A SALA DE AULA NO CONTEXTO DA COMUNIDADE

PROPONDO UM PROJETO SOBRE A CONEXÃO ENTRE A MATEMÁTICA E A INDÚSTRIA DE JÓIAS EM UMA PERSPECTIVA ETNOMATEMÁTICA

Autores

  • José Erildo Lopes Júnior Universidade Federal do Pará
  • Milton Rosa Universidade Federal de Ouro Preto

Palavras-chave:

Mineração, Joias, Etnomatemática, Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Resumo

O objetivo deste trabalho é propor uma estratégia de ensino diferenciada para o ensino e aprendizagem em matemática, integrado ao contexto das crenças e valores relevantes para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que tenha ênfase nos saberes matemáticos que os alunos produzem no seu dia-a-dia, de modo a possibilitá-los construir diálogo entre o saberes do senso comum e os saberes da escola. A organização dos conteúdos, porcentagem, regra de três e proporção, pauta-se de acordo com o desenvolvimento de uma estrutura lógica e sequencial dos saberes formal (global) e informal (local). A intenção é provocar uma discussão em relação ao contexto que envolva as questões e, com isso proporcionar uma maior disposição e espontaneidade por parte dos alunos em trabalhar com as questões, tanto em relação ao tema como na matemática. Propomos através desta oficina um ensino que busque relacionar o que se aprende na teoria com o cotidiano, visto que na região de Ouro Preto é comum as feiras de artesanato em joias e pedra sabão. Tentamos substituir parte das aulas teóricas por experimentais buscando nos alunos o exercício da criação, autonomia e construção do conhecimento. Ao final do processo, foi possível observar o envolvimento dos estudantes participantes bem como a apreensão dos conceitos propostos, uma vez que o contexto escolar deve ser sempre um espaço de socialização do saber, provocante e estimulante. Local em que os alunos reestruturem suas ideias, reorganizem seus pensamentos e sejam críticos e reflexivos frente aos acontecimentos diários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Brandão, C. R. (1984). Educação popular. São Paulo, SP: Brasiliense.

Brasil (1997). Parâmetros curriculares nacionais: matemática (1° e 2º ciclos). Brasília, DF: MEC/SEF.

Brasil. (2000). Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática (1° e 2º ciclos). Brasília, DF: MEC/SEF.

Brasil (2002). Proposta curricular para a educação de jovens e adultos. Segundo segmento do ensino fundamental: 5ª a 8ª série. Volume 3. Brasília: MEC/SEF, 2002.

Cool, C. (1998). Psicologia e currículo: uma aproximação psicopedagógica à elaboração do currículo escolar. São Paulo, SP: Ática.

CPT (2016). Indústria de joias eleva o volume de exportações e garante renda aos ourives. Viçosa, MG: Centro de Produções Técnicas. Disponível em <https://www.cpt.com.br/cursos-comofazer/artigos/industria-de-joias-eleva-o-volume-de-exportacoes-e-garante-renda-aos-ourives>. Acesso em 20 de Abril de 2017.

Cristais Rio do Peixe (2015). Perfil da cadeia produtiva. Pequi, MG. Disponível em <http://cristaisriodopeixe.blogspot.com.br/2015/07/aprendendo-exportar-gemas-joias-e-afins.html>. Acesso em 10 de Abril de 2017.

D’Ambrosio, U. (1990). Etnomatemática. São Paulo, SP: Editora Ática.

D’Ambrosio, U. (1996). História da matemática e educação. In Cadernos CEDES 40. História e educação matemática (pp. 7-17). Campinas, SP: Papirus.

D’Ambrosio, U. (2009). Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte, MG: Autêntica.

Driver, R. (1988). Psicologia cognoscitiva y esquemas conceptuales de los alumnos. Enseñanza de las Ciencias, 6(3), 291-296.

Fiorentini, D. (1994). Rumos da pesquisa brasileira em educação matemática: o caso da produção científica em Cursos de Pós-Graduação. Tese de doutorado. Faculdade de Educação. Campinas, SP: UNICAMP.

Freire, P. (1983). Educação e mudanças. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra.

Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo, SP: Paz e Terra.

Hernández, F.; & Ventura, M. (1998). A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre, RS Artes Médicas.

IBGM (2015). O setor em grandes números. São Paulo, SP: Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos. Disponível em <http://www.ibgm.com.br/blog/o-setor-em-grandes-numeros-2015/>. Acesso em 20 de Abril de 2017.

Lopes, A. B. (2016). Curso de ourives: como fabricar e reparar joias. Viçosa, MG: CPT. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=NZ51N_3wjpY>. Acesso em 20 de Abril de 2017.

Morin, E. (2003). Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo, SP: Cortez.

Perrenoud, P. (2001). Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. Porto Alegre, RS: Artmed Editora.

Rosa, M. (2014). Explorando sistemas de conhecimento matemático local por meio da etnomodelagem: as abordagens êmica, ética e dialógica. Faculdade de Educação. Pós Doutorado em Educação. São Paulo, SP: USP.

Rosa, M.; & Orey, D. C. (2006). Abordagens atuais do programa etnomatemática: delinenando-se um caminho para a ação pedagógica. BOLEMA, 19(26), 19-48.

Rosa, M.; & Orey, D. C. (2008). Ethnomathematics and cultural representations: teaching in highly diverse contexts. Acta Scientiae, 10(2), 27-46.

Rosa, M; & Orey, D. C. (2009). Symmetrical freedom quilts: the ethnomathematics of ways of communication, liberation, and art. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, 2(2), 52-75.

Rosa, M.; Orey, D. C. (2010). A influência dos fatores linguísticos no ensino aprendizagem em matemática: o caso dos Estados Unidos. ZETETIKÉ, 19, número temático, 486-503.

Rosa, M.; Orey, D. C. (2013). Um estudo etnomatemático da influência da linguagem no ensino e aprendizagem em matemática. In Freitas, A. C.; & Amarilha, M. (Orgs.). Anais do 7o. seminário de educação e leitura: desafios e criatividade (pp. 685-695). Natal, RN: UFRN.

Sánchez Huete, M. A. (1998). Análisis de los libros de texto de matemáticas del ciclo medio de la educación general básica. Tesis doctoral. Facultad de Educación, Departamento de Métodos de Investigación y Diagnóstico en Educación. Madrid, España: Universidad Complutense.

Vygotsky, L. S. (1996). A formação social da mente. Rio de Janeiro, RJ: Martins Fontes, 1996.

Downloads

Publicado

31-12-2021