“QUE METODOLOGIA AURA É ESSA, PROFESSOR?”
PERCEPÇÕES DE ALUNOS DE JORNALISMO E PUBLICIDADE E PROPAGANDA
DOI:
https://doi.org/10.55470/relaec.38697Palavras-chave:
AURA, Metodologia de ensino, EstácioResumo
Este artigo trata do modelo de aprendizagem AURA, um método que combina a experiência da sala de aula com a imersão de conteúdos digitais interativos, com o intuito de fomentar nos alunos habilidades e competências exigidas pelo mundo do trabalho. O estudo teve como objetivo verificar as percepções de alunos do primeiro período do curso de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Estácio de São Luís sobre as contribuições do modelo AURA ao longo do processo formativo. Metodologicamente, fez-se uma pesquisa exploratória, envolvendo uma experiência de aprendizagem mediada. Participaram desta pesquisa 15 alunos matriculados na disciplina História da Mídia.
Referências
COSCARELLI, C. V., 2016. Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorial.
DIAS, C. A. Hipertexto: evolução histórica e efeitos sociais. Ciência da Informação, Brasília: v. 28, n. 3, p.269-277, set./dez. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19651999000300004&lng =pt&nrm=iso>. Acesso em: 01 set. 2022.
ESTÁCIO. Portfólio AURA. Disponível em: <https://alunoestacio.myportfolio.com/aura>. Acesso em: 12 set. 2022.
FEUERSTEIN, R.; KLEIN, P. S.; TANNENBAUM, A. J. Mediated learning experience (MLE): Theoretical, Psychosocial And Learning Implications. London: Freund, 2015.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. 51ªed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2018.
MONTEIRO, J. C. S. Narrativas hipertextuais na educação superior: uma proposta didática para o ensino de Jornalismo Multimídia. 2019. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) – Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2019.
MORAN, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, C. A. de; MORALES, O. E. T. (Org.). Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015. Disponível em:<http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf>. Acesso em: 12 set. 2022.
NÓVOA, A. Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Educação e Pesquisa: São Paulo, 2017.
RODRIGUES, A. M. M. Por uma filosofia da tecnologia. In: GRINSPUN, Mirian; ZIPPIN, P. S. (Org.). Educação tecnológica: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos são do autor, com direito de primeira publicação para a revista, a ser mencionado em outras publicações.