VIVÊNCIAS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO NO MATO GROSSO DO SUL

Auteurs

  • Graziela Cristina Jara SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO/SEMED
  • Aldenor Batista da Silva Junior UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO/UCDB

Mots-clés :

Educação Especial, Altas Habilidades ou Superdotação, NAAH/S

Résumé

O presente artigo tem como objetivo apresentar os dispositivos legais sobre educação especial e a dinâmica de atendimento educacional especializado ao aluno com altas habilidades ou superdotação em Mato Grosso do Sul, as políticas públicas desenvolvidas no estado para atendimento ao público-alvo da educação especial, considerando este um direito social garantido desde  a Constituição Federal de 1988. O Núcleo de Atividades de Altas Habilidades ou Superdotação – NAAH/S, é um programa federal criado como garantias à esses direitos. O NAAH/S tem por objetivo promover a identificação, o atendimento e o desenvolvimento dos alunos com altas habilidades/superdotação das escolas públicas de educação básica, possibilitando sua inserção efetiva no ensino regular. Para além da identificação e atendimento, o núcleo tem o papel de disseminar o conhecimento sobre o tema nos sistemas educacionais, nas comunidades escolares e nas famílias, a fim de colaborar para a construção de uma educação inclusiva e de qualidade. Deste modo, entende-se que as políticas sociais nesta área são relevantes para a concretização de ações pertinentes à educação especial.

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Références

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Publiée

18-12-2020