AS RELAÇÕES QUE CIRCULAM NO INTERIOR DA ESCOLA E A NATURALIZAÇÃO DO ASSÉDIO MORAL NA FORMA DE CONSTRANGIMENTOS PSICOLÓGICOS
RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.55470/relaec.46972Palabras clave:
Educação, Psicologia, Escola, ConstrangimentoResumen
Este relato de experiência se insere no âmbito da escola pública, em interface entre a psicologia e a educação, considerando as atuais perspectivas de atuação do campo da psicologia previstas nas referências técnicas elaboradas pelo Conselho Federal de Psicologia (CRP), que direcionam tais ações sob a ênfase da coletividade e não mais na abordagem psicologizante. Tal relato refere-se ao processo de supervisão de estágio obrigatório no curso de graduação em psicologia, em uma universidade pública da cidade de Campo Grande-MS. O objetivo deste trabalho é analisar as relações de convivência existentes no âmbito da escola, que muitas vezes se perpetuam como parte estruturante e naturalizada de assédio moral e constrangimento psicológico, violando direitos de crianças e adolescentes.
Descargas
Citas
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas. CREPOP. 2019. Referências técnicas apara atuação de psicólogas(os) na educação básica. Disponível em:https://www.crpms.org.br/wp-content/uploads/2022/03/EducacaoBASICA_web.pdf Acesso em 17-07-2024.
FOUCALT, Michel. Vigiar e punir: Nascimento da prisão. 1987. Disponível em: https://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/centrocultural/foucault_vigiar_punir.pdf Acesso em 30 de setembro de 2024.
GALINDO, Julyana Sueme, W. expressões de violências na escola, tensões sociais e “raciais”: minha presença o incomoda? Tese de doutorado. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. UFMS.2024.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO: Ataque às escolas no brasil: análise do fenômeno e recomendações para ação governamental: Grupo de trabalho de especialistas em violência nas escolas. 2023. Disponível em: https://site.mppr.mp.br/sites/hotsites/arquivos_restritos/files/documento/2023-11/relatorio-ataque-escolas-brasil.pdf Acesso em 27 de outubro de 2024
MOYSÉS, Maria Aparecida, A. e Collares, Cecília A, L. Controle e Medicação da Infância. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/2456/2090 Acesso em 24 de setembro de 2023.
SACRISTÁN, Gimeno, J. A educação obrigatória: Seu sentido educativo e social. Porto Alegre: Editora Artmed Ltda. 2001.
VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes.1991.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os direitos são do autor, com direito de primeira publicação para a revista, a ser mencionado em outras publicações.