DESAFIOS PARA A GESTÃO NA CONSTRUÇÃO DE UM PROGRAMA DE TUTORIA PARA ENSINO MÉDIO
CONTRIBUIÇÕES PARA OS PROCESSOS DECISÓRIOS
DOI:
https://doi.org/10.55470/relaec.39071Keywords:
Tutoria acadêmica, Ergologia, Gestão, Instituição de Ensino, AtividadeAbstract
Este artigo teve como objetivo principal conhecer parte do patrimônio de saberes acadêmicos produzidos sobre programas de tutoria acadêmica e os desafios da atividade de tutor, investigando como os estudos existentes podem cooperar com a elaboração de um programa de tutoria em instituições de ensino médio. Para cumprir esse propósito, foi realizada uma revisão bibliográfica qualitativa, através da análise de estudos científicos selecionados na base de dados Scielo e na BDTD. Os dados coletados foram categorizados buscando responder aos questionamentos levantados nesse estudo. Os achados da pesquisa permitiram aprofundar os conhecimentos sobre tutoria, uma vez que possibilitou uma discussão a partir tanto de um olhar ergológico para a atividade do tutor, quanto a partir da pedagogia freiriana. Como principal contribuição, há a pretensão que as discussões sirvam como orientação para a elaboração de políticas institucionais, orientando as tomadas de decisão de gestores educacionais que pretendam implementar programas de tutoria.
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