A INTERFACE LINGUAGEM/TRABALHO, INTEGRAÇÃO E FORMAÇÃO DE TRABALHADORES(AS): AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO MODULAR DE ENSINO [SOME]

Authors

  • Gleno dos Santos Batista Universidade Federal do Pará
  • Doriedson do Socorro Rodrigues Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.55470/relaec.39199

Keywords:

Linguagem, Trabalho, Sistema de Organização Modular de Ensino, Integração, Prática Pedagógica

Abstract

Neste trabalho, apresentamos resultado de investigação, numa perspectiva dialética, sobre as relações entre a interface Linguagem/Trabalho e Formação de trabalhadores no Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), a partir da integração saberes linguageiros do ofício de trabalhadores e trabalhadoras de comunidades ribeirinhas junto a processos formativos, especificamente no que se refere às práticas pedagógicas desenvolvidas no Ensino Médio Modular. Utilizou-se como método da pesquisa o materialismo histórico-dialético. Quanto à metodologia, ela é de natureza qualitativa, tendo sido utilizado estudo bibliográfico, tomando a Ergologia como norte analítico sobre atividades de trabalho; e entrevista semiestruturada, tratada na perspectiva da análise de conteúdo. Os resultados apontam o SOME com seu papel de democratização de ensino, possibilitando, nas contradições do modo de produção capitalista, a jovens de comunidades e povos tradicionais o acesso ao Ensino Médio. Esse ensino apresenta, em suas práticas pedagógicas, esporadicamente, processos de integração e, ao mesmo tempo, revela os desafios do Ensino Médio Modular em realizar, pelos pressupostos e anseios de uma educação integrada, a unidade saberes-conhecimentos no contexto da Educação do Campo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gleno dos Santos Batista, Universidade Federal do Pará

Graduado em Letras - habilitação Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Pós-graduando em Docência com ênfase na Educação Básica pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Mestrando em Educação e Cultura pela Universidade Federal do Pará (PPGEDUC/UFPA). Concluiu o Ensino Médio (2º grau) pelo Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) - EEEM Osvaldina Muniz. Atou como docente no Programa Mais Educação na EMEF Profº Jacinto Garcia (2013 - 2015). Atuou como Estagiário nas turmas do 6º ano A e B da escola São João Batista (2017). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE), onde atuou nos Projetos de Pesquisa "Saberes Sociais, experimentações pedagógicas e as metamorfoses do mundo do trabalho: os processos formativos de Ensino Médio no município de Cametá - Nordeste do Estado do Pará ? entre o SOME (Sistema Modular de Ensino) e não-SOME" (2018); "Perspectivas de Inovação na Educação Básica: o contexto do Ensino Médio no Município de Cametá-Pará - entre saberes e conhecimentos" (2019 - 2020); "A Integração Saberes Sociais e Processos Formativos de trabalhadores e trabalhadoras na Amazônia Paraense no interior de experiências de produção-formação e escolarização" (2020 - 2021) e atua no Projeto de Pesquisa em vigor "Saberes Sociais, Integração e as Metamorfoses do Mundo do Trabalho: os processos formativos de Ensino Médio no município de Cametá - Nordeste do Pará - o contexto de práticas formativas do SOME (Sistema Modular de Ensino)" (2021) coordenados pelo Profº. Dr. Doriedson do Socorro Rodrigues. Desenvolveu Pesquisa como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), PIVIC - VOLUNTÁRIO 2019, orientado(a) pelo(a) Prof.(a) Dr.(a) Doriedson do Socorro Rodrigues, vinculado(a) ao plano de trabalho "Inovações no Ensino Médio: integração de saberes das práticas linguageiras dos discentes com os conhecimentos das práticas pedagógicas no Sistema Modular de Ensino SOME" e ainda desenvolveu pesquisa como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), PIVIC - VOLUNTÁRIO 2020, orientado(a) pelo(a) Prof.(a) Dr.(a) Doriedson do Socorro Rodrigues, vinculado(a) ao plano de trabalho "Linguagem, Trabalho e Escolarização: Integração - Saberes Linguageiros de trabalhadores (as) de Comunidades Ribeirinhas e Processos Formativos no Ensino Médio Modular Some", suas pesquisas são desenvolvidas nas seguintes linhas de Pesquisa: Educação do Campo na Amazônia Paraense; Linguagem e Educação; Linguagem Trabalho e Escolarização; Perspectiva de Inovação em Educação; Políticas Públicas e Sociedades e Saberes sociais - saberes linguageiros e processos formativos de trabalhadores. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino de Língua Portuguesa.

Doriedson do Socorro Rodrigues, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação (UFPA, 2012). Mestre em Letras pela Universidade Federal do Pará (2005). Especialista em Língua Falada e Ensino do Português (2001)- PUCMG. Graduado em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (1992) e em Letras - Hab Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (1999). Professor Associado I da Universidade Federal do Pará. Ex-Coordenador do Campus Universitário do Tocantins/Cametá (2013-2021). Ex-Vice-Coordenador do Campus Universitário do Tocantins/Cametá - UFPA (2006-2013). Ex-Coordenador da área de Língua Portuguesa PARFOR da UFPA (2012-2015). Ex-Vice-Coordenador do GT 09 - Trabalho e Educação da ANPED-Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Biênio 2019-2021). Coordenador do GT 09 - Trabalho e Educação da ANPED-Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (2021-2023 (ATUAL)). Ex-Diretor da Diretoria de Inovação e Qualidade do Ensino (DIQUALE) da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) da UFPA (2021-2022). Diretor do Centro de Processos Seletivos - CEPS - da UFPA (2022 [...] - Atual). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase na articulação entre Variação, Letramento, Educação, Movimentos Sociais e Política Linguística. Pesquisador na área de Trabalho, Educação e Movimentos Sociais, discutindo formação/qualificação dos trabalhadores, tanto em contextos informais como enquanto políticas públicas, bem como o trabalho como princípio educativo, saberes sociais, integração e organização política dos trabalhadores no interior de atividades produtivas/culturais classistas na/da Amazônia. Pesquisa ainda: Juventude, formação e qualificação na escola básica; trabalho e formação de trabalhadores na educação básica; saberes sociais e escolarização de trabalhadores da escola básica. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE/UFPA) e do GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E LINGUAGEM NA REGIÃO AMAZÔNICA (GPHELRA/UFPA). Coordenador do Projeto de Pesquisa SABERES DO TRABALHO DA PESCA E IDENTIDADE DE JUVENTUDE DO MUNICÍPIO DE CAMETÁ ? NORDESTE DO ESTADO PARÁ, com financiamento pelo CNPQ - 2013-2016. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC - CAMPUS CAMETÁ/UFPA), do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB/ICED/UFPA) e do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia - PGEDA ? Doutorado em Rede - Polo Belém/UFPA. Organizador de livros, como "Filosofia da Práxis e Didática da Educação Profissional", "A Pesquisa em Trabalho, Educação e Políticas Educacionais", dentre outros. Organizador da Revista TrabalhoNecessário, v. 16, n. 31 (2018): Trabalho e educação em comunidades tradicionais. Bolsista Produtividade do CNPq.

References

ANTUNES, Irandé. O território das palavras: um estudo do léxico em sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. p. 27-49.

ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima et al. A Educação Profissional no Pará. Belém: EDUFPA, 2010.

ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima. Relatório “As práticas formativas em Educação Profissional no Estado do Pará: em busca de uma didática da educação profissional”. Belém: UFPA/GEPTE/CNPq, 2010.

ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima; OLIVEIRA, Rosane Sousa. Projeto de Ensino Integrado: uma possibilidade de integração de saberes. In: RODRIGUES, Doriedson et al. Ensino médio integrado na Amazônia: entre o investido e o desinvestido. Cametá: Editora do Campus Universitário do Tocantins/Cametá, 2020. p. 177-201.

ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima; FRIGOTTO, Gaudêncio. Práticas pedagógicas e ensino integrado. In: RODRIGUES, Doriedson et al. Ensino médio integrado na Amazônia: entre o investido e o desinvestido. Cametá: Editora do Campus Universitário do Tocantins/ Cametá, 2020. p. 43-62.

ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima; FRIGOTTO, Gaudêncio. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em Questão, Natal, v. 52, n. 38, p. 61-80, maio/ago. 2015.

BRONCKART, J.P. Atividade e linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. São Paulo: Educativa, 1996.

______. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Campinas: Mercado de Letras, 2006.

______. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Campinas: Mercado de Letras, 2008.

______. Gêneros textuais, tipos de discursos e operações psicolinguística. Revista de Estudos da Linguagem – Belo Horizonte, v. 11, n. 1, p. 49-69, jan./jun. 2003.

CIAVATTA, Maria. O Ensino Integrado, a Politecnia e a Educação Omnilateral. Por que lutamos? Revista Trabalho e educação – Belo Horizonte, v. 23, p. 187-205, jan./abr. 2014.

______. Ensino integrado, a politecnia e a educação omnilateral: por que lutamos? In: RODRIGUES, Doriedson et al. Ensino médio integrado na Amazônia: entre o investido e o desinvestido. Cametá: Editora do Campus Universitário do Tocantins/ Cametá, 2020. p. 13-41.

______. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e identidade. Revista Trabalho Necessário, n. 3. 2005.

______. Ensino integrado, a politecnia e a educação omnilateral: por que lutamos? In: SEED-PR. O Ensino Médio integrado à educação profissional: concepções e construções a partir da implementação na Rede Pública Estadual do Paraná. Curitiba, 2008.

CHARLOT, Bernard. Práticas linguageiras e fracasso escolar. Estilos da Clínica, v. 5, n. 9, p. 124-133, 1 dez. 2000.

CHARLOT, Bernard. Relação com saber-formação de professores e globalização: questões para educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005.

COSTA, Gilson da Silva. Desenvolvimento rural sustentável com base no paradigma da agroecologia. Belém: UFPA/NAEA, 2006.

FAITA, Daniel. Análises das práticas linguageiras e situações de trabalho: uma renovação metodológica imposta pelo objeto. In: FAITA, Daniel; SOUSA-E-SILVA, M. Cecília Pérez. Linguagem e trabalho. São Paulo: Cortez, 2002.

FARACO, Carlos Alberto. A língua portuguesa no Ensino Médio. Revista Trama, v. 4, n. 7, 2008.

FREITAS, Emani Cesar de. As práticas de linguagem no e sobre o trabalho: discursos da prescrição na atividade docente. In: XVII ALFAL. 2014, João Pessoa,PB. Anais [...]. 2014.

FERREIRA, Vitor Vieira; MONTER, Luiz Barros. A linguagem como trabalho; reflexões iniciais sobre alienação linguística. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 49, n. 3, p. 356-365, jul./set., 2014.

_____. A reforma da educação profissional: considerações sobre alguns temas que persistem. Trab. Educ. Saúde, v. 5 n 3, p. 509-520, nov.2007/fev.2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/VrZzgpMGC9LjW4MVprWJRmde/?lang=pt&forma=pdf. Acesso em: 26 maio 2022.

FRANCO, Maria Laura P. B. Análise de conteúdo. Brasília: Líber Livro, 2007.

IBGE. https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pa/cameta/panorama.

KOSIC, Karel. Dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

MARX, KARL. O capital: crítica da economia política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008. v. 1.

LACOSTE, Michèle. Fala, atividade, situação. In: DUARTE, Francisco José de C. M.; FEITOSA, Vera Cristina R. Linguagem e trabalho. Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 1998. p. 15-36.

MICHELAT, Guy. Sobre a utilização da entrevista não diretiva em sociologia. In: THIOLLENT, Michel. Crítica metodológica, investigação social e enquete operária. São Paulo: Polis, 1985.

RAMOS, Marise Nogueira. Concepção de ensino médio integrado à educação profissional. In: SEED. O ensino médio integrado à educação profissional: concepções e construções a partir da implementação na Rede Pública Estadual do Paraná. Curitiba, 2008.

_____. Ensino médio integrado: ciência, trabalho e cultura na relação entre educação profissional e educação básica. In: MOLL, Jaqueline. Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010.

_____. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In: FRIGOTTO; Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Orgs.). Ensino Médio integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

_____. Concepção do Ensino Médio Integrado. Texto Digitado. (S/D)

RODRIGUES, Doriedson do Socorro; CASTRO, Osvaldo L. Martins de. Tecnologias de produção da vida: saberes do trabalho da pesca em comunidades ribeirinhas. In: ALVES, A. E. S.; TIRIBA, L. (Orgs.). Cios da terra: sobre trabalho, cultura, produção de saberes e educação do campo. Uberlândia: Navegando Publicações, 2022.

RODRIGUES, Doriedson do Socorro et al. Entre o investido e o desinvestido. In: RODRIGUES, Doriedson do Socorro et al. (Orgs.). Ensino Médio Integrado na Amazônia: Entre o investido e o desinvestido. Cametá: Editora do Campus Universitário do Tocantins/Cametá, 2020. p. 6-9.

RODRIGUES, Doriedson do Socorro. A integração saberes e conhecimentos escolares em processos formativos de trabalhadoras e trabalhadores em/a partir do contexto amazônico paraense. Revista Humanidades e Inovação v.7, n.12, 2020.

SANTOS, Denise Gomes Dias. Modos de dizer e modos de fazer: reflexões sobre linguagem e trabalho. Sitientibus – Feira de Santana, n. 29, p. 9-27, 2003.

SAVIANI, D. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. Campinas: Autores Associados, 1999.

SCHWARTZ, Yves. Motivações do conceito de corpo-si, atividade, experiência. Letras de Hoje, Porto Alegre, v.49, n. 3, p. 259-274, jul./set., 2014.

_______. A comunidade científica ampliada e o regime de produção de saberes. Trabalho e Educação – Belo Horizonte, jul./dez., 2000.

_______. A abordagem de trabalho reconfigura nossa relação com os saberes acadêmicos: as antecipações do trabalho. In: FAITA, Daniel; SOUSA-E-SILVA, M. Cecília Pérez. Linguagem e trabalho. São Paulo: Cortez, 2002.

SILVA, Airton de Mesquita Silva; SOUSA, Alexandre Melo de. Léxico e cultura nas obras a saga do seringueiro e vida do seringueiro. Tropos: Comunicação, sociedade e Cultura, v.9, nº1, 2020.

SILVA, K. C. R. Integração e fragmentação dos processos formativos na conjuntura de implantação do Sistema Modular de Ensino Médio em um contexto amazônico. 2018. 170f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação Básica) – Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica, UFPA, Belém, PA, 2018.

SOUSA, Arodinei Gaia de. SOME: educação o do campo na Amazônia paraense. Cametá: AGS. 2020.

VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da práxis. São Paulo: Expressão Popular, 1968.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações Filosóficas. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1999.

Published

14-12-2022

Issue

Section

II Simpósio Latino-Americano de Ergologia