RELATOS DE EXPERIÊNCIA SOBRE ENSINAR E APRENDER DIANTE DA COVID-19

A EDUCAÇÃO BÁSICA NO PARANÁ NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA E SOLIDÁRIA

Auteurs

  • Tiago Eurico de Lacerda Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI :

https://doi.org/10.55470/relaec.42136

Mots-clés :

Educação Básica, Inclusão, Educação Solidária, Covid-19

Résumé

A educação básica no Paraná enfrentou instabilidades com a COVID-19, como em todo o Brasil e mundo. As práticas atuais e a gestão educacional não amenizaram os impactos da pandemia. Milhões foram gastos para acessar o máximo de estudantes, mas sem sucesso concreto. Durante a quarentena, professores orientados pela SEED passaram atividades em excesso para ocupar o ócio dos alunos, uma estratégia que revelou-se ineficaz. Essa abordagem reflete uma educação bancária, contra a qual nos posicionamos, seguindo Paulo Freire. Propomos uma educação dialógica, considerando a realidade social e a conexão na nova realidade educacional virtual, o ciberespaço. Essa realidade pode ser inclusiva ou excludente, dependendo da visão do professor. Precisamos de uma educação dialógica, solidária e afetiva que reflete a importância da comunicação, empatia e solidariedade neste século.

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Biographie de l'auteur

Tiago Eurico de Lacerda, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Professor do Quadro Próprio do Magistério em Filosofia da SEED-PR. Pós-doutorando em Educação com pesquisa sobre a formação continuada de professores diante dos paradigmas da cibercultura: a prática docente à luz da complexidade e da educação criativa pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Doutor e Mestre em Filosofia pela mesma universidade. Bacharel em Filosofia pela Faculdade Vicentina (FAVI), licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano e licenciado em Pedagogia pela UNIFAVENI. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental e Complexidade (GEPEACOM-PUCPR). Atuou de 2022 a 2023 como Professor Colaborador Adjunto no Departamento de Educação do CECA - Centro de Educação, Comunicação e Artes da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atuou em 2021 como professor Formador I: Orientador de TCC no curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Programa UAB/CAPES pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). E nos anos de 2019 a 2021 atuoso como professor do Magistério Superior substituto no Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais da UTFPR, Campus de Londrina. Tem experiência na área de filosofia e educação com ênfase em Fundamentos da Ética, História da Educação, História da Filosofia Moderna e Contemporânea, Filosofia do Direito, Ciência Política, Hermenêutica, Ciências da Religião e Filosofia da Educação.

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Publiée

31-08-2023