É O DIA DE HOJE QUE VAI DIZER O QUE TENHO PARA FAZER
ANÁLISE LEXICAL E ERGOLÓGICA DO TRABALHO DE ENFERMAGEM NA SALA DE MEDICAÇÃO DE UM PRONTO-SOCORRO NA CIDADE DE SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.55470/relaec.39148Palavras-chave:
Ergologia, Imprevisibilidade, SingularidadesResumo
Baseada na dissertação de mestrado de título similar, “É o dia de hoje que vai dizer o que tenho para fazer: Análise discursiva do trabalho de enfermagem em um pronto-socorro da cidade de São Paulo”, defendida em maio de 2009 no Departamento de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, nesta pesquisa retomamos os enunciados dos participantes para, a partir deles, fazer uma análise mais focada nos detalhes de que é revelado, por meio da linguagem, a respeito do imprevisto em situação de trabalho, usando para tanto os conceitos ergológicos formulados por Yves Schwartz (1992, 1998, 2000, 2007); a análise das escolhas lexicais utilizadas pelo enunciador conforme Bronckart (2012) indica o “conteúdo temático” e os sentidos-e-significados do enunciado de acordo com Vygotsky (1934/1984, 1989 e 2001). A análise inicial demonstra as várias situações em que os participantes se viram diante da renormalização, do uso de si por si e pelo outro, da fala que demonstra o coletivo e de irmanação entre profissionais de enfermagem, pacientes e parentes. ação entre profissionais de enfermagem, pacientes e parentes.
Downloads
Referências
AMOSSY, (2006) Argumentation, situation de discours et théorie des champs : l’exemple de: Les hommes de bonne volonté (1919) de Madeleine Clemenceau Jacquemaire. COnTEXTES, «Discours en contexte» (dir. Jérôme Meizoz, Jean-Michel Adam et Panayota Badinou), septembre 2006.
LUKÁCS, György. O trabalho. In: Ontologia do Ser Social. Tradução de Ivo Tonet. Mimeo, 1981.
GUIMARAES, Z.S. (organizadora). Consulta de Enfermagem: da teoria à prática. GO, AB, 2008.
LEONTIEV, Alexei. O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Moraes, 2000.
LESSA, Ângela Brambilla Cavenaghi Themudo; PENNA, Luciana; GAZOTTI-VALLIM, Maria Aparecida. Integração entre módulos em um curso de formação de professores de inglês. In: Maria Antonieta Alba Celani. (Org.). Reflexões e ações (trans)formadoras no ensino-aprendizagem de inglês. São Paulo: Mercado de Letras, 2010, v., p. 37-56.
MARX Karl; ENGELS Friedrich. Manifesto do partido comunista. http://www.vermelho.org.br/img/obras/manifesto.doc
OLIVEIRA, Rosemeyre Moraes de. É o dia de hoje que vai dizer o que tenho para fazer - Análise discursiva e ergológica do trabalho de enfermagem em um pronto-socorro público. Dissertação de Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2009.
SCHWARTZ, Yves. 1998. Os ingredientes da competência: um exercício necessário para uma questão insolúvel. Trad. Alain P. François. Revisão técnica Maria Loureiro. In: Educação & Sociedade, ano XIX, n.65 dez. p. 101-139.
SCHWARTZ, Yves. (2000). Trabalho e uso de si. Trad. M.L.R. Leão, tradução das notas e revisão técnica de Maria Inês Rosa. In: Pro-Posições, v.1 n.5 (32) jul. p. 34-50.
SCHWARTZ, Yves. 2007. Contribuições da Ergologia para se pensar a relação linguagem/atividade/trabalho. Minicurso proferido no LAEL, PUC-SP, de 27 a 31 de agosto.
SCHWARTZ, Yves. 1992. Travail et Philosophie: convocations mutuelles. Toulouse: Octarès, Le padadigme ergologique.
SCHWARTZ, Yves. A comunidade científica ampliada e o regime de produção de saberes. Belo Horizonte: Trabalho e Educação. Revista do NETE/UFMG, jul-dez, 2000, nº. 07, p. 38-46.
SCHWARTZ, Yves; ECHTERNACHT, Eliza Helena. O trabalho e a abordagem ergológica: “Usos dramáticos de si” no contexto de uma Central de teleatendimento ao cliente. Informática na Educação: teoria & prática, Porto Alegre, v.10, n. 2, p.9-24, jul./dez. 2007.
VYGOTSKY, Lev Seminovich; LURIA, Alexander. Estudos sobre a história do comportamento: símios, homem primitivo e criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
VYGOTSKY, Lev Seminovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
VYGOTSKY, Lev Seminovich. Teoria e método em psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
VYGOTSKY, Lev Seminovich. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
VYGOTSKY, Lev Seminovich. Psicologia da arte. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
VYGOTSKY, Lev Seminovich. Pensamento e linguagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
VYGOTSKY, Lev Seminovich. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001. 72 Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade, Bebedouro-SP, 2 (1): 59-72, 2015.
VYGOTSKY, Lev Seminovich. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico: livro para professores. Apresentação e comentários de Ana Luiza Smolka; tradução de Zoia Prestes. São Paulo: Ática.,2009.
VYGOTSKY, Lev Seminovich; LURIA, Alexander; LEONTIEV, Alexei. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos são do autor, com direito de primeira publicação para a revista, a ser mencionado em outras publicações.