OS SUJEITOS DA EJA E O TRABALHO:

QUAL A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA?

Authors

  • Thayná Matisse Soares Marques Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.55470/relaec.39149

Keywords:

Educação de Jovens e Adultos., Trabalho., Educação., Saberes do trabalho.

Abstract

O objetivo deste trabalho tem como premissa refletir sobre a mediação entre o trabalho e a educação no âmbito dos processos pedagógicos dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Compreende-se que é preciso considerar o sujeito da EJA, em sua maioria, como um aluno-trabalhador e, assim, vislumbrar aspectos do processo de mediação pedagógica que alcancem esta realidade, levando-os em consideração como sujeitos históricos. Este estudo justifica-se pela necessidade pedagógica das especificidades dos educandos da EJA. Esta é uma pesquisa bibliográfica e para fundamentar as análises e reflexões têm-se como base autores como: Paulo Freire, Yves Schwartz, François Vatin, Gaudêncio Frigotto, Wanderson Alves, Maria Margarida Machado, dentre outros, que entram no debate com suas contribuições relativas à educação, vida e trabalho. Para tal reflexão, se faz presente a abordagem dos alunos trabalhadores e dos professores desenvolvida a partir do conceito da atividade, numa perspectiva ergológica. Acredita-se que este estudo traz reflexões relevantes, que podem possibilitar a ampliação de olhares para estudos futuros com o propósito de compreender melhor os desafios encontrados no desenvolvimento das políticas públicas voltadas para a EJA, ao considerar o trabalho em seu sentido mais amplo.

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Author Biography

Thayná Matisse Soares Marques, Universidade Federal de Goiás

Mestranda pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG) na linha de pesquisa Trabalho, Educação, e Movimentos Sociais. Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialização Lato Sensu em Gestão Pública pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Especialização Lato Sensu em Políticas Públicas Educacionais, Gestão Escolar e Trabalho Docente pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG). Tem experiência na área da Gestão Educacional e Educação Básica. Interessada em conhecimentos e aprendizados na área do Trabalho Docente, Gestão Escolar e Políticas Educacionais. Integra o grupo de pesquisa: Trabalho e Atividade Humana (PPGE/FE/UFG), Coordenado pelo Prof. Dr. Wanderson Ferreira Alves. Professora efetiva da Rede Municipal de Educação de Senador Canedo - Goiás.

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Published

10-12-2022

Issue

Section

II Simpósio Latino-Americano de Ergologia