“QUE METODOLOGIA AURA É ESSA, PROFESSOR?”
PERCEPÇÕES DE ALUNOS DE JORNALISMO E PUBLICIDADE E PROPAGANDA
DOI:
https://doi.org/10.55470/relaec.38697Palavras-chave:
AURA, Metodologia de ensino, EstácioResumo
Este artigo trata do modelo de aprendizagem AURA, um método que combina a experiência da sala de aula com a imersão de conteúdos digitais interativos, com o intuito de fomentar nos alunos habilidades e competências exigidas pelo mundo do trabalho. O estudo teve como objetivo verificar as percepções de alunos do primeiro período do curso de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Estácio de São Luís sobre as contribuições do modelo AURA ao longo do processo formativo. Metodologicamente, fez-se uma pesquisa exploratória, envolvendo uma experiência de aprendizagem mediada. Participaram desta pesquisa 15 alunos matriculados na disciplina História da Mídia.
Downloads
Referências
COSCARELLI, C. V., 2016. Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorial.
DIAS, C. A. Hipertexto: evolução histórica e efeitos sociais. Ciência da Informação, Brasília: v. 28, n. 3, p.269-277, set./dez. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19651999000300004&lng =pt&nrm=iso>. Acesso em: 01 set. 2022.
ESTÁCIO. Portfólio AURA. Disponível em: <https://alunoestacio.myportfolio.com/aura>. Acesso em: 12 set. 2022.
FEUERSTEIN, R.; KLEIN, P. S.; TANNENBAUM, A. J. Mediated learning experience (MLE): Theoretical, Psychosocial And Learning Implications. London: Freund, 2015.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. 51ªed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2018.
MONTEIRO, J. C. S. Narrativas hipertextuais na educação superior: uma proposta didática para o ensino de Jornalismo Multimídia. 2019. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) – Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2019.
MORAN, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, C. A. de; MORALES, O. E. T. (Org.). Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015. Disponível em:<http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf>. Acesso em: 12 set. 2022.
NÓVOA, A. Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Educação e Pesquisa: São Paulo, 2017.
RODRIGUES, A. M. M. Por uma filosofia da tecnologia. In: GRINSPUN, Mirian; ZIPPIN, P. S. (Org.). Educação tecnológica: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos são do autor, com direito de primeira publicação para a revista, a ser mencionado em outras publicações.