012-2017.Principais áreas de atuação: alfabetização e letramento; alfabetização, leitura e escrita de crianças, jovens e adultos; história da leitura, da escrita e dos métodos de alfabetização.

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Publicado

07-04-2021