O LÚDICO, E SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS

Autores/as

  • Sheila Toscan Universidade Federal do Pampa Unipampa
  • Rafael Silveira da Mota Universidade da Região da Campanha UNIPAMPA
  • Mauricio Aires Vieira Universidade Federal do Pampa Unipampa

Palabras clave:

Lúdico, Aprendizagem, Anos Iniciais

Resumen

Este artigo propõe analisar o lúdico e sua contribuição no processo de ensino - aprendizagem dos alunos nos anos iniciais do ensino fundamental, relacionando essa forma de brincar como uma possibilidade para a aprendizagem e não somente como um momento de lazer. O artigo foi elaborado através de uma pesquisa bibliográfica voltada a estudiosos no assunto, sendo que se divide em seções que tratam em especial do lúdico e o papel docente, o lúdico e a Base Nacional Comum Curricular, o lúdico e a aprendizagem e o lúdico inserido na prática escolar, todos assuntos de relevância e que contribuem para que se possa chegar aos resultados obtidos nesta pesquisa bibliográfica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rafael Silveira da Mota, Universidade da Região da Campanha UNIPAMPA

Mestre em Educação Física - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Pós-Graduado em Nutrição Esportiva com ênfase em Treinamento Físico - Universidade Dom Bosco/PR. (2018); Graduado em Educação Física Licenciatura e Bacharelado - Universidade da Região da Campanha (Urcamp); Atualmente professor substituto na Rede Estadual: Professor Substituto de Educação Física do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET); Participante da Linha de Estudos Epistemológicos e Didáticos da Educação Física (LEEDEF), no Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Participa do Grupo de Pesquisa da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Pesquisa e Estudos Integrados à Educação: Seguindo a linha de Pesquisa de Linguagens e Letramentos nos Espaços Formais e Não-Formais Integrados à Educação; Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem, da Universidade Federal de Pelotas, seguindo a linha de pesquisa, A formação de professores para a diversidade na perspectiva da educação inclusiva. Tem experiência nas áreas da Psicomotricidade, Grupo Especiais de Cardiopatas, Musculação, Aulas coletivas como; Jump, Treinamento Localizado, Lazer, Treinamento Fitness Aquático (hidroginástica), Natação com preparação de Atletas à Criança, Musculação e Ginástica Laboral.

Mauricio Aires Vieira, Universidade Federal do Pampa Unipampa

Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), atuando nos cursos de Pedagogia, Letras e Geografia. Foi Assessor Especial do Núcleo Estruturante da Política de Inovação (NEPI) do Instituto Federal Goiano/SETEC/MEC. Foi assessor e Diretor de Programa Substituto da Secretaria Executiva do Ministério da Educação (MEC), no primeiro semestre de 2019. Foi Vice-Reitor da UNIPAMPA gestão 2015-2019. Atuou também como Diretor e Coordenador Acadêmico do Câmpus Jaguarão (2009-2014), além de coordenar cursos de graduação e pós-graduação. Foi conselheiro e vice-presidente do Conselho Universitário da UNIPAMPA. Atuou no Instituto Federal Sul-riograndense de 1995 a 2009, participando de vários grupos e comitês. Foi coordenador de curso de pós-graduação no Instituto. Foi cedido à prefeitura de Pelotas, como assessor da Secretaria Municipal da Educação de 2004-2009. Autor de dois livros na área de educação ambiental e projetos educativos e de capítulos de livros na área da educação integral. Doutor em Educação (PUC/RS, 2009). Mestre em Educação Ambiental (FURG, 2002). Licenciado em Física (UFPEL, 1999). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Portal Faculdades. Orientador, colaborador e avaliador em projetos de ensino, pesquisa e extensão em cursos de graduação e pós-graduação, que abordam temas relacionados com formação docente, gestão acadêmica universitária, educação integral, gestão das práticas docentes, metodologia de pesquisa em educação e educação em ciências e matemática. Foi docente permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação da UNIPAMPA. Foi integrante de vários Conselhos Municipais e estaduais do Rio Grande do Sul. Integrante voluntário da Agenda 2020/RS. Foi conselheiro suplente do Conselho de Administração da SUFRAMA da Superintendência da Zona Franca de Manaus. Foi conselheiro titular do Consórcio CECIERJ e CEDERJ/RJ. É conselheiro titular do Conselho de Administração da FAETEC/RJ. Atualmente e coordenador dos cursos de Letras e Pedagogia, licenciatura, modalidade à distância da UNIPAMPA.

Citas

ANDRADE, Luzia Rodrigues de. A importância do lúdico na educação infantil: um estudo de caso em uma creche pública. Disponível em: <https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/14099/1/LRA07022019.pdf> Acesso em: 20 de Set. de 2021.

ARRIBAS, Teresa Lleixa. A Educação Física de 3 a 8 anos. – 7. Ed. – Porto Alegre: Ed. Artmed, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/> Acesso em: 28 de Set. de 2021.

GOMES, Kátila Fernanda. O lúdico na escola: atividades lúdicas no cotidiano das escolas de ensino fundamental I no município de Araras. Disponível em: < https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/119288/gomes_kf_tcc_rcla.pdf?sequence=1&isAllowed=y> Acesso em: 18 de Set. de 2021.

JUNIOR, Pedro Fagundes de Lima. Desenvolvimento motor infantil por meio de atividades lúdicas em um Colégio particular do município de Guarapuava - PR. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/25851_13519.pdf> Acesso em: 10 de Set. de 2021.

MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete lúdico. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://www.educabrasil.com.br/ludico/>. Acesso em 30 dez 2021.

MINEIRO, Márcia. D´ÁVILA, Cristina. Ludicidade: compreensões conceituais dos pós-graduandos em educação. Educ. Pesquisa, São Paulo, v. 45. e208494, 2019.

NEVEZ, Vanessa Ferraz Almeida. CASTANHEIRA, Maria Lúcia. GOUVÊA, Maria Cristina Soares. O letramento e o brincar em processos de socialização na educação infantil. Revista Brasileira de Educação v. 20 n. 60 jan.-mar. 2015.

NEVEZ, Vanessa Ferraz Almeida. MUNFORD, Danusa. COUTINHO, Francisco Ângelo. SOUTO, Kely Cristina Nogueira. Infância e escolarização: a inserção das crianças no ensino fundamental. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 42, n. 1, p. 345-369, jan./mar. 2017.

NISTA-PICCOLO, Vilma Lení; MOREIRA, Wagner Wey. Corpo em Movimento na Educação Infantil. – 1. Ed. – São Paulo: Telos, 2012.

OLIVEIRA, Juliana Aparecida Santim de. SILVA, Nivaldo Correia da. O lúdico como ferramenta de aprendizagem na educação infantil. Revista Saber Acadêmico nº25. Disponível em: < http://www.uniesp.edu.br/sites/_biblioteca/revistas/20181113151737.pdf> Acesso em: 20 de Nov. de 2021.

PRODANOV, Cleber Cristiano. FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico] : métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico.

– 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

RABINOVICH, Shelly Blecher. O espaço do movimento na educação infantil: formação e experiência profissional. - São Paulo: Phorte, 2007.

SANTOS, Nilza Rosa dos. Desenvolvimento motor e alfabetização: Análise da intervenção pedagógica dos professores generalista e de educação física. Disponível em:

<https://core.ac.uk/download/pdf/196871303.pdf> Acesso em: 28 de Set. de 2021.

SILVA, Alessandra Gaspar da. Concepção do lúdico para professores de educação infantil.

Disponível em:

http://www.uel.br/cefe/demh/portal/pages/arquivos/TCC/2011/Alessandra_Gaspar_LEF200_2 011.pdf> Acesso em: 10 de Out. de 2021.

SILVA, Dulciene Anjos de Andrade e. Educação e ludicidade: um diálogo com a pedagogia Waldfort. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 56, p. 101-113, abr./jun. 2015. Editora UFPR.

SILVA, Tiago Aquino da Costa e. JUNIOR, Alipio Rodrigues Pines. ARAÚJO, Cristiano dos Santos. SILVA, Merie Hellen Gomes de Araújo da Costa e. Jogos do Mundo todo. - São Paulo: Supimpa, 2018.

Publicado

31-12-2021