E–COMMERCE EM CABO VERDE DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
ESTADO ATUAL E DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.55470/relaec.47164Keywords:
Cabo Verde, E-Commerce, Internet, Pandemia Covid-19, TICAbstract
A pesquisa tem como objetivo analisar a evolução e a situação atual do comércio eletrónico em Cabo Verde durante o período da pandemia de Covid-19. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura com o propósito de compreender, de forma ampla, o panorama global do comércio eletrónico. Em seguida, procedeu-se a uma análise específica do contexto cabo-verdiano, avaliando os principais elementos necessários para a implementação do comércio eletrónico no país. Além disso, foram investigadas algumas empresas e entidades locais que oferecem serviços de comércio eletrónico, buscando identificar o nível de desenvolvimento das TIC em Cabo Verde e sua capacidade de atender à demanda da população por esses serviços. Paralelamente, analisou-se o quadro jurídico nacional relacionado ao comércio eletrónico, com o intuito de avaliar o preparo legal do país para enfrentar os desafios impostos pela crescente utilização de canais digitais para a compra e venda de produtos e serviços online. Por fim, realizou-se um estudo de caso que examinou o impacto da pandemia sobre o comércio eletrónico. Os resultados permitem compreender como a crise sanitária influenciou os hábitos de consumo online e o funcionamento do comércio eletrónico no país, trazendo contributos relevantes sobre desafios e oportunidades emergentes nesse setor.
References
ARME. Indicadores estatísticos do mercado das comunicações eletrónicas em Cabo Verde 2º Trimestre 2020. Cabo Verde: Autoridade Reguladora Multissectorial da Economia, 2020.
ARME. Indicadores estatísticos de mercado das comunicações electrónicas, Cabo Verde - 4T 2022. Cabo Verde: Autoridade Reguladora Multissectorial da Economia, 2023.
CRESWELL, J. W. Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. 4th ed. Thousand Oaks: Sage, 2014.
CIUPAC-ULICI, M.; BEJU, D.; BRESFELEAN, V.; ZANELLATO, G. Which factors contribute to the global expansion of M-commerce? Disponível em: https://www.mdpi.com/2079-9292/12/1/197. Acesso em: 7 abr. 2024.
DECARLI, G. C.; FERRAREZI, J. dos S.; MOSTAGI, N. C.; PEREIRA, R. S. Tendências do marketing digital.Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018.
INE. Dia internacional das Telecomunicações: dados estatísticos sobre TIC em Cabo Verde. Disponível em: http://ine.cv/wp-content/uploads/2018/06/tic_2018.pdf. Acesso em: 10 mar. 2019.
VILLA, R.; MONZÓN, A. Mobility restrictions and e-commerce: holistic balance in Madrid Centre during COVID-19 lockdown. Economies, v. 9, p. 57, 2021.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os direitos são do autor, com direito de primeira publicação para a revista, a ser mencionado em outras publicações.
