UM ESTUDO SOBRE O LÚDICO E A TECNOLOGIA NAS TURMAS DO PRÉ II DA ESCOLA JOSÉ DE ABREU EM BAGÉ/RS

Autores

  • Daniela Pereira de Oliveira Universidade Federal do Pampa
  • Rafael Silveira da Mota Universidade Federal do Pampa
  • Gabriela Moreles Trindade Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Bárbara Regina Gonçalves Vaz Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.55470/relaec.37390

Palavras-chave:

Lúdico, Aprendizagem, Tecnologia

Resumo

O presente trabalho, realizado durante a pandemia de 2020/2021, leva em consideração a situação criada pela Covid-19 que afastou as crianças da Escola e forçou uma mudança pedagógica, além do uso de recursos tecnológicos que antes disso os professores não pensariam em usar. Justifica-se este trabalho, portanto, em decorrência do cenário que se apresentou, em que as crianças tiveram que ficar em casa e os professores necessitaram se comunicar e ministrar suas aulas em plataformas digitais. Diante disso, surgiu a questão de como ficaria o lúdico dentro das atividades e como seria trabalhado através das telas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, básica e exploratória, cuja metodologia baseia-se em pesquisa bibliográfica O trabalho foi dividido nos seguintes tópicos: primeiro, buscou- se apresentar o desenvolvimento lúdico da criança no ambiente escolar. Segundo discutir a tecnologia dentro da educação infantil. Terceiro, demonstrar a relevância e o papel do professor para a ludicidade nesse ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, Carmela de; RESZAK, Maria de Fátima. O brincar, as mídias e as tecnologias digitais na Educação Infantil. Universo Acadêmico, Taquara, v. 9, n. 1, jan./dez., 2016.

ASSIS, Mônica Rodrigues de. O lúdico no processo de desenvolvimento da imaginação e criatividade na criança. Revista Acadêmica Educação e cultura e Debate, n. 2, capa, ago./dez., 2017. Disponível em: https://revistas.unifan.edu.br /index.php/RevistaISE/article/view/290. Acesso em: 20 mai. /05/ 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2020. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 23 out. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. RCNEI, BRASIL, Brasília, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf Acesso em: dez. 2021.

CARVALHO, Alysson Massote; ALVES, Maria Michelle Fernandes; GOMES, Priscila de Lara Domingues. Brincar e educação: concepções e possibilidades. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 10, n. 2, p. 217-226, mai./ago., 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/kFpV5sBMYhTLMw39wXfyJ6M/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 21 out. 2021.

CHAVES, Alessandra Muzzi Queiroz; CINTRA, Rosana Carla Gonçalves Gomes; SALMAZIO, Lúcia Guedes de Melo; LIMA, Yara Cardoso de Almeida; VEIGA, Elaine Cristina Freitas. Formação do professor na Educação Infantil: Infância, criança e ludicidade. Anais do XI Congresso Nacional de Educação (EDUCERE), Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba, 2013. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2013/10134_6085.pdf. Acesso em: 21 out. 2021.

CUNHA, Francimara de Souza; FERST, Enia Maria; BEZERRA, Nilra Jane Filgueira. O ensino remoto na Educação Infantil: desafios e possibilidades no uso dos recursos tecnológicos. Revista Educar Mais, v. 5, n. 3, p. 570-582, 2021. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2296#:~:text=O%20presente%20artigo%20trata%20a,novo%20formato%20de%20aulas%20remotas. Acesso em: 21 out.2021.

EDIFY EDUCATION. O papel da família no ensino remoto e na sua relação com a escola. jun. 2020. Disponível em: https://www.edifyeducation.com.br/blog/o-papel-da-familia-no-ensino-remoto/ Acesso em: 18 out. 2020.

FIGUEIREDO, Maria do Carmo; AMENDOEIRA,José. O estudo de caso como metódo de investigação em enfermagem. Revista da UIIPS- Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém, Vol. VI, n.2, 2018, pp.102- 107. Disponível em: http://ojs.ipsantarem.pt/index.php/REVUIIPS Acesso em: 05/01/2022

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Pesquisa

Nacional por Amostra de Domicílio Contínua: acesso à internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2017. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.

KRAUSE, Marcus Periks. B. A integração da família na educação remota do filho. Revista pensar educação. 18 set. 2020. Disponível em: https://pensaraeducacao.com.br/pensaraeducacaoempauta/a-integracao-da-familia-na-educacao-remota-do-filho/ Acesso em: 12 out. 2021.

LÉVY, Pierre. Que é o Virtual?, O. Editora 34, 2003. Disponível em: http://www.mom.arq.ufmg.br/mom/02_arq_interface/6a_aula/o_que_e_o_virtual_-_levy.pdf Acesso em: 19 out. 2021.

LIMA JUNIOR, Pedro Fagundes de. Desenvolvimento Motor Infantil por Meio de Atividades Lúdicas em um Colégio Particular de Guarapuava- PR. XIII Congresso Nacional de Educação (EDUCARE). Curitiba, 2017. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/25851_13519.pdf. Acesso em: 19 out. 2021.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org). O desafio do conhecimento. Pesquisa Qualitativa em Saúde. 14. ed. São Paulo: HUCITEC, 2014.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução: Catarina Eleonora F. Da Silva e Jeanne Sawaya: revisão técnica de Edgar de Assis Carvalho- 2ed- São Paulo: Cortez: Brasília, DF: UNESCO, 2000 Disponível em:https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxwcm9nZXN0YW9hbmd1ZXJhfGd4OjIxOTEzNDI0NzhjNWU4 Acesso em: 07/01/2022

PASINI, Carlos Giovani Delevati; CARVALHO, Élvio de; ALMEIDA, Lucy Hellen Coutinho. A Educação Híbrida em Tempos de Pandemia: Algumas Considerações. Observatório Socioeconômico da COVID-19. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/820/2020/06/Textos-para-Discussao-09-Educacao-Hibrida-em-Tempos-de-Pandemia.pdf Acesso em: 16 out. 2021.

REIS, Aparecida, Ferreira da Conceição. Tecnologia Digital na Educação Infantil: potencialidades e cuidados. 2021. 52f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia). 52 f. Centro Universitário AGES, Papipiranga, 2021. Disponível em: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17176 Acesso em: 13 out. 2021.

RODRIGUES, William Costa, Metodologia Científica, FAETEC/ IST Paracambi, 2007 Disponível em: https://docplayer.com.br/1714433-Metodologia-cientifica.html Acesso em: 17 dez. 2021.

SALLES, de Souza Naiara. A ludicidade na Educação Infantil: A influência do lúdico na aprendizagem. 2020. 59f. Trabalho de conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia). Centro de Educação. Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17950. Acesso em: 13 out. 2020.

SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. O que é. 2021.

Disponível em: O que é - Coronavírus (coronavírus.rs.gov.br). Acessso em: dez. 2021.

SILVA, Edna Maria Amâncio. O papel do professor da educação infantil de crianças de 0 a 3 anos de idade na perspectiva do educar e cuidar. 70f. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia). João Pessoa: UFPB, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/4311/1/EMAS28042015.pdf Acesso em: 12 out. 2021.

SILVA, Eliane, Andrade da. Ludicidade e Aprendizagem: A importância do brincar na Educação Infantil. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagia).Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, Itaporanga, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4256 Acesso em: 12 out. 2021.

SILVEIRA, Juliano. O teletrabalho coletivo durante a pandemia do Covid 19: Um relato de experiências na Educação Infantil de Florianópolis. Universidade Federal de Santa Catarina: Periódico Zero-a-seis, Florianópolis, v. 23, n. Especial, p. 316- 332, jan./jan. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/plugins/generic/pdfJsViewer/pdf.js/web/viewer.html?file=https%3A%2F%2Fperiodicos.ufsc.br%2Findex.php%2Fzeroseis%2Farticle%2Fdownload%2F76802%2F45386%2F288017 Acesso em: 10 out. 2021.

SOUZA, Kelly Guimarães; BARBOSA, Miria Faria; SILVA, Rosa Jussara Bomfim. O Processo de Ensino Aprendizagem na Educação Infantil em Tempos de Pandemia Anais do 3° Simpósio de TCC, das Faculdades FINOM e Tecsoma. 2020. Disponível em: https://www.finom.edu.br/assets/uploads/cursos/tcc/202102191002349.pdf Acesso em: 13 out. 2021.

SOUZA, Angélica Silva de, OLIVEIRA, Guilherme Saramago de, ALVES, Lais Hilário. A pesquisa bibliográfica: Princípios e Fundamentos.Cadernos da Fumcamp, v. 20, n.43, p.64-83/ 2021. Disponível em https://www.fucamp.edu.br/editora/index.php/cadernos/article/view/2336 Acesso em: 17 dez.2021.

Downloads

Publicado

09-02-2022

Edição

Seção

Dossiê - Ludicidade e Educação: Contribuições da Pedagogia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>