DE REPENTE, AULAS REMOTAS!

O REINVENTAR-SE NA PROFISSÃO DOCENTE

Autores/as

  • Daniella Penrabel Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Patrícia Alves Carvalho Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palabras clave:

Educação, Sala de Aula, Atividades remotas

Resumen

No processo de buscas da identidade docente e do exercício do magistério, tomada pelo desejo de buscas, deparei-me com o ‘de repente’. De repente, tudo acontece, tudo muda, tudo se transforma. O que era ‘normal’, deixa de ser normal. O que era certo, precisa de adequações. O que eu sabia fazer, se torna vago diante de uma pandemia. A reflexão proposta é o desvelamento da expressão ‘De repente, aulas remotas! O reinventar-se na profissão docente’, tendo por objetivo ‘compreender a reinvenção docente por meio da produção de materiais pedagógicos para as aulas remotas no período da COVID-19’. Dois fragmentos de falas de profissionais da educação abrem o caminho para a descrição da produção de materiais pedagógicos, ou seja, dos materiais produzidos pelos professores nesse período de COVID-19. A pesquisa é qualitativa e, percorre pela metodologia a pesquisa documental, considerando o olhar fenomenológico sobre a reflexão que se pretende apreciar.

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Biografía del autor/a

Daniella Penrabel, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Católica Dom Bosco (2006).Pós Graduação em Dança e Consciência Corporal pela Gama Filho (2010). Atualmente é coordenadora pedagógica - COLÉGIO TIC TAC & INSTITUTO PENRABEL. Tem experiência na área de educação, com ênfase em Dança. 

Patrícia Alves Carvalho , Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Formada no Magistério (1995), em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica Dom Bosco (2000), mestre (2005) e doutora (2013) em educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professora efetiva da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul em cursos de graduação e no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação. Atua em ensino, pesquisa e extensão na área de Educação com os temas: formação de professores, didática, diversidade, Linguagens lúdicas, Infância e Educação Infantil.

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Publicado

28-02-2021