INOVAÇÕES E SABERES EXPERIENCIAIS DOS JOVENS EGRESSOS DO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR (PROEMI) EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMETÁ

Autores/as

  • Elizabete Sabrini de Cristo Bastos Universidade Federal do Pará
  • Egídio Martins Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.55470/relaec.39150

Palabras clave:

Saberes experenciais. Inovação. Juventude

Resumen

Pesquisar a Inovação da educação e saberes experienciais dos jovens egressos, a partir de um programa de ensino médio requer análise crítica da sociedade vigente, ao mesmo tempo discutir proposta alternativa para dar conta de sobreviver num contexto desfavorável á classe trabalhadora. Foi com esse propósito que esta pesquisa se debruçou numa análise crítica e reflexiva em busca de compreender como a inovação se integrou na formação de alunos do ensino Médio junto aos saberes experienciais e quais os desafios que impossibilitaram a sua concretização de fato. Essa pesquisa buscou compreender dialeticamente a dinâmica da sociedade principalmente no contexto das escolas públicas onde estão inseridos a maioria dos jovens da classe trabalhadora, estes constroem saberes experienciais sobrevivendo em uma estrutura social que oprime

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elizabete Sabrini de Cristo Bastos, Universidade Federal do Pará

Discente do curso de Pedagogia, na turma de 2018, na Universidade Federal do Pará-UFPA

Egídio Martins, Universidade Federal do Pará

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2005), Especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico: Supervisão e orientação escolar, pela Faculdade Internacional de Curitiba. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará (2011). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará (2017). Professor Adjunto III da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Tocantins/Cametá. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação ( GEPTE). Diretor da Faculdade de Educação da UFPA/Cametá. Coordenador do Projeto Trabalho e Educação: práxis educativa e saberes dos jovens estudantes a partir do programa Ensino Médio Inovador (PROEMI) em uma escola pública de Cametá. Docente do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB/ICED/UFPA) e do programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC - CAMPUS CAMETÁ/UFPA). Na área Trabalho e Educação atua com os seguintes temas: o trabalho como principio educativo, formação humana, juventude e ensino médio, saberes sociais, práxis política, educativa e produtiva nos espaços formais e não-formais e Movimentos sociais.

Citas

ANDRÉ, Marli Eliza D. A. LUDKE, Menga Pesquisa em Educação: Abordagens qualitativas-São Paulo: EPU,1986.

FRIGOTTO, GAUDÊNCIO. Educação e a crise do Capitalismo real. São Paulo. Cortez, 1995

GARCIA, W.E. (Org.) Inovação educacional no Brasil. S. Paulo: Cortez, 1980.

LEFEBVRE, Henri. Logica formal e logica dialética .5° ed.-Tradução de Carlos Nelson Coutinho-Rio de Janeiro. Civilização Brasileira,2001.

MEC. Portaria Ministerial nº 971, de 09 de outubro de 2009. Institui o Programa Ensino Médio Inovador. Diário Oficial da República Federativa da União, Brasília, 10 de outubro de 2009. Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=39 11&Itemid. Acesso em 08 de dezembro de 2020.

MEC. Portaria Ministerial nº 1.140, de 22 de novembro de 2013. Diário Oficial da República Federativa da União, Brasília, 22 de novembro de 2013. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pacto_nacional_em/portaria1140 .pdf. Acesso em 8 de dezembro de 2020.

MEC/SEB. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Concepções e Orientações Curriculares para a Educação Básica. Coordenação Geral de Ensino Médio. Programa: Ensino Médio Inovador. Documento Orientador. Brasília, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/documento_orientador.pdf. Acesso em 08 de dezembro de 2020

MARX, Karl. O capital: Critica da economia Política. Livro I. São Paulo, abril cultural, 1983.

MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto do partido comunista. Tradução de Alvaro Pina. São Paulo: Global, 1988.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12 ª ed. São Paulo: Hucitec, 2010.

MEC/SEB. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Programa Ensino Médio Inovador. Documento Orientador. Brasília: 2014. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/documento_orientador.pdf. Acesso em 8 de dezembro de 2020.

MOREIRA, Antonio Flávio B.; SILVA, Tomaz Tadeu da. Sociologia e Teoria Crítica do Currículo: uma introdução. In: MOREIRA & SILVA (Orgs.). Currículo, Cultura e Sociedade. São Paulo, Cortez, 1994.

MOREIRA, A. F. B; CANDAU. V. M. Indagações sobre o currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília: MEC, SEB, 2007.

Publicado

14-12-2022

Número

Sección

II Simpósio Latino-Americano de Ergologia