DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA EJA PARA A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA
Palabras clave:
Decisões Financeiras, BNCC, EJAResumen
Este artigo tem o objetivo de demonstrar como a Matemática pode mudar a tomada de atitude em relação ao impulso de compra sem uma reflexão, baseada em calculo e um planejamento adequado da decisão de compra. A Base Nacional Comum Curricular oferece um norte para fundamentar o trabalho em um caminho que traz a transversalidade de disciplinas na condução da Educação Financeira, entretanto, cabe a Matemática fazer o papel de incluir conteúdos que tragam a reflexão da tomada de decisão. Trata-se de uma pesquisa com Qualiquantitativa que tem o objetivo de descrever e explicar o comportamento dos alunos da EJA em relação às decisões financeiras, onde se realizou entrevistas e questionários. Observou-se que muitos dos atores aqui envolvidos, nunca haviam assistido aulas de Educação Financeira na EJA e nem tão pouco, conheciam a proposta a BNCC para os estudos de Matemática no Brasil. Em tempo, concluímos que muitos são os benefícios e desafios que a BNCC representa para a Educação Nacional, todavia, um olhar para a Educação de pessoas Jovens, Adultas e Idosas é um desses desafios e claramente, um ponto de partida para melhorias na educação.
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