ALIENAÇÃO ECLESIAL

Autores

  • Mariana Veríssimo Soares de Aguiar e Silva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Yuri Miguel Macedo Universidade Federal do Mato Grosso do Sul/ Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.55470/relaec.43845

Palavras-chave:

Alienação Eclesial, Religião, Igreja, Escola

Resumo

Este texto busca, de forma concisa e objetiva, construir a noção de Alienação Eclesial bem como o seu processo de produção por meio das práticas educativas que se desenvolvem nas escolas e nas igrejas. Para tal discute a formação morfológica do termo e conclui por apresentar exemplos clássicos de Alienação Eclesial.

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Biografia do Autor

Mariana Veríssimo Soares de Aguiar e Silva, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutora em Filosofia- Epistemologia e História da Filosofia- pela Aix-Marseille Université- AMU/França (2010- bolsa Capes). Mestra em Educação-FAE/UFMG (2000- bolsa Capes). Pedagoga FAE/UFMG (1995- bolsista PET/Capes 1992-1995) e bolsista de Aperfeiçoamento em Pesquisa/CNPq (1996-1997). Professora Adjunto IV no Dep. Educação/PUC-Minas. Colaboradora no PROMESTRE- FAE/UFMG (2016 atual) Linha Trabalho e Educação. Coordenadora do Curso de Pedagogia Online da PUC-Minas (2022 e atual); Coordenadora do Setor de Pesquisa no Instituto de Ciências Humanas (2021 e atual) Coordenadora do Programa Residência Pedagógica no Curso de Pedagogia/PUC-Minas (2020 e atual). Coordenadora do curso de Pós-Graduação/IEC: Práticas Escolares de Alfabetização e Letramento (2012 e atual). Chefe do Departamento de Educação da PUC-Minas (2011-2013). Coordenadora do Curso de Pedagogia da PUC-Minas (2011-2013) Coordenadora do Naped- Núcleo de Apoio Pedagógico-PUC-Minas (2011- 2018). Coordena o setor de Pesquisa do ICH/PUC-Minas (2021). Coordenadora do PIBID (2014-2015) Coordenadora do grupo de avaliação e pesquisa do Projeto UCA Total/Tiradentes-FNDS (2010-2012); Membro da ANPED, da ANDIPE, do NETE-FAE/UFMG, do Comitê gestor da Sociedade Internacional de Ergologia-SIE (2016-2018 e 2019-e vigente), do Comitê Editorial da Revue Ergologia (2018 e atual). No CNPQ é líder dos grupos de pesquisa Didática-Formação de Professores e Práticas Pedagógicas e Garimpo da Atividade: Trabalho, Tecnologias, Educação e Políticas Educacionais. Desenvolve pesquisas sobre Didática, Formação de Professores, Trabalho docente e Práticas Pedagógicas, Políticas Públicas da Educação, Trabalho, Educação e Tecnologias, Saberes e relação com o saber. Trabalha com as disciplinas: Graduação- Didática Geral, Novas tecnologias e Educação, Estágio Curricular, Fundamentos da Prática Docente, Políticas Públicas de Educação, Trabalho Final de Graduação - TFG; Mestrado- Metodologias de Pesquisa; Abordagem Ergológica, Doutorado- Pesquisa em Educação e Abordagem Ergológica.

Yuri Miguel Macedo, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul/ Universidade Federal da Bahia

Doutor Honoris Causa - OCB (2022), Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisador do Grupo de Estudos nos Referenciais Acadêmicos Foucaultianos - GEIARF (CNPq/UFMS). Mestre em Ensino e Relações Étnico-Raciais pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Diretor de Pesquisa e Ensino do Centro de Pesquisa, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento (CPTID). Membro da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), Société Internationale dErgologie (SIE), Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Atua nos seguintes temas: Identidade, Saúde Coletiva, Educação Inclusiva, Educação, Tecnologia, Saúde Pública, Políticas Públicas, Africanidades e Ancestralidade.

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Publicado

26-02-2024