O DISCURSO DE VIOLÊNCIA NO MEIO ESCOLAR
RELAÇÕES DE PODER E FORÇA POR MEIO DOS DISPOSITIVOS PEDAGÓGICOS
DOI:
https://doi.org/10.55470/relaec.39687Keywords:
Espaço escolar, Poder, Discurso, ViolênciaAbstract
A escola pública no modelo com o qual nos deparamos ainda hoje é semelhante a outras instituições correção e formação, assim como os manicômios e instituições de privação de liberdade, (FOUCAULT, 2012). De fato, historicamente, essas instituições têm, em grande medida, um núcleo comum, a (de) formação do indivíduo. Exemplo disso é que tanto na escola quanto em instituições prisionais reproduzem dispositivos de poder semelhantes ao modo de subjugar e manter a dita ordem para que os sujeitos, que ali estão, sigam regras e se comportem conforme o esperado dentro das normas estabelecidas. Formar em fila, entrar a partir do sinal sonoro, carteiras alinhadas, almoço em refeitórios supervisionados ou agente de inspeção, todos esses elementos não apenas são simbólicos, mas também, comuns a àqueles espaços. Nosso trabalho, portanto, apresentará uma proposta reflexiva a respeito do debate atual acerca da educação e as relações de poder nos novos espaços escolares chamados cívico- militares. Nesse sentido, propomos o debate em torno de, como o reforço nas relações estabelecidas nesses espaços, promove discurso violentos.
Downloads
References
AUTHIER-REVUZ, Jacqueline. “Heterogeneidades enunciativas”. Trad. Celene M. Cruz e João Wanderley Geraldi. Cadernos Estudos Linguísticos, Campinas: 1990.
AGAMBEN, Giorgio. O amigo & O que é um dispositivo. Tradução Vinicius Nicastro. Chapecó: Argos, 2014, p. 23-51.
AZEVEDO, F. A Cultura Brasileira. 3a. Edição, Tomo III. São Paulo, Editora Melhoramentos, 1953.
BARROS, Diana Pessoa de. Intolerância, preconceito e exclusão.in: BARROS, Diana Pessoa de et alii (orgs). Discurso e (des) igualdade social. São Paulo: Contexto, 2015. P. 61- 78.
BRIGHENTE, Mirian Furlan; MESQUIDA, Peri. Michel Foucault: corpos dóceis e disciplinados nas instituições escolares. I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação. Curitiba, PUC-PR, 2011.
G1, site de notícias. Disponível em: <https://g1.globo.com/educacao/noticia/brasil-e-1-no-ranking-da-violencia-contra-professores-entenda-os-dados-e-o-que-se-sabe-sobre-o-tema.ghtml> consultado em 26.10.2021.
FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France (1975-1976). Tradução de Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento a prisão; tradução de Raquel Ramalhete. 40ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Organização, introdução e revisão técnica de Renato Machado. 26 ed. São Paulo: Graal, 2013.
MARÇAL RIBEIRO, P. R. Educação Escolar no Brasil: Problemas, Reflexões e Propostas. Coleção Textos, Vol. 4. Araraquara, UNESP, 1993.
PESSOTTI, Isaias. O século do Manicômio. Editora 34. São Paulo, 1996.
Revista nova escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/17609/brasil-lidera-indice-de-violencia-contra-professores-o-que-podemos-fazer. Acesso em: 15.10.2021.
RIBEIRO, Solange Lucas. “Espaço escolar: um elemento (in) visível no currículo”. Sitientibus, Feira de Santana, n.31, p.103-118, jul./dez. 2004
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os direitos são do autor, com direito de primeira publicação para a revista, a ser mencionado em outras publicações.