AS RELAÇÕES QUE CIRCULAM NO INTERIOR DA ESCOLA E A NATURALIZAÇÃO DO ASSÉDIO MORAL NA FORMA DE CONSTRANGIMENTOS PSICOLÓGICOS

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Authors

  • Fátima Regina Burlamaqui Lima Universidade Católica Dom Bosco
  • Luciane Pinho de Almeida Universidade Católica Dom Bosco

DOI:

https://doi.org/10.55470/relaec.46972

Keywords:

Educação, Psicologia, Escola, Constrangimento

Abstract

Este relato de experiência se insere no âmbito da escola pública, em interface entre a psicologia e a educação, considerando as atuais perspectivas de atuação do campo da psicologia previstas nas referências técnicas elaboradas pelo Conselho Federal de Psicologia (CRP), que direcionam tais ações sob a ênfase da coletividade e não mais na abordagem psicologizante. Tal relato refere-se ao processo de supervisão de estágio obrigatório no curso de graduação em psicologia, em uma universidade pública da cidade de Campo Grande-MS. O objetivo deste trabalho é analisar as relações de convivência existentes no âmbito da escola, que muitas vezes se perpetuam como parte estruturante e naturalizada de assédio moral e constrangimento psicológico, violando direitos de crianças e adolescentes.

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Author Biographies

Fátima Regina Burlamaqui Lima, Universidade Católica Dom Bosco

Graduação em psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2000). Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Estácio de Sá. Especialização em Neuropsicologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Universidade Católica Dom Bosco, (UCDB). Aperfeiçoamento em Neuropsicologia no ambulatório da UNIFESP. Professor assistente da Universidade Estácio de Sá, professor titular da Universidade Nove de Julho, professor visitante na UNIP e professor titular da Universidade Anhanguera de São Paulo. Experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial. Psicóloga da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul. Diretora do Departamento de Educação Infantil do Mato Grosso do Sul. Docente no curso de psicologia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, (UEMS). Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco. (UCDB). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Teoria Sócio-Histórica, Migrações e Políticas Sociais e do Laboratório de Estudos Psicossociais em saúde frente à contextos de desigualdade social - LEPDS - cadastrados pelo CNPq/ Brasil.

Luciane Pinho de Almeida, Universidade Católica Dom Bosco

Possui graduação em Serviço Social (1989), Pedagogia (1996), Filosofia (2021), Mestrado (2000) e Doutorado (2004) em Serviço Social pela Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP - SP e Pós-Doutorado em Direitos Humanos pela Universidade de Salamanca/Espanha. Está na Universidade Católica Dom Bosco desde 1990, onde ocupou os cargos de Diretora de Assuntos Comunitários (2007-2009) e Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Comunitários (2009-2018). Foi presidente do Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária das Universidades e Instituições de Ensino Comunitárias - ForExt em duas gestões consecutivas (2009-2010/2011-2012). Foi membro da Organização Nacional dos IV e V Congresso Brasileiro de Extensão Universitária CBEU e coordenou o Congresso Internacional Saberes em Ação da 1 à 4 edição (2014-1017). Atua como parecerista ad hoc em diversos periódicos científicos nacionais e internacionais. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Teoria Sócio-Histórica, Migrações e Políticas Sociais - GEPEMPS e do Laboratório de Estudos Psicossociais em saúde frente à contextos de desigualdade social - LEPDS, cadastrados no CNPQ. É membro dos seguintes grupos de pesquisa nacional: GT ANPEPP A Psicologia Sócio-Histórica e o Contexto Brasileiro de Desigualdade Social, Red ALEC - Reséau Internacional América Latina, Europa e Caraibes - Territórios, Populações Vulneráveis, Políticas Públicas com sede em Limoges - França. Membro da Rede de Acolhimento ao Migrante e Refugiado de Campo Grande - MS. É membro da OCUPA - Organização Não-Governamental Internacional para o fomento de uma cultura da Paz. É bolsista produtividade PQ2. Prêmio Fundect Pesquisador Sul-Mato-Grossense 2023 - 2 LUGAR - Categoria Inovação para o Setor Público, Fundect - Fundaçãode Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de MS. Coordenadora do Projeto POLÍTICAS PÚBLICAS E DIÁLOGO INTERSETORIAL: Políticas Públicas e Sociais em saúde, educação, assistência social e desenvolvimento regional em Mato Grosso do Sul, que responde ao Edital Proext - Capes, para o fomento da extensão universitária na Pós-Graduação.

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Published

16-12-2024

Issue

Section

Relatos de experiência