LEI DE LICITAÇÕES

ESTUDO SOBRE AS DIFICULDADES ATUAIS DOS ÓRGÃOS EM CUMPRIR O ARTIGO 25 (INEXIGIBILIDADE), LEI N.8.666 DE 21 DE JUNHO DE 1993

Autores

  • Fábio do Vale UFMS Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Evellyn Milleny de Assis Rodrigues Faculdade INSTED
  • Josiane Silva Pereira Faculdade INSTED
  • Victor Rafael de Souza Gonçalves Faculdade INSTED

Palavras-chave:

Administração Pública, Inexigibilidade, Dispensa de Licitação, Controle Externo, Descolonização

Resumo

O presente artigo tem como objetivo o estudo de decisões e relatórios de órgãos de controle externo com o intuito de definir as principais dificuldades encontradas por gestores públicos na aplicação do conjunto erário nas inexigibilidades de licitações. Com uma abordagem descolonial e leve, nós acadêmicos da Faculdade INSTED de Campo Grande/MS, utilizamos suportes do Direito Administrativo e decisões para pontuar e listar as principais dificuldades e as orientações dadas pelos órgãos de controle externo. Introduzimos a ideia a ser apresentada no corrente artigo, reiterando que o momento atípico traz à tona questionamentos sobre inconsistências e litígios na gestão orçamentaria pública e a falta de transparência, especificamente sobre suas licitações, contratações e aplicações. Embora vista de forma leiga por muitos se torna imprescindível aos acadêmicos buscar conhecimento técnico sobre o assunto no intuito de levantar ideias pertinentes, fundamentadas para serem levadas a público. Com pesquisa documental e bibliográfica, de natureza aplicada, com o objetivo exploratório, através das metodologias qualitativas e epistemológicas, nosso artigo emerge a partir da crítica biográfica fronteiriça, cuja teorização está ancorada na descolonização, desconstrução da lógica da colonialidade, como embasamento dessa teorização faremos alusão aos autores: Walter Mignolo e Edgar Cézar Oraz Nolasco, responsáveis pela ideia da descolonização. Discutiremos abalizados nos autores: Edgar Guimarães, Sidney Bittencourt, utilizando o Manual de Licitações e Contratos do TCU.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio do Vale, UFMS Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduado em Letras e Pedagogia, Licenciatura. Professor dos segmentos: universitário, pré-vestibular e colegial. Doutorando pelo programa de Pós-graduação da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Membro do Núcleo de Estudos Culturais Comparados (NECC) - UFMS. Pesquisador de Crítica Biográfica Fronteiriça - Estudos Fronteiriços na América Latina. Epistemologias do Sul. Descolonialidade. Mestre em Letras (Literatura, História e Sociedade) pela UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Pós-Graduado, Especialista em Docência no Ensino Superior. Pós-Graduado, Especialista Educação Especial (TGD) Transtornos Globais de Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação. Pós-Graduado em Neuropsicopedagogia. Autor dos livros Obras: O Refém do Abandono (Romance) Candelabro poético (Poemas) É membro associado à UBE-MS União Brasileira de Escritores de Mato Grosso do Sul, sendo Diretor de Cultura mandato 2018/2020 UBE-MS. Pesquisador Associado e Assessor de Projetos do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC).

Referências

BITTENCOURT, Sidney. Contratando Sem Licitação. 2ª ed. Grupo Almedina - Portugal, 2020.

BRASIL. Normas para licitações e contratos da Administração Pública. 1993. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8666cons.htm>. Acesso em: 08 de abril de 2021.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 19 de abril de 2021.

CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. Grupo GEN, 2020.

CRETELLA, Júnior, José. Curso de Direito administrativo. Rio de Janeiro: Forense, 1986.

FARIA, Fernanda Cury de; RIBEIRO, Marcia Weber Lotto. Aspectos gerais da inexigibilidade e da dispensa de licitação na lei federal nº 8.666/93. -. Disponível em: <https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/artigo-aspectosgeraisdainexigibilidadeedadispensadelicitacaonaleifederalno8.pdf>. Acesso em: 08 de abril de 2021.

GOMES, David F.L.; CARVALHO, Rayann K. Massahud de. Poderá o direito ser decolonial?. 2020. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaceaju/article/view/43745/33029>. Acesso em: 16 de abril de 2021.

JUSTEN FILHO, Marçal. Comentários à Lei de Licitações e Contratos Administrativos, 10 ed., São Paulo: Dialética, 2004.

LIBRAÇÃO, ¬ Elisângela da. Inexigibilidade de licitação. 2014. Disponível em: <http://capa.tre-rs.jus.br/arquivos/LIBRACAO_Inexigibilidade_licitacao.pdf>. Acesso em: 08 de abril de 2021.

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito administrativo brasileiro. São Paulo: Malheiros,1998.

MIGNOLO, Walter. Desafios decoloniais hoje. 2017. Disponível em: <https://revistas.unila.edu.br/epistemologiasdosul/article/view/772/645>. Acesso em: 13 março de 2021.

MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. São Paulo: Atlas, 2005.

NOLASCO, Edgar Cézar. Descolonizando a pesquisa acadêmica: uma teorização sem disciplinas. 2019. Disponível em: <https://periodicos.ufms.br/index.php/cadec/article/view/7725>. Acesso em: 25 de março de 2021.

PIETRO, Maria Sylvia Zanella de. Direito Administrativo, 22 ed, Ed Atlas, São Paulo, 2009

PINTO, Alexandre Guimarães Gavião. Os Princípios mais Relevantes do Direito Administrativo. 2008. Disponível em: <https://www.emerj.tjrj.jus.br/revistaemerj_online/edicoes/revista42/Revista42_130.pdf>. Acesso em: 08 de abril de 2021.

UNIÃO. Detalhamento das Licitações. 2021. Disponível em: <http://www.portaltransparencia.gov.br/licitacoes/consulta?ordenarPor=dataResultadoCompra&direcao=desc>. Acesso em: 12 de maio de 2021.

Downloads

Publicado

14-10-2021

Edição

Seção

Faculdade INSTED