Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)

uma abordagem no ensino remoto de Química e Nanotecnologia nas escolas em tempos de distanciamento social

Autores/as

  • Débora Silva Santos Universidade de Brasília

Palabras clave:

TICs, Química e Nanotecnologia, COVID-19

Resumen

O presente artigo problematiza e analisa a interdisciplinaridade na inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ensino remoto das ciências Química e Nanotecnologia na atual conjuntura vivenciada pelas escolas. O artigo parte da premissa de apresentar um aporte teórico argumentativo e crítico da relação entre as TICs, o ensino remoto, ensino de Química e Nanotecnologia em tempos de distanciamento social. Para esta finalidade, utilizou-se o método de natureza qualitativa do tipo bibliográfico. Os principais resultados mostram um dilema da experiência do ensino remoto e o uso das TICs na educação posta em prática com mais evidência durante o período de isolamento social. As TICs embora presentes em muitas escolas e até mesmo em muitos lares, não eram tão inclusas dentro das metodologias do ensino presencial tradicional como principal recurso didático. A pandemia da COVID-19 acelerou o processo de inclusão das TICs no ensino e novas estratégias de aprendizagem foram repensadas.

 

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Publicado

09-02-2021