A CONTRIBUIÇÃO DA BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

UMA DAS FERRAMENTAS UTILIZADAS COMO FORMA DE DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E MOTOR

Autores/as

  • Janice Gorete dos Reis Moreira Universidade Federal do Pampa Unipampa
  • Rafael Silveira da Mota Universidade da Região da Campanha UNIPAMPA
  • Mauricio Aires Vieira Universidade Federal do Pampa Unipampa

Palabras clave:

Educação Infantil, Brincadeiras, Desenvolvimento Motor, Aprendizagem

Resumen

As influências positivas que a brincadeira e a ludicidade trazem para a aprendizagem infantil e de que maneira elas podem ser utilizadas como ferramentas que auxiliem no processo de ensino estimulando a criatividade e a imaginação ao longo do período escolar da primeira etapa da educação básica. Este trabalho tem por objetivo conhecer e especificar a importância das brincadeiras e do lúdico no desenvolvimento e na aprendizagem de crianças nas creches de Educação Infantil. Destaca também a potencialidade do brincar na aprendizagem infantil e no desenvolvimento cognitivo e motor, além de influenciar no processo formativo da criança como ser social e cultural. Este trabalho salienta para a importância da brincadeira como ferramenta que auxilia no desenvolvimento infantil de um modo geral enfatizando a presença das brincadeiras e jogos no cotidiano escolar nos dias atuais, incorporadas nas atividades escolares como recurso pedagógico. Por fim, traz a essencialidade do pedagogo na elaboração das atividades pedagógicas, na participação e interação com seus alunos em sala de aula, bem como sua importância como mediador na execução das atividades escolares.

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Biografía del autor/a

Rafael Silveira da Mota, Universidade da Região da Campanha UNIPAMPA

Mestre em Educação Física - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Pós-Graduado em Nutrição Esportiva com ênfase em Treinamento Físico - Universidade Dom Bosco/PR. (2018); Graduado em Educação Física Licenciatura e Bacharelado - Universidade da Região da Campanha (Urcamp); Atualmente professor substituto na Rede Estadual: Professor Substituto de Educação Física do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET); Participante da Linha de Estudos Epistemológicos e Didáticos da Educação Física (LEEDEF), no Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Participa do Grupo de Pesquisa da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Pesquisa e Estudos Integrados à Educação: Seguindo a linha de Pesquisa de Linguagens e Letramentos nos Espaços Formais e Não-Formais Integrados à Educação; Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem, da Universidade Federal de Pelotas, seguindo a linha de pesquisa, A formação de professores para a diversidade na perspectiva da educação inclusiva. Tem experiência nas áreas da Psicomotricidade, Grupo Especiais de Cardiopatas, Musculação, Aulas coletivas como; Jump, Treinamento Localizado, Lazer, Treinamento Fitness Aquático (hidroginástica), Natação com preparação de Atletas à Criança, Musculação e Ginástica Laboral.

Mauricio Aires Vieira, Universidade Federal do Pampa Unipampa

Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), atuando nos cursos de Pedagogia, Letras e Geografia. Foi Assessor Especial do Núcleo Estruturante da Política de Inovação (NEPI) do Instituto Federal Goiano/SETEC/MEC. Foi assessor e Diretor de Programa Substituto da Secretaria Executiva do Ministério da Educação (MEC), no primeiro semestre de 2019. Foi Vice-Reitor da UNIPAMPA gestão 2015-2019. Atuou também como Diretor e Coordenador Acadêmico do Câmpus Jaguarão (2009-2014), além de coordenar cursos de graduação e pós-graduação. Foi conselheiro e vice-presidente do Conselho Universitário da UNIPAMPA. Atuou no Instituto Federal Sul-riograndense de 1995 a 2009, participando de vários grupos e comitês. Foi coordenador de curso de pós-graduação no Instituto. Foi cedido à prefeitura de Pelotas, como assessor da Secretaria Municipal da Educação de 2004-2009. Autor de dois livros na área de educação ambiental e projetos educativos e de capítulos de livros na área da educação integral. Doutor em Educação (PUC/RS, 2009). Mestre em Educação Ambiental (FURG, 2002). Licenciado em Física (UFPEL, 1999). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Portal Faculdades. Orientador, colaborador e avaliador em projetos de ensino, pesquisa e extensão em cursos de graduação e pós-graduação, que abordam temas relacionados com formação docente, gestão acadêmica universitária, educação integral, gestão das práticas docentes, metodologia de pesquisa em educação e educação em ciências e matemática. Foi docente permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação da UNIPAMPA. Foi integrante de vários Conselhos Municipais e estaduais do Rio Grande do Sul. Integrante voluntário da Agenda 2020/RS. Foi conselheiro suplente do Conselho de Administração da SUFRAMA da Superintendência da Zona Franca de Manaus. Foi conselheiro titular do Consórcio CECIERJ e CEDERJ/RJ. É conselheiro titular do Conselho de Administração da FAETEC/RJ. Atualmente e coordenador dos cursos de Letras e Pedagogia, licenciatura, modalidade à distância da UNIPAMPA.

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Publicado

31-12-2021