RELATOS DE EXPERIÊNCIA SOBRE ENSINAR E APRENDER DIANTE DA COVID-19

A EDUCAÇÃO BÁSICA NO PARANÁ NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA E SOLIDÁRIA

Autores

  • Tiago Eurico de Lacerda Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.55470/relaec.42136

Palavras-chave:

Educação Básica, Inclusão, Educação Solidária, Covid-19

Resumo

A educação básica no Paraná enfrentou instabilidades com a COVID-19, como em todo o Brasil e mundo. As práticas atuais e a gestão educacional não amenizaram os impactos da pandemia. Milhões foram gastos para acessar o máximo de estudantes, mas sem sucesso concreto. Durante a quarentena, professores orientados pela SEED passaram atividades em excesso para ocupar o ócio dos alunos, uma estratégia que revelou-se ineficaz. Essa abordagem reflete uma educação bancária, contra a qual nos posicionamos, seguindo Paulo Freire. Propomos uma educação dialógica, considerando a realidade social e a conexão na nova realidade educacional virtual, o ciberespaço. Essa realidade pode ser inclusiva ou excludente, dependendo da visão do professor. Precisamos de uma educação dialógica, solidária e afetiva que reflete a importância da comunicação, empatia e solidariedade neste século.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Eurico de Lacerda, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Professor do Quadro Próprio do Magistério em Filosofia da SEED-PR. Pós-doutorando em Educação com pesquisa sobre a formação continuada de professores diante dos paradigmas da cibercultura: a prática docente à luz da complexidade e da educação criativa pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Doutor e Mestre em Filosofia pela mesma universidade. Bacharel em Filosofia pela Faculdade Vicentina (FAVI), licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano e licenciado em Pedagogia pela UNIFAVENI. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental e Complexidade (GEPEACOM-PUCPR). Atuou de 2022 a 2023 como Professor Colaborador Adjunto no Departamento de Educação do CECA - Centro de Educação, Comunicação e Artes da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atuou em 2021 como professor Formador I: Orientador de TCC no curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Programa UAB/CAPES pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). E nos anos de 2019 a 2021 atuoso como professor do Magistério Superior substituto no Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais da UTFPR, Campus de Londrina. Tem experiência na área de filosofia e educação com ênfase em Fundamentos da Ética, História da Educação, História da Filosofia Moderna e Contemporânea, Filosofia do Direito, Ciência Política, Hermenêutica, Ciências da Religião e Filosofia da Educação.

Referências

ASSMAN, Hugo; MO SUNG, Jung. Competência e sensibilidade solidária: educar para a esperança. Petrópolis: Vozes, 2000.

BRASIL. Decreto nº 18.118/2014 de junho de 2014. Dispõe sobre a proibição do uso de aparelhos/equipamentos eletrônicos em salas de aula para fins não pedagógicos no Estado do Paraná. Disponível em: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=271853. Acesso em 10 de jun. de 2023.

CETIC. TIC Educação 2018: cresce interesse dos professores sobre o uso das tecnologias em atividades educacionais. In.: CETIC.BR, Julho de 2019. Disponível em: https://cetic.br/noticia/tic-educacao-2018-cresce-interesse-dos-professores-sobre-o-uso-das-tecnologias-em-atividades-educacionais/. Acesso em: 01 de ago. de 2023.

DIDONET, Vital. Por uma escola do nosso tempo. In.: Caderno ASLEGIS 4 - A educação no Brasil, maio/jun, 1998. Disponível em: https://www.aslegis.org.br/files/cadernos/1998/Caderno4/Por_uma_escola_de_nosso_tempo.pdf. Acesso dia 29 de jun. 2023.

FAZENDA, Ivanir C. A integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia? São Paulo: Loyola, 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

HOUAISS, Antônio. Mini dicionário da língua portuguesa. 4. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.

KHUN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. 5. ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 1998.

TEDESCO, Anderson Luiz; LACERDA, Tiago Eurico de. Práticas pedagógicas em tempo de cibercultura. In. TEDESCO, Anderson Luiz (Org.); LACERDA, Tiago Eurico de (Org.). Educação digital e práticas pedagógicas: volume II. Curitiba: Bagai, 2O2O.

VIVIANE, Mosé. Nossos alunos precisam saber criar conhecimento. 2013. In.: Porvir. Dis-ponível em: http://porvir.org/porpensar/nossos-alunos-precisam-saber-criar-conhecimento/20130909. Acesso em: 18 junho 2023.

Downloads

Publicado

31-08-2023