A ATIVIDADE DE TRABALHO NO PROGRAMA RIO CRIANÇA GLOBAL

NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE DOCENTES DE INGLÊS

Authors

  • Dilermando Costa UERJ/CTUR/UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.55470/relaec.39070

Keywords:

Atividade de trabalho, Narrativas autobiográficas, Ensino de inglês

Abstract

Este trabalho apresenta como tema o estudo das narrativas autobiográficas de professoras de inglês do Programa Rio Criança Global (PRCG). O objetivo do trabalho é analisar a relação das histórias de vida com a atividade de trabalho das docentes. Nesta pesquisa narrativa, o corpus foi construído por meio da produção de narrativas autobiográficas. Apoiamo-nos na linguagem em sua concepção dialógica (BAKHTIN, 2003); na atividade de trabalho a partir da abordagem ergológica (SCHWARTZ, 2000; 2010; 2011); e nas narrativas autobiográficas como (re)construção das experiências humanas (ABRAHÃO, 2009). Construímos um roteiro semiestruturado para as entrevistas (DAHER, 1998) e as analisamos conforme a técnica de tematização (FONTOURA, 2011). Na análise, consideramos a dialética entre os saberes constituídos e os investidos (TRINQUET, 2010). A identificação das participantes com a língua inglesa as impulsionou à graduação, mesmo sem a pretensão de serem docentes. Isso indica que a atividade docente é atravessada pela relação construída com o idioma. Observamos, também, que os problemas sociais afetam diretamente a atividade de trabalho, convocando as participantes à busca por estratégias que garantissem o ensino formal e, ao mesmo tempo, respondessem às demandas sociais emergentes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Dilermando Costa, UERJ/CTUR/UFRRJ

"Sobre o nada eu tenho profundidades" (Manoel de Barros). Atualmente, é pesquisador em estágio de pós-doutoramento na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, sob a supervisão da professora doutora Angela Baalbaki. Doutor em Humanidades, Culturas e Artes (2017), Mestre em Letras e Ciências Humanas (2014) e graduado em Letras português/inglês (2006), em história (2020) e em teologia (2021). Estudou também na Illinois State University com bolsa da CAPES/Fulbright (2014). Foi professor da graduação e da extensão do Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação (IBMR) e, atualmente, é docente efetivo do ensino básico, técnico e tecnológico do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR/UFRRJ), onde, além de lecionar língua inglesa, orienta trabalhos de pesquisa (iniciação científica e projetos de apoio) e a monitoria de língua inglesa. Atuou como coordenador do curso de extensão "Inglês para a indústria hoteleira", em 2021, e como coordenador de estágios dos cursos técnicos entre 2018 e 2021. Possui cursos de aperfeiçoamento na África do Sul, na Nova Zelândia, na Austrália, na Inglaterra, nos Estados Unidos e no Canadá. Foi aluno do curso de ensino criativo de Inglês na Hilderstone College (Broadstairs/Inglaterra), e foi bolsista no curso de aperfeiçoamento em Ensino de Inglês com novas tecnologias pela Homerton College (Cambridge/Inglaterra - bolsa concedida pela parceria entre o autor Raymond Murphy e a Cambridge University Press). Como docente, tem experiência no ensino de inglês e, como pesquisador, interessa-se pelos seguintes temas: linguística, teorias do discurso, ergologia e linguagem, teologia indecente/queer e sexualidade, ensino religioso e narrativas autobiográficas. 

References

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. O método autobiográfico como produtor de sentidos: a invenção de si. Actualidades Pedagógicas, n. 54, p. 13-28, jul./dez. 2009.

ALMEIDA, Ricardo Luiz Teixeira de. ELT in Brazilian Public Schools: History, Challenges, New Experiences and Perspectives. Education Policy Analysis Archives, v. 24, n. 81, ago. 2016.

BAGNO, Marcos; RANGEL, Egon de oliveira. Tarefas da educação linguística no Brasil. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 5, p. 63-82. 2005.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BRASIL. Lei nº 13.415, 16 de fevereiro de 2017. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/L13415.htm>. Acesso em: 21 ago. 2022.

BYRAM, Michael. Multicultural societies, pluricultural people and the project of intercultural education. Council of Europe Language Policy Division, Strasbourg, p.1-11, 2009. Disponível em: <https://goo.gl/h3m5rD>. Acesso em: 12 ago. 2022.

CASTRO, Guillermo Williamson. Reflexão Político-Pedagógica sobre a Diversidade e a Educação Intercultural Bilíngue. In: HERNAIZ, Ignácio. (Org.) Educação na Diversidade: experiências e desafios na educação intercultural bilíngue, 2. ed. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; Unesco, 2007, p. 125-145.

CAVALCANTI, Marilda. Educação linguística na formação de professores de línguas: intercompreensão e práticas translíngues. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.) Linguística Aplicada na modernidade recente: Festschrift para Antonieta Celani. 1. ed. São Paulo: Parábola, p. 211-226, 2013.

DAHER, Maria Del Carmen Fátima González. Quando informar é gerenciar conflitos: a entrevista como estratégia metodológica. The ESPecialist, v. 19, p. 287-303, 1998.

FONTOURA, Helena Amaral da. Tematização como proposta de análise de dados na pesquisa qualitativa. In: FONTOURA, H. A. (Org.). Formação de professores e diversidades culturais: múltiplos olhares em pesquisa. 1. ed. Niterói: Intertexto, 2011, v. 1, p. 61-82.

FRANÇA, Maristela et al. Clínica do trabalho e experiência de formação com trabalhadoras de escolas públicas no Brasil. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, 2013, v. 16, n. especial 1, p. 69-89.

HOLZ, Edvalter Becker; BIANCO, Mônica de Fátima. Ergologia: uma abordagem possível para os estudos organizacionais sobre trabalho. Cadernos EBAPE. Rio de Janeiro, v. 12, edição especial, p. 494-512, ago. 2014.

MICCOLI, Laura. Experiências de professores no ensino de língua inglesa: uma categorização com implicações para o ensino e a pesquisa. Linguagem & Ensino, Pelotas, v.10, n.1, p.47-86, jan./jul.2007

MICCOLI, Laura. O ensino na escola pública pode funcionar desde que.. . In: LIMA, D. C. (Org.). Inglês em escolas públicas não funciona, São Paulo: Parábola Editorial, 2011. p. 171-184.

MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Inglês e globalização em uma epistemologia de fronteira: ideologia lingüística para tempos híbridos. DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada. v. 24, n. 2, 2008.

RIO DE JANEIRO. Decreto n.º 31.187, de 06 de outubro de 2009. Cria o Programa Rio Criança Global no âmbito da Secretaria Municipal de Educação. Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro, Poder Executivo, ano XXIII, nº138, 07 de out. de 2009, p. 5.

ROCHA, Claudia Hilsdorf. O ensino de LE (Inglês) para crianças do Ensino Fundamental Público na transdisciplinaridade da Linguistica Aplicada. Anais do Seta. 2008. Disponível em: <https://goo.gl/t5bJiW>. Acesso em: 01 ago. 2022.

ROCHA, Claudia Hilsdorf. Propostas para o Inglês no Ensino Fundamental I público: plurilinguismo, transculturalidade e multiletramentos. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada)– Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp, Campinas, 2010.

ROCHA, Claudia Hilsdorf; MACIEL, Ruberval Franco. Língua Estrangeira, formação cidadã e tecnologia: ensino e pesquisa como participação democrática. In: ROCHA, Claudia Hilsdorf; MACIEL, Ruberval Franco. (Orgs.). Língua estrangeira e formação cidadã: por entre discursos e práticas. 2. ed. Campinas: Pontes, 2015, v. 33, p. 13-29.

SCHWARTZ, Yves. Trabalho e uso de si. Pro-posições, Campinas, v. 1, n. 5, p. 34-50, jul. 2000.

SCHWARTZ, Yves. A experiência é formadora? Revista Educação & Realidade. Porto Alegre. v. 35, n. 1, p. 35-48, jan./abr. 2010.

SCHWARTZ, Yves. Conceituando o trabalho, o visível e o invisível. Revista trabalho, educação e saúde, Rio de Janeiro, v. 9, supl. 1, p. 19-45, jul./dez. 2011.

SCHWARTZ, Yves; ECHTERNACHT, Eliza Helena. O trabalho e a abordagem ergológica: “usos dramáticos de si” no contexto de uma central de tele-atendimento ao cliente. Informática na Educação: teoria & prática, Porto Alegre, v.10, n.2, p. 9-24, jul./dez. 2007.

SILVA, Simone Batista da. Da Técnica à Crítica: os Letramentos Críticos na formação de professores de inglês. Porto Alegre: Brejo, 2012.

SOUZA-E-SILVA, Maria Cecília Pérez de. Atividade de Linguagem, Atividade de Trabalho: Encontro de Múltiplos Saberes. Revista Intercâmbio, v. XVIII, p. 1-21, 2008.

TRINQUET, Pierre. Trabalho e educação: o método ergológico. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v. 10, n. especial, p. 93-113, ago. 2010.

Published

05-12-2022

Issue

Section

II Simpósio Latino-Americano de Ergologia