A CONTRIBUIÇÃO DA BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

UMA DAS FERRAMENTAS UTILIZADAS COMO FORMA DE DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E MOTOR

Autores

  • Janice Gorete dos Reis Moreira Universidade Federal do Pampa Unipampa
  • Rafael Silveira da Mota Universidade da Região da Campanha UNIPAMPA
  • Mauricio Aires Vieira Universidade Federal do Pampa Unipampa

Palavras-chave:

Educação Infantil, Brincadeiras, Desenvolvimento Motor, Aprendizagem

Resumo

As influências positivas que a brincadeira e a ludicidade trazem para a aprendizagem infantil e de que maneira elas podem ser utilizadas como ferramentas que auxiliem no processo de ensino estimulando a criatividade e a imaginação ao longo do período escolar da primeira etapa da educação básica. Este trabalho tem por objetivo conhecer e especificar a importância das brincadeiras e do lúdico no desenvolvimento e na aprendizagem de crianças nas creches de Educação Infantil. Destaca também a potencialidade do brincar na aprendizagem infantil e no desenvolvimento cognitivo e motor, além de influenciar no processo formativo da criança como ser social e cultural. Este trabalho salienta para a importância da brincadeira como ferramenta que auxilia no desenvolvimento infantil de um modo geral enfatizando a presença das brincadeiras e jogos no cotidiano escolar nos dias atuais, incorporadas nas atividades escolares como recurso pedagógico. Por fim, traz a essencialidade do pedagogo na elaboração das atividades pedagógicas, na participação e interação com seus alunos em sala de aula, bem como sua importância como mediador na execução das atividades escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Silveira da Mota, Universidade da Região da Campanha UNIPAMPA

Mestre em Educação Física - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Pós-Graduado em Nutrição Esportiva com ênfase em Treinamento Físico - Universidade Dom Bosco/PR. (2018); Graduado em Educação Física Licenciatura e Bacharelado - Universidade da Região da Campanha (Urcamp); Atualmente professor substituto na Rede Estadual: Professor Substituto de Educação Física do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET); Participante da Linha de Estudos Epistemológicos e Didáticos da Educação Física (LEEDEF), no Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Participa do Grupo de Pesquisa da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Pesquisa e Estudos Integrados à Educação: Seguindo a linha de Pesquisa de Linguagens e Letramentos nos Espaços Formais e Não-Formais Integrados à Educação; Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem, da Universidade Federal de Pelotas, seguindo a linha de pesquisa, A formação de professores para a diversidade na perspectiva da educação inclusiva. Tem experiência nas áreas da Psicomotricidade, Grupo Especiais de Cardiopatas, Musculação, Aulas coletivas como; Jump, Treinamento Localizado, Lazer, Treinamento Fitness Aquático (hidroginástica), Natação com preparação de Atletas à Criança, Musculação e Ginástica Laboral.

Mauricio Aires Vieira, Universidade Federal do Pampa Unipampa

Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), atuando nos cursos de Pedagogia, Letras e Geografia. Foi Assessor Especial do Núcleo Estruturante da Política de Inovação (NEPI) do Instituto Federal Goiano/SETEC/MEC. Foi assessor e Diretor de Programa Substituto da Secretaria Executiva do Ministério da Educação (MEC), no primeiro semestre de 2019. Foi Vice-Reitor da UNIPAMPA gestão 2015-2019. Atuou também como Diretor e Coordenador Acadêmico do Câmpus Jaguarão (2009-2014), além de coordenar cursos de graduação e pós-graduação. Foi conselheiro e vice-presidente do Conselho Universitário da UNIPAMPA. Atuou no Instituto Federal Sul-riograndense de 1995 a 2009, participando de vários grupos e comitês. Foi coordenador de curso de pós-graduação no Instituto. Foi cedido à prefeitura de Pelotas, como assessor da Secretaria Municipal da Educação de 2004-2009. Autor de dois livros na área de educação ambiental e projetos educativos e de capítulos de livros na área da educação integral. Doutor em Educação (PUC/RS, 2009). Mestre em Educação Ambiental (FURG, 2002). Licenciado em Física (UFPEL, 1999). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Portal Faculdades. Orientador, colaborador e avaliador em projetos de ensino, pesquisa e extensão em cursos de graduação e pós-graduação, que abordam temas relacionados com formação docente, gestão acadêmica universitária, educação integral, gestão das práticas docentes, metodologia de pesquisa em educação e educação em ciências e matemática. Foi docente permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação da UNIPAMPA. Foi integrante de vários Conselhos Municipais e estaduais do Rio Grande do Sul. Integrante voluntário da Agenda 2020/RS. Foi conselheiro suplente do Conselho de Administração da SUFRAMA da Superintendência da Zona Franca de Manaus. Foi conselheiro titular do Consórcio CECIERJ e CEDERJ/RJ. É conselheiro titular do Conselho de Administração da FAETEC/RJ. Atualmente e coordenador dos cursos de Letras e Pedagogia, licenciatura, modalidade à distância da UNIPAMPA.

Referências

ANDRADE, Luzia Rodrigues de - A importância do lúdico na educação infantil: um estudo de caso em uma creche pública. Universidade Federal da Paraíba - ufpb Centro de Educação - CE curso de licenciatura plena em pedagogia à distância- João Pessoa-PB. Junho/2018.

BARBOSA, Raquel Firmino Magalhães, CAMARGO, Maria Cecília da Silva, e MELLO- A complexidade do brincar na educação infantil: reflexões sobre as brincadeiras lúdico- agressivas Colégio Pedro II, Rio de Janeiro-RJ, Brasil. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria-RS, Brasil. Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória-ES, Brasil. J. Phys. Educ.v. 31, e3156, 2020.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Departamento de Política da Educação Fundamental. Coordenação Geral da Educação Infantil. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, vol. 1 e 3. Brasília: MEC/SEF/DPE/COEDI, 1998. Brasília: MEC, 2013.

BRENNAND, Edna Gusmão de Góes, ROSSI, Silva José. Trilhas do aprendente- volume 4: Ludicidade e desenvolvimento da criança II. Ed. Universidade/UFPB, João Pessoa, 2009.v.4.

COLUSSI, Lisiane Gruhn, SZYMANSKI, Maria Lidia Sica Os jogos de papéis no desenvolvimento psíquico de crianças com 5-6 anos GT20 - Psicologia da Educação – Trabalho 742 UNIOESTE.

CONCEIÇÃO, Ana Paula. MACEDO, Roberto Sidnei. Prática, biografia e construções teóricas em educação infantil: um currículo brincante. Rev. FAEEBA – Ed. e Contemp., Salvador, v. 27, n. 51, p. 121-132, jan./abr. 2018 Link do texto: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4970/3177

CORDAZZO, Scheila Tatiana Duarte, VIEIRA Mauro Luís. A brincadeira e suas implicações nos processos de aprendizagem e de desenvolvimento. Revista. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Uerj, Rj, Ano 7, N. 1, 1º Semestre De 2007.

COSTA, A. C. R., & Braz AQUINO, F. de S. (2019). Brincadeira livre como promotora da

criatividade. 30. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

DESLAURIERS J. P. Recherche Qualitative. Montreal: McGraw Hill, 1991

FREIDMANN, Adriana. O brincar na Educação Infantil: Observação, adequação e inclusão. 1º Edição. Ed. Moderna, São Paulo, 2012.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

GOUVEIA, Fernanda Ângela dos Santos. Cuidar, educar e brincar uma relação possível na creche. https://www.google.com.br/search?q=PDF+-+Fernanda+Âng.ela+dos+Santos+Gouveia.pdf&oq=PDF+Fernanda+Ângela+dos+Santos+Gouve ia.pdf&aqs=chrome.69i57.1360j0j9&cient=ms-android-omge&sourceid=chromemobile&ie.pdf. Acesso: 28/09/2021.

habilidade comunicativa intencional de bebês. https://www.scielo.br/j/edreal/a/hrPNxLk3FxtkP9qxfsCT3dg/?lang=pt

JORDÃO, Jeane Silva Hellen, SOARES Conceição Cardoso Atuação do pedagogo na educação infantil atenas.edu.br. Disponível em: http://www.atenas.edu.br/uniatenas/assets/files/magazines/16. ATUACAO_DO_PEDAGO GO_NA_EDUCACAO_INFANTIL.pdf

KISHIMOTO, Tizuko Morchida (Org.) Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2008.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogos, brinquedos e brincadeiras do Brasil. Disponível, 2014. http://www.scielo.org.ar/pdf/eb/v24n1/v24n1a07.pdf. Acesso: 22/09/2021.

KÖCHE, J. C. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa. 24. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

LUCKESI, Cipriano Carlos, “Educação, ludicidade e prevenção das neuroses futuras: uma proposta pedagógica a partir da Biossíntese”, in Educação e Ludicidade, Coletânea Ludopedagogia Ensaios 01, organizada por Cipriano Carlos Luckesi, publicada pelo GEPEL, Programa de Pós-Graduação em Educação, FACED/UFBA, 2000, p. 21.

MARCONI, Marina de Andrade, LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica - 5. ed. - São Paulo: Atlas 2003.

MINAYO, M. C. de S. (Org.). et al. Pesquisa social: Teoria, método e

NAVARRO, Mariana Stoeterau. O brincar na educação infantil. Disponível, em: https://www.google.com.br/search?q=O+Brincar+na+Ed+Infantil.pdf&oq=o+BrincaI nfantil.pdf&aqs=chrome.69i57.2963j0j9&client=ms-android-om-lge&sourceid=chro me - mobile&ie.pdf, 2009. Acesso em: 24 nov. 2021.

PALMA, Míriam Stock. Representações das crianças sobre o brincar na escola.

PREFEITURA MUNICIPAL DO RIO GRANDE. Secretaria de município da educação. Documento orientador curricular do território riograndino: educação infantil. [Recurso Eletrônico] / Felipe Alonso dos Santos (org) [et al]. Il. Capa por Michelle Coelho Salort – Rio Grande: SMED, 2019. Disponível em: https://www.riogrande.rs.gov.br/smed/externo/20200331-ped-doc_educacao_infantil.pdf. Acesso em 15/09/2021 às 17:00 h.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Estrutura do Projeto de Pesquisa. In: PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

RIVERO, Andréa Simões, ROCHA, Eloísa Acires Candal- O brincar e a constituição social das crianças em um contexto de educação infantil GT07 - Educação de Crianças de 0 a 6 anos – Trabalho 1024 - UFFS – UFSC/UNOESC.

SANTOS, Jossiane Soares. O lúdico na educação infantil. Disponível, 2012. http s://www.editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/ludico.pdf.Acesso:22/09/2021.

SILVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. A pesquisa científica.

In: GERHARDT, Tatiana Engel; Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. p. 31-42.

TEIXEIRA, Hélita Carla; VOLPINI, Maria Neli, A importância do brincar no contexto da educação infantil: creche e pré-escola Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade, Bebedouro-SP, 1 (1): 76-88, 2014. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Rev. Port. de Educação vol.30 no.2 Braga dez. 2017.

Wajskop, Gisela- Linguagem Oral e Brincadeira Letrada nas Creches. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo/SP – Brasil.

WAJSKOP, Gisela. O Brincar na Educação Infantil: uma história que se repete. 9. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2012.

Downloads

Publicado

31-12-2021