“DE UMA HORA PARA OUTRA”

A REALIDADE EDUCATIVA DE IMIGRANTES EM TEMPOS DO COVID-19

Authors

  • Aldenor Batista da Silva Junior Universidade Católica Dom Bosco
  • Luciane Pinho de Almeida Universidade Católica Dom Bosco

Keywords:

Processo Educativo; Imigrantes; Escola; Covid-19; Inclusão.

Abstract

A organização do espaço escolar impulsiona a criação de conhecimento e construção de identidade, observados na dialética de apropriação no processo de ensino-aprendizagem. Em tempos de crise e emergência pandêmica é possível identificar reflexos e desafios nos diversos cenários sociais, inclusive nos processos educativos que abarcam os espaços escolares e o processo de escolarização de imigrantes. As estratégias da gestão escolar são subsidiadas pelos decretos e normativas legais de estados e municípios que estabelecem suspensão das atividades escolares presenciais e, consequentemente, adoção dos meios digitais para fins educativos. Este trabalho trata da reflexão e discussão teórica, sobre a realidade educativa de imigrantes nos aspectos da teoria histórico-cultural e do materialismo histórico-dialético, com base na atual conjuntura educativa em tempos de pandemia e distanciamento social.  Sob este aspecto, é necessário compreender as vulnerabilidades e desigualdades do sistema social, cujos contornos se tornam mais evidentes em momentos de crise, particularmente no direito a serviços básicos como a educação. A precarização da atividade docente, o acesso a recursos tecnológicos como também a condição da arquitetura do espaço educativo legitima a desigualdade estrutural na sociedade brasileira que dificulta a inclusão e permanência dos imigrantes nos espaços escolares. Um ambiente arquitetônico deve possuir minimamente condições para que as atividades pedagógicas sejam realizadas, porém isto é prejudicado pelas privações econômicas existentes.  O lócus da educação carrega experiências inerentes ao indivíduo-imigrante em sua singularidade, uma concepção histórica e cultural permeada por significações que produzem condições socialmente determinadas. Diante disso, é necessário um olhar atento às ações substitutivas do ensino presencial de atendimento aos escolares imigrantes, devendo elaborar alternativas de enfrentamento a situações ímpares a fim de promover espaços efetivação da aprendizagem, escuta e acolhimento, garantindo a inclusão e democratização do processo de aprendizagem.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Luciane Pinho de Almeida, Universidade Católica Dom Bosco

References

BRASIL. Lei nº 13.445 de 24 de maio de 2017.Presidência da República. Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/L13445.htm. Acesso em 04/06/2017. 2017.

REGO, T. C. Memórias da Escola: Cultura Escolar e Constituição de Singularidades. Petrópolis, RJ: Vozes. 2003.

BOCK, A. M. B. A Psicologia Sócio-Histórica: uma perspectiva crítica em Psicologia. In: BOCK, A. M. B; Gonçalves, M. G. G.; Furtado, O. (Orgs.). Psicologia Sócio-Histórica: uma perspectiva crítica em Psicologia. São Paulo: Cortez. 2001.

LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2004.

SAYAD, A. La doble ausência: De las ilusiones del emigrado a los padecimentos del inmigrado. 1. ed. Barcelona: Anthropos, 2010.

MARX, K. O capital: crítica a economia política. Traduzido por Reginaldo Sant’Anna. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1988.

MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.

VIGOTSKI, L. S. A transformação socialista do homem (ATSH). 1930. Disponível em: <http://www.pstu.org.br>. Acesso em 15 de janeiro de 2017.

VIGOTSKY, L. S. Psicologia Pedagógica (3a. ed.). São Paulo: Martins Fontes, 2010.

Published

03-09-2020