OS IMPASSES DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.55470/relaec.49624Palabras clave:
Avaliação da aprendizagem, Processos pedagógicos, Educação emancipadoraResumen
O texto analisa criticamente os impasses históricos e atuais da avaliação da aprendizagem no Brasil, destacando seu uso ainda predominante como instrumento classificatório e punitivo. Propõe uma ruptura com a lógica excludente dos exames tradicionais e defende uma avaliação formativa, processual e inclusiva, que considere a trajetória, subjetividade e contexto dos educandos. A avaliação deve ser compreendida como prática pedagógica integrada ao processo de ensino, e não como mera atribuição de notas. Para isso, é necessário que professores, escolas e políticas educacionais repensem suas concepções, métodos e finalidades avaliativas.
Referencias
FERNANDES, Cláudia de Oliveira; FREITAS, Luiz Carlos de. Indagações sobre currículo: currículo e avaliação. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem: componentes do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.
VASCONCELOS, Avaliação: Concepção dialética-libertadora do processo de avaliação escolar. São Paulo: Libertad, 2008.
VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. A avalição na escola. Brasília: Universidade de Brasília, 2007.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os direitos são do autor, com direito de primeira publicação para a revista, a ser mencionado em outras publicações.
