“MESTRES DA ESCRITA”

PERCEPÇÕES E DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DA ESCRITA CIENTÍFICA

Autores/as

  • Jean Carlos da Silva Monteiro Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.55470/relaec.43324

Palabras clave:

Mestres da Escrita, Escrita Científica, Habilidades de Escrita

Resumen

Este artigo aborda a importância do conhecimento das ferramentas e técnicas essenciais para aprimorar as habilidades de escrita científica entre alunos, professores e pesquisadores. Com base na indagação central “Quais desafios são percebidos pelos participantes do curso ‘Mestres da Escrita’ ao aplicar, na prática, as técnicas aprendidas na construção de seus artigos científicos?”, a pesquisa analisa as percepções dos envolvidos no curso em relação ao efetivo processo de elaboração de um artigo científico. Dez alunos inscritos no curso foram participantes desta investigação, realizada como parte de uma experiência de aprendizagem mediada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jean Carlos da Silva Monteiro, Universidade Federal do Maranhão

Mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Comunicação, Cultura e Tecnologia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante. Graduado em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Faculdade Estácio de São Luís. Licenciando em Pedagogia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Comunicação Multimídia. Membro do corpo editorial da Open Minds International Journal. Desenvolve estudos interdisciplinares nas áreas de Comunicação, Educação e Tecnologia, pesquisando principalmente sobre Hipertexto e Hipertextualidade, Tecnologias Digitais na Educação, Ensino e formação do Jornalista, Aplicativos Móveis e Metodologias Ativas de Aprendizagem.

Citas

DEMO, P. Metodologia do Conhecimento Científico. São Paulo: Atlas, 2013.

FEUERSTEIN, R.; KLEIN, P. S.; TANNENBAUM, A. J. Mediated learning experience (MLE): Theoretical, Psychosocial And Learning Implications. London: Freund, 2015.

GIL, A. Como elaborar projetos de pesquisa. 10. Ed. São Paulo: Atlas, 2016.

MARCONI, M.; LAKATOS, E. Metodologia científica. São Paulo: Editora Atlas, 2017.

SEVERINO, A. Metodologia do Trabalho Científico. 3ª Ed. São Paulo: Cortez, 2018.

STEDMAN, T. Dicionário Médico. 44ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara/Koogan, 2016.

TARGINO, M. Libertação pela redação técnico-científica. In: DUARTE, J.; BARROS, A. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2016. p. 364-380.

THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-ação. 4ª Ed. São Paulo, SP: Cortez, Autores Associados, 2010.

VERGARA, S. Método de pesquisa em administração. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

VYGOTSKY, L. A Formação Social da Mente: O Desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores. 10. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2017.

Publicado

31-12-2023