UM ESTUDO SOBRE O LÚDICO E A TECNOLOGIA NAS TURMAS DO PRÉ II DA ESCOLA JOSÉ DE ABREU EM BAGÉ/RS

Autores

  • Daniela Pereira de Oliveira Universidade Federal do Pampa
  • Rafael Silveira da Mota Universidade Federal do Pampa
  • Gabriela Moreles Trindade Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Bárbara Regina Gonçalves Vaz Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.55470/relaec.37390

Palavras-chave:

Lúdico, Aprendizagem, Tecnologia

Resumo

O presente trabalho, realizado durante a pandemia de 2020/2021, leva em consideração a situação criada pela Covid-19 que afastou as crianças da Escola e forçou uma mudança pedagógica, além do uso de recursos tecnológicos que antes disso os professores não pensariam em usar. Justifica-se este trabalho, portanto, em decorrência do cenário que se apresentou, em que as crianças tiveram que ficar em casa e os professores necessitaram se comunicar e ministrar suas aulas em plataformas digitais. Diante disso, surgiu a questão de como ficaria o lúdico dentro das atividades e como seria trabalhado através das telas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, básica e exploratória, cuja metodologia baseia-se em pesquisa bibliográfica O trabalho foi dividido nos seguintes tópicos: primeiro, buscou- se apresentar o desenvolvimento lúdico da criança no ambiente escolar. Segundo discutir a tecnologia dentro da educação infantil. Terceiro, demonstrar a relevância e o papel do professor para a ludicidade nesse ambiente.

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Publicado

09-02-2022

Edição

Seção

Dossiê - Ludicidade e Educação: Contribuições da Pedagogia