A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.55470/relaec.37399Palavras-chave:
Ludicidade, Educação Infantil, BrincarResumo
A ludicidade na educação infantil vai além do brincar, a mesma contribui no desenvolvimento da atenção, imaginação, habilidades sociais, intelectuais e motoras. O objetivo desse trabalho é verificar a importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem no âmbito escolar e o uso das brincadeiras e jogos como parte da aprendizagem infantil, afim de esclarecer que forma as atividades lúdicas podem contribuir para o desenvolvimento motor e suas diversas faces do desenvolvimento infantil? O mesmo traz a importância do lúdico na Educação Infantil, esta auxilia a criança em seu desenvolvimento criando uma interação com o meio em que ela está inserida. A pesquisa caracteriza de natureza qualitativa e estudo de caso, tendo como sujeitos 20 professores da educação básica de uma cidade do norte do Rio Grande do Sul, sendo realizada o uso de formulário online, visando elucidar como os educadores reconhecem a importância da ludicidade para o desenvolvimento da criança no meio em que ela está inserida.
Downloads
Referências
ANDRADE, C.D. de.2016. Disponível em : <http://mkt.antroposofy.com.br/w/2e6eQy9e8i8GvP2qqB4e4a-ca52- > Acesso em Jan/2022.
ARIÈS, P. História social da criança e da família. Tradução Dora Flaksman. 2ª ed. – Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF, 2019.
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Volume 1: Introdução. Brasília, 1998.
BIZERRA, E. T. C. A ludicidade na relação ensino-aprendizagem: o papel do professor de uma escola de educação infantil de Castanhal – PA. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Castanhal, 2017.
CARMO, E. T. do. Importância do lúdico na educação infantil na escola municipal morro encantado em Cavalcante. Ago.2013, p.1a41. Disponível em <http://bdm.unb.br/bitstream/10483/5363/1/2013_ElidianeTorresdoCarmo.pdf>. Acesso em 13 set. 2021.
CARVALHO, A. M. C. et al. (Org.). Brincadeira e cultura: viajando pelo Brasil que brinca. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1992.
CIPRIANO, Wagner. Disponível em:<https://revistaeducacao.com.br/2018/08/27/bncc-vai-redirecionar-educacao-do-pais/> Acesso em Jan/2022.
COSTA, M. O lúdico na Educação Infantil: Jogar, brincar, uma forma de educar. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 08, Vol. 04, pp. 173-187. Agosto de 2020. ISSN: 2448-0959. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/jogar-brincar Acesso: Jan/2022
CRAIDY, C. M.; KAERCHER, G. E. P. da S. Educação Infantil: pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001.
DALLABONA, Sandra Regina. MENDES, Sueli Maria Schmitt. O lúdico na educação infantil: Jogar, brincar, uma forma de educar. Abr 2016; p 1-13. Disponível em: <http://www.posuniasselvi.com.br/artigos/rev04-16.pdf> Acesso em 01 de set de 2021.
FERNANDES, Priscila Da Silva. Nível de desempenho motor de escolares praticantes e não praticantes de educação física. Monografia (Licenciatura em Educação Física) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2011.
GAGNÉ, R. M. Princípios essenciais da aprendizagem. Tradução de Rute Vivian Ângelo. Porto Alegre, RS: Globo, 1980.
KUHLMANN JR. M. Histórias da educação infantil brasileira. Revista Brasileira de Educação, n. 14, p. 5-18. 2000.
LA ROSA, J. (Org). Psicologia e Educação: o significado do aprender. 7. ed. Porto Alegre: Edipucurs, 2003.
LUCKESI, C., C. Educação, ludicidade e prevenção das neuroses futuras: uma proposta pedagógica a partir da biossíntese. Salvador. Gepel 2000.
MENEZES, R. de S. A ludicidade como recurso metodológico na educação infantil: Análise do CMEI Primeiros Passos, em Itaituba- Pará. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Itaituba. ITAITUBA, 2019. Disponível em < http://www.faculdadedeitaituba.com.br/pdf.php?id=118&f=TCC%20-okk-Raimundinha%20docx.pdf>. Acesso em Set/2021.
MOREIRA, M. A. Teoria de Aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.
NUNES, T. Concepções de aprendizagens de Piaget, Vygotsky e Wallon. Disponível em: Acesso em Jan/2022.
PAVNOSKI, L. A importância do brincar no desenvolvimento da criança na educação infantil. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 04, Ed. 07, Vol. 09, pp.49-63. julho de 2019. ISSN: 2448-0959. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/a-importancia-do-brincar > Acesso em Jan/2022
PORTO, S. G. S. Ludicidade: um caminho para ressignificar a prática pedagógica e o desenvolvimento da criança na educação infantil. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, Ed. 08, Vol. 12, pp.72-83, Ago/2018. ISSN:2448-0959
PRODANOV, C. C; FREITAS, E. C. de. Estrutura do Projeto de Pesquisa. In: PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani César de. Metodologia do trabalho científico recurso eletrônico: métodos e técnicas de pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Fev/2013.
RIVERO, A. S. ROCHA, E. A. C. O Brincar e a Constituição Social das Crianças em um Contexto de Educação Infantil. 38ª Reunião Nacional da ANPED – 01 a 05 de outubro de 2017 – UFMA – São Luís/MA.
ROLIM, A., A., M.; GUERRA, S., S., F.; TASSINY, M., M. Uma leitura de Vygotsky sobre o brincar na aprendizagem e no desenvolvimento infantil. Rev. Humanidades, Fortaleza, v. 23, n. 2, p. 176-180, jul./dez. 2008.
SILVESTRINI, L. G. Brincar ontem e hoje. 2014. Disponível em, <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uem_edfis_pdp_lucineia_gesualdo_silvestrini.pdf> Acesso em 25 set. 2021.
SIMON, S. K. ALBERICI, T. P. D.; MORAES, C. S. R. Instituto Saber de Ciências Integradas – Revista Cientifica. A Importância da Ludicidade na Educação Infantil. Disponível em: <http://www.isciweb.com.br/revista/15- numero-01-2015/93-a-importancia-da-ludicidade-na-educacao-infantil#:~:text%2025/08/2018 sobre o brincar na aprendizagem e no desenvolvimento infantil>. Rev. Humanidades, Fortaleza, v. 23, n. 2, p. 176-180, jul./dez. 2008.
VIGOTISKI, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos são do autor, com direito de primeira publicação para a revista, a ser mencionado em outras publicações.