As Políticas Educacionais e a BNCC nos tempos sombrios da COVID-19

Autores/as

  • Fabiana Helena da Silva Universidade Federal Rural do Rio de Jeneiro
  • Lucas Yuri da Silva Rodrigues Secretaria de Educação de Minas Gerais - SEEMG

Palabras clave:

Políticas Educacionais, BNCC, COVID-19

Resumen

O presente texto tem como função de trazer as idéias que compactuamos do pesquisador Macedo (2020) em sua palestra na I Jornada Integrada de Pesquisa e Extensão do Campus I da Universidade do Estado da Bahia, que nos ajuda a compreender de fato qual o papel das Políticas Educacionais e da BNCC nesse tempo de pandemia da COVID-19.

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Biografía del autor/a

Fabiana Helena da Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Jeneiro

Licencianda em Educação do Campo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. Pesquisa sobre mulheres erveiras e rezadeiras, o uso das ervas nos contextos medicinal, religioso e como ferramenta decolonial no ensino. Estudante do Grupo de Pesquisas em Linguagens, Poder, Contemporaneidade - GELPOC, do Instituto Federal da Bahia - IFBA. Estudante do N´BLAC (Núcleo Brasileiro, Latino Americano e Caribenho de Estudos em Relações Raciais, Gênero e Movimentos Sociais) da Universidade Federal do Ceará – UFC.

Lucas Yuri da Silva Rodrigues, Secretaria de Educação de Minas Gerais - SEEMG

Professor de Química da Educação Básica do Estado de Minas Gerais. Editor-chefe na Revista Latino-Americana de Estudos Científicos (RELAEC). Especialista em Química Geral e Industrial pela Faculdade Unyleya (2021), Graduação em Gestão Ambiental pelo Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto (2018) e graduação em Química pela Universidade de Uberaba (2018). Pesquisador no grupo de pesquisa Educação Transversal da Universidade Federal do Espírito Santo/CNPq.

Citas

MACEDO, Y. M. COVID-19 TEM COR? ANÁLISE DOS ÓBITOS NO ESTADO DO ESPIRITO SANTO. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 2, n. 6, p. 92-96, june 2020. ISSN 2675-1488.

MACEDO, Y. M.; ORNELLAS, J. L.; BOMFIM, H. F. “COVID - 19 NO BRASIL: o que se espera para população subalternizada?”. Revista Encantar, vol. 2, 2020.

MACEDO, Y. M. Políticas Educacionais, BNCC e a COVID-19. Unidade Acadêmica de Educação a Distância da Universidade do Estado da Bahia. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qNxL_6zMRTA&t=545s&ab_channel=UNEADUNEB

MBEMBE, A. Necropolítica: biopoder, soberania, estado de exceção, política da morte. São Paulo: N1 Edições, 2018.

Publicado

25-02-2021