PSICOLOGIA ESCOLAR E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
UMA VISÃO MULTIFATORIAL
DOI:
https://doi.org/10.55470/relaec.39550Palabras clave:
Psicologia Escolar, Atuação e Prática do Psicólogo Escolar, Dificuldades de aprendizagemResumen
O presente artigo propõe-se discutir a atuação do Psicólogo Escolar, encontros e desencontros entre a Psicologia e a Escola, traçando um breve histórico sobre o surgimento da psicologia no Brasil, as atuações e demandas atribuídas ao Psicólogo Escolar, assim como suas intervenções nas dificuldades de aprendizagem. A pesquisa trata de uma revisão bibliográfica nas bases de dados da Scielo e Google acadêmico, além de livros e revistas referentes ao tema. Assim verificou-se, através das bibliografias estudadas, que o surgimento da Psicologia Escolar se deu por um modelo médico/clínico responsabilizando o aluno pelo seu fracasso escolar, o qual perdurou por muito tempo, na história da psicologia educacional. A atuação do psicólogo escolar é de extrema importância, visto que possui a responsabilidade de uma avaliação completa, envolvendo os aspectos sociais, culturais, econômicos e familiares na qual a criança está inserida.
Descargas
Citas
ALMEIDA, S. F. C. O Psicólogo Escolar e os Impasses da Educação: Implicações da(s) Teoria(s) na Atuação Profissional. Em Z. DEL PRETTE (Org). Psicologia Escolar e Educacional, saúde e qualidade de Vida (pp. 43-57). Campinas, SP: Alínea, 2010.
ANTUNES, M. A. M. Psicologia escolar e educacional: história, compromisso e perspectivas. Psicol. Esc. Educ. vol.12 no.2 Campinas Dez. 2008.
BRAY, C. T. A atuação de psicólogos na rede particular de ensino: possibilidades, limites e superações. Tese de doutorado, Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia, São Paulo, 2015.
COSTA, G. C; SANHUEZA, G. C; BARRA, M. M; VILLALOBOS, C. P. Rol del psicólogo em estabelecimentos particulares pagados del GranConcepción, Chile: Unproceso de co-construcción. Estudios Pedagógicos, 2, 169-185, 2012.
DIAS, A. C. G; PATIAS, N. D. ABAID, J. L. W. Psicologia escolar e possibilidades na atuação do psicólogo: algumas reflexões. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 18, Número 1, janeiro/abril de 2014: 105-111.
FARRELL, P. El Papel endesarrollo de los psicólogos escolares y educativos enelapoyo a niños, escuelas y familias. Papelesdel psicólogo, 30(1), 74-85, 2009.
FERREIRA, C. A. Vivências de Integração Curricular na Metodologia de Trabalho de Projecto. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación, v. 18, n. 1, p. 91-105, 2010.
FRELLER, C. C. Crianças portadoras de queixa escolar: reflexões sobre o atendimento psicológico. In: MACHADO, Adriana Marcondes; SOUZA, Marilene Proença Rebello de (Org.) Psicologia escolar: em busca de novos rumos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997, p. 61 – 77.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GIONGO, C; OLIVEIRA-MENEGOTTO, L. M. (Des)enlaces da psicologia escolar na rede pública de ensino. Psicologia USP, 21(4), 859-874, 2010.
GUZZO, R; MEZZALIRA, A; MOREIRA, A; TIZZEI, R; SILVA NETO W. Psicologia e Educação no Brasil: uma visão da história e possibilidades nessa relação. Psicologia.: Teoria e Pesquisa, 26, 131-141, 2010.
MACHADO, A. M; SOUZA, M. P. R. de. As crianças excluídas da escola: um alerta para a psicologia. In: In: MACHADO, Adriana Marcondes; SOUZA, Marilene Proença Rebello de (Org.) Psicologia escolar: em busca de novos rumos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997, p. 33 – 48.
MARTINEZ, A. M. O que pode fazer o psicólogo na escola? Em Aberto, 23(83), 39-56, 2010.
MEIRA, M. E. M. Psicologia Escolar: pensamento crítico e práticas profissionais. In: TANAMACHI, E. de; ROCHA, M. L. da; PROENÇA, M. Psicologia e educação: desafios teórico-práticos (pp. 35-72). São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000.
PATIAS, N. D; MONTE BLANCO, M. H; ABAID, J. L. W. Psicologia Escolar: proposta de intervenção com professores. Cadernos de Psicopedagogia (UNISA) 7(13), 42-60, 2009.
REBELO, C. J. G. Intervenção Psicológica nas Dificuldades de Aprendizagem Estudo de revisão de literatura e identificação de contributos para a prática em contexto escolar. Dissertação de Mestrado. Universidade da Madeira: Funchal, 2017.
REGER, R. Psicólogo escolar: educador ou clínico? Em: SOUZA PATTO, M. H. (Org.). Introdução à Psicologia Escolar (pp. 9-16). São Paulo: T. A. Queiroz, 1989.
SANTOS, J. V. dos; GONÇALVES, C. M. Psicologia educacional: importância do psicólogo escolar. Psicologia.pt: ISSN 1646-6977, 2016.
SILVA, N. L. P et al. O papel do psicólogo escolar: Concepções de professores e gestores. Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 21, Número 3, setembro / dezembro de 2017: 407-415.
SOUZA, C. S., RIBEIRO, M. J., SILVA, S. M. A atuação do psicólogo escolar na rede particular de ensino. Psicologia Escolar e Educacional, 15(1), 53-61, 2011.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os direitos são do autor, com direito de primeira publicação para a revista, a ser mencionado em outras publicações.