O LÚDICO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO

DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA APRENDIZAGEM

Autores

  • Ezequieli Dias Dutra Universidade Federal do Pampa Unipampa
  • Rafael Silveira da Mota Universidade da Região da Campanha
  • Jordana Minozo da Silva Universidade Federal do Pampa Unipampa
  • Mauricio Aires Vieira Universidade Federal do Pampa Unipampa

DOI:

https://doi.org/10.55470/relaec.37400

Palavras-chave:

Educação, Lúdico, Desenvolvimento Cognitivo e Motor

Resumo

O presente artigo tem como objetivo buscar compreender a relação e os aspectos dentro de um ambiente da educação infantil no processo de desenvolvimento motor e cognitivo, através da ludicidade, propiciando atividades que deem prazer e divirta o aluno no processo de aprendizagem, devendo estimular a construção de novos conhecimentos; desenvolvendo habilidades motoras e cognitivas; contribuindo na assimilação dos conteúdos curriculares no dia a dia dos alunos. Ao brincar, a criança está proporcionando a si uma serie de experiencias a qual irá contribuir para o seu futuro, pois, lhe permitirá um aprendizado mais elaborado e rico em conhecimentos. As práticas lúdicas através de jogos e brincadeiras é inerente ao ser humano, estando presente em sua vida desde a primeira-infância, e permite que as crianças ressignifiquem o contexto em que se inserem e construem diferentes conhecimentos de forma dinâmica. A utilização destas atividades nas escolas como práticas educativas pode promover um ensimo mais completo e mais interessante, pois as crianças poderão se envolver de forma dinamica com os conteúdos apresentados, desenvolvendo diversas capacidades e construindo conhecimentos.

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Publicado

27-01-2022

Edição

Seção

Dossiê - Ludicidade e Educação: Contribuições da Pedagogia