PAULO FREIRE NA ATUALIDADE

UM RESGATE NECESSÁRIO

Autores

  • Solange Balisa Costa Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Monica Clementino de Menezes Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Adenilson Souza Cunha Junior Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Palavras-chave:

Educação, Pedagogia Freireana, Sociedade, Conscientização , Política

Resumo

Este artigo tem de objetivo de promover uma reflexão acerca da pedagogia de Paulo Freire na atualidade, em vista da necessidade de resgatar a discussão e os construtos proporcionados por este ao longo de sua vasta e significativa obra para o campo da educação popular no Brasil. Os diálogos foram construídos a partir de leitura e da análise reflexiva e crítica dos livros Pedagogia do Oprimido e Educação como prática da liberdade, por ser nestes textos que o educador traduz a essência de sua pedagogia emancipadora. Além disso, traz reflexões sobre a condição do oprimido, dialoga com os caminhos para mudança e a libertação. Na atual conjuntura de obscuridade política e educacional do nosso país, o resgate da obra de Freire torna-se necessária para nos encorajar e continuar esperançando por uma sociedade mais justa e com menos desigualdade social constituída por meio da educação.

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Biografia do Autor

Solange Balisa Costa, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGED), pela Universidade Estadual do
Sudoeste da Bahia. Docente da Secretaria Municipal de Educação de Bom Jesus da Lapa. Membro do
Grupo de Estudos e Pesquisas Movimentos Sociais e Educação do Campo e da Cidade –
GEPEMDECC/UESB/BA, com registro no CNPQ. E-mail: solbalisa@hotmail.com

Monica Clementino de Menezes , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGED), pela Universidade Estadual do
Sudoeste da Bahia. Docente da Secretaria Municipal de Educação de Porto Seguro.

Adenilson Souza Cunha Junior, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.
Professor do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem, campus de Itapetinga
(BA) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da
Bahia. Membro do Grupo de Pesquisa, com registro no CNPQ. E-mail:adenilsoncunha@uesb.edu.br.

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Publicado

04-10-2021

Edição

Seção

Dossiê - Da formação à prática pedagógica