LUDICIDADE E A APRENDIZAGEM

POSSIBILIDADES DE APRENDER BRINCANDO NOS ANOS INICIAIS

Autores

  • Vanessa Rodrigues Suarez Universidade Federal do Pampa Unipampa
  • Rafael Silveira da Mota Universidade Federal do Pampa
  • Bárbara Regina Gonçalves Vaz Universidade Federal do Pampa Unipampa

DOI:

https://doi.org/10.55470/relaec.37381

Palavras-chave:

Infância, Lúdico, Desenvolvimento Integral

Resumo

O presente artigo aborda a importância da ludicidade na aprendizagem, durante o processo de desenvolvimento da criança e como o lúdico contribui para esse amplo progresso, abrindo as portas para um mundo de possibilidades. O mesmo, tem o objetivo de mostrar como o ensino através da ferramenta lúdica, pode tornar o processo de aprendizagem algo prazeroso, e um ambiente agradável. A riqueza que existe por trás do brincar, surge dos momentos significativos da leitura de vida, usufruindo dessas informações para ampliar cada vez mais a sua evolução. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBUQUERQUE, G.F.O.; ALMEIDA, I. N.S.; CARVALHO, V.D.R. A concepção do Brincar na Base Comum Curricular. Revista Multi Debates, v4, n 2 Palmas-TO junho 2020 INSS:2594-4568

ANTONIO, D.A.; GONÇALVES, C.J. As múltiplas linguagens no cotidiano das crianças. V. 9 n. 16 (2007):Revista ZERO-A-SEIS (JUL./DEZ. 2007)

BARBOSA, G.H.L.; FILIPE, B.T.C.; SACCHETTO, K.K.; MADASCHI, V.; SILVA, P.L.; SILVA, J.R.S.; SILVA, R.C.T. O ambiente lúdico como fator motivacional na aprendizagem escolar. Cadernos em distúrbios do desenvolvimento, São Paulo, v.11, n.1., p.28-36, 2011.

BECKER, T. M.; FREITAS, S.A. A Importância do lúdico e o papel do professor na educação infantil: uma revisão bibliográfica em periódicos nacionais. Conedu VII Congresso Nacional de Educação. 15,16 e 17 de outubro de 2020. Centro Cultural de Exposições Ruth Cardoso- Maceió- AL

BRIÃO, C.E.; CABRERA, D.S.; Uma práxis pedagógica na educação infantil: as múltiplas linguagens como processo de ensino aprendizagem. Coleção Cadernos Pedagógicos da EaD Volume 32, Editora FURG, Rio Grande-RS 2019

BULMER, M. Sociological research methods. London: Macmillan, 1977

CORDEIRO, K.M.D.A. O impacto da pandemia na educação: a utilização da tecnologia como ferramenta de ensino. Recuperdo de http://oscardien.myoscar.fr/jspui/handle/prefix/1157

CORNETO, N. Portal de Capes, Universidade Estadual Paulista. Colloquium humanarum, 01 September 2015, Vol.12(3), pp.86-96

https://doaj.org/article/30dae007de254506a3662b14f7709170?frbrVersion=3

DAL SOTO, D.V. O protagonismo das crianças nas práticas escolares da educação infantil. XI congresso Nacional de educação EDUCARE. 23 a 26/09/2013 Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba

DE SOUZA, C. F.. A importância do brincar e do aprender das crianças na educação infantil. 15 pág. artigo conclusão pós graduação Lato Sensu em Especialização em Educação Infantil e Alfabetização com Ênfase em Psicologia Educacional na UNOPAR -Faculdade de Rolim de Moura- RO

https://facsaopaulo.edu.br/wp-content/uploads/sites/16/2018/05/ed1/3.pdf

FLIEGER, C.. O lúdico e a inclusão de crianças com deficiência na educação infantil. 14 pág Trabalho de conclusão de curso em pedagogia, da Universidade do Sul de Santa Catarina. 2020 https://www.riuni.unisul.br/handle/12345/9592

FONSECA,J.J.S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC,2002.apostila

FREIRE, R. B., RODRIGUES, M. F.. A importância da Afetividade na creche. Revista Mosaico 2017 Ajn/jun , 08(1) 11-16

GARCIA, L. M. As contribuições da pedagogia Waldorf num atendimento à diversidade na valorização das diferenças. Trabalho apresentado ao conselho nacional de desenvolvimento científico e tecnológico. Bauru: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 2014.

GALLAHUE, D. L. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças,

adolescentes e adultos. 3 ed. Phorte, 2001.HAYWOOD, Kathleen,; GETCHELL, Nancy. Desenvolvimento motor ao longo da vida. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. 344 p.

GERHARDT, T. E. RAMOS, I. C. A.; RIQUINHO, D. L.; SANTOS, D. L. Estrutura do projeto de pesquisa. In: GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (Orgs.) Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. p. 65-88. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/52806

GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo Editora Atlas S.A 2008

GUTIERREZ, F. Linguagem total: uma pedagogia dos meios de comunicação. São Paulo Summus, 1978.

JÚNIOR, R.C.S, MOREIRA, B.B. A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA APRENDIZAGEM. Cadernos de educação: Ensino e Sociedade, Bebedouro SP, (1):199-213,2017.

KAMILA, A.P.F ; MACIEL, R.A; MELLO, L.A. SOUZA, R.A.A. A estimulação psicomotora na aprendizagem infantil. Revista Científica FAEMA Maio 2010, http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1656

MARINIS, L.L., L.L. P. D. M. A Educação Infantil sob a perspectiva da Pedagogia Waldorf. –Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências, Bauru, 2015

MONTEIRO, C.P, ; ROCHA, P. R.H. Desenvolvimento motor ao longo da história: reflexões teóricas e práticas. FMRP da Universidade de Ribeirão Preto -SP, 2016.

MULLER, J.C. Jogos e brincadeiras com o uso das tecnologias móveis na educação infantil: o que as crianças têm a nos dizer? 37º Reunião Nacional da ANPED 04 a 088 de outubro de 2015. UFSC Florianópolis.

PACHECO, J. A afetividade na instituição escolar. 34 f. 2014. Monografia (Especialização em Administração escolar) - Universidade Cândido Mendes de Recife, Recife, 2014. Disponível em: < https://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/ posdistancia/52471.pdf >. Acesso em: 1 nov. 2015

SILVA, D.A.D.A. Educação e Ludicidade: um diálogo com pedagogia Waldorf. EDUCAR EM REVISTA, Curitiba Brasil, n.56, p.101-113 abr/jun 2015: Editora UFPR

SILVA, C.M.P. O lúdico na educação infantil: aspectos presentes na prática docente. 2019. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.

SILVEIRA, D.T.; CÓRDOVA, F.P. A pesquisa científica. In: GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (Orgs.) Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. p. 31-42. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/52806

SOUZA, C.F.D. A importância do brincar e do aprender das crianças na educação infantil. Unopar - Faculdade de Rolim de Moura- Ro,2018.

TASSONI, E. C. M. Afetividade e aprendizagem: a relação professor-aluno. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPEd, 23., 2000, Caxambu. Anais... Caxambu: ANPEd, 2000a. Disponível em: < http://www .cursosavante.com.br/cursos/curso40/conteudo8232.PDF> Acesso em: 10 out. 2016.

VYGOTSKY, l. S. O papel do brinquedo no desenvolvimento. In: _____, Vygotsky, L. S. Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984

Downloads

Publicado

27-01-2022

Edição

Seção

Dossiê - Ludicidade e Educação: Contribuições da Pedagogia