A CONTRIBUIÇÃO DA BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
UMA DAS FERRAMENTAS UTILIZADAS COMO FORMA DE DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E MOTOR
Palavras-chave:
Educação Infantil, Brincadeiras, Desenvolvimento Motor, AprendizagemResumo
As influências positivas que a brincadeira e a ludicidade trazem para a aprendizagem infantil e de que maneira elas podem ser utilizadas como ferramentas que auxiliem no processo de ensino estimulando a criatividade e a imaginação ao longo do período escolar da primeira etapa da educação básica. Este trabalho tem por objetivo conhecer e especificar a importância das brincadeiras e do lúdico no desenvolvimento e na aprendizagem de crianças nas creches de Educação Infantil. Destaca também a potencialidade do brincar na aprendizagem infantil e no desenvolvimento cognitivo e motor, além de influenciar no processo formativo da criança como ser social e cultural. Este trabalho salienta para a importância da brincadeira como ferramenta que auxilia no desenvolvimento infantil de um modo geral enfatizando a presença das brincadeiras e jogos no cotidiano escolar nos dias atuais, incorporadas nas atividades escolares como recurso pedagógico. Por fim, traz a essencialidade do pedagogo na elaboração das atividades pedagógicas, na participação e interação com seus alunos em sala de aula, bem como sua importância como mediador na execução das atividades escolares.
Downloads
Referências
ANDRADE, Luzia Rodrigues de - A importância do lúdico na educação infantil: um estudo de caso em uma creche pública. Universidade Federal da Paraíba - ufpb Centro de Educação - CE curso de licenciatura plena em pedagogia à distância- João Pessoa-PB. Junho/2018.
BARBOSA, Raquel Firmino Magalhães, CAMARGO, Maria Cecília da Silva, e MELLO- A complexidade do brincar na educação infantil: reflexões sobre as brincadeiras lúdico- agressivas Colégio Pedro II, Rio de Janeiro-RJ, Brasil. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria-RS, Brasil. Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória-ES, Brasil. J. Phys. Educ.v. 31, e3156, 2020.
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Departamento de Política da Educação Fundamental. Coordenação Geral da Educação Infantil. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, vol. 1 e 3. Brasília: MEC/SEF/DPE/COEDI, 1998. Brasília: MEC, 2013.
BRENNAND, Edna Gusmão de Góes, ROSSI, Silva José. Trilhas do aprendente- volume 4: Ludicidade e desenvolvimento da criança II. Ed. Universidade/UFPB, João Pessoa, 2009.v.4.
COLUSSI, Lisiane Gruhn, SZYMANSKI, Maria Lidia Sica Os jogos de papéis no desenvolvimento psíquico de crianças com 5-6 anos GT20 - Psicologia da Educação – Trabalho 742 UNIOESTE.
CONCEIÇÃO, Ana Paula. MACEDO, Roberto Sidnei. Prática, biografia e construções teóricas em educação infantil: um currículo brincante. Rev. FAEEBA – Ed. e Contemp., Salvador, v. 27, n. 51, p. 121-132, jan./abr. 2018 Link do texto: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4970/3177
CORDAZZO, Scheila Tatiana Duarte, VIEIRA Mauro Luís. A brincadeira e suas implicações nos processos de aprendizagem e de desenvolvimento. Revista. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Uerj, Rj, Ano 7, N. 1, 1º Semestre De 2007.
COSTA, A. C. R., & Braz AQUINO, F. de S. (2019). Brincadeira livre como promotora da
criatividade. 30. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
DESLAURIERS J. P. Recherche Qualitative. Montreal: McGraw Hill, 1991
FREIDMANN, Adriana. O brincar na Educação Infantil: Observação, adequação e inclusão. 1º Edição. Ed. Moderna, São Paulo, 2012.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
GOUVEIA, Fernanda Ângela dos Santos. Cuidar, educar e brincar uma relação possível na creche. https://www.google.com.br/search?q=PDF+-+Fernanda+Âng.ela+dos+Santos+Gouveia.pdf&oq=PDF+Fernanda+Ângela+dos+Santos+Gouve ia.pdf&aqs=chrome.69i57.1360j0j9&cient=ms-android-omge&sourceid=chromemobile&ie.pdf. Acesso: 28/09/2021.
habilidade comunicativa intencional de bebês. https://www.scielo.br/j/edreal/a/hrPNxLk3FxtkP9qxfsCT3dg/?lang=pt
JORDÃO, Jeane Silva Hellen, SOARES Conceição Cardoso Atuação do pedagogo na educação infantil atenas.edu.br. Disponível em: http://www.atenas.edu.br/uniatenas/assets/files/magazines/16. ATUACAO_DO_PEDAGO GO_NA_EDUCACAO_INFANTIL.pdf
KISHIMOTO, Tizuko Morchida (Org.) Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2008.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogos, brinquedos e brincadeiras do Brasil. Disponível, 2014. http://www.scielo.org.ar/pdf/eb/v24n1/v24n1a07.pdf. Acesso: 22/09/2021.
KÖCHE, J. C. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa. 24. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
LUCKESI, Cipriano Carlos, “Educação, ludicidade e prevenção das neuroses futuras: uma proposta pedagógica a partir da Biossíntese”, in Educação e Ludicidade, Coletânea Ludopedagogia Ensaios 01, organizada por Cipriano Carlos Luckesi, publicada pelo GEPEL, Programa de Pós-Graduação em Educação, FACED/UFBA, 2000, p. 21.
MARCONI, Marina de Andrade, LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica - 5. ed. - São Paulo: Atlas 2003.
MINAYO, M. C. de S. (Org.). et al. Pesquisa social: Teoria, método e
NAVARRO, Mariana Stoeterau. O brincar na educação infantil. Disponível, em: https://www.google.com.br/search?q=O+Brincar+na+Ed+Infantil.pdf&oq=o+BrincaI nfantil.pdf&aqs=chrome.69i57.2963j0j9&client=ms-android-om-lge&sourceid=chro me - mobile&ie.pdf, 2009. Acesso em: 24 nov. 2021.
PALMA, Míriam Stock. Representações das crianças sobre o brincar na escola.
PREFEITURA MUNICIPAL DO RIO GRANDE. Secretaria de município da educação. Documento orientador curricular do território riograndino: educação infantil. [Recurso Eletrônico] / Felipe Alonso dos Santos (org) [et al]. Il. Capa por Michelle Coelho Salort – Rio Grande: SMED, 2019. Disponível em: https://www.riogrande.rs.gov.br/smed/externo/20200331-ped-doc_educacao_infantil.pdf. Acesso em 15/09/2021 às 17:00 h.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Estrutura do Projeto de Pesquisa. In: PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
RIVERO, Andréa Simões, ROCHA, Eloísa Acires Candal- O brincar e a constituição social das crianças em um contexto de educação infantil GT07 - Educação de Crianças de 0 a 6 anos – Trabalho 1024 - UFFS – UFSC/UNOESC.
SANTOS, Jossiane Soares. O lúdico na educação infantil. Disponível, 2012. http s://www.editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/ludico.pdf.Acesso:22/09/2021.
SILVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. A pesquisa científica.
In: GERHARDT, Tatiana Engel; Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. p. 31-42.
TEIXEIRA, Hélita Carla; VOLPINI, Maria Neli, A importância do brincar no contexto da educação infantil: creche e pré-escola Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade, Bebedouro-SP, 1 (1): 76-88, 2014. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Rev. Port. de Educação vol.30 no.2 Braga dez. 2017.
Wajskop, Gisela- Linguagem Oral e Brincadeira Letrada nas Creches. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo/SP – Brasil.
WAJSKOP, Gisela. O Brincar na Educação Infantil: uma história que se repete. 9. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos são do autor, com direito de primeira publicação para a revista, a ser mencionado em outras publicações.