ADMINISTRAÇÃO RURAL

GERENCIAMENTO DE PESSOAL

Auteurs

  • Fábio do Vale UFMS Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Pedro Henrique Alves de Medeiros UFMS Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Izabelly Cristina Mosciaro Inácio da Silva Faculdade INSTED
  • Geovanna Lopes Cerzósimo Faculdade INSTED
  • Alessandra Rolon Batista Faculdade INSTED

Mots-clés :

Descolonialidade, Processo de Recrutamento, Integração

Résumé

O presente artigo tem como objetivo conhecer e considerar a gestão pessoal dentro de uma empresa rural, observando os fatores que podem influenciar de forma positiva ou negativa, empregando um pensamento descolonial. A descolonização vem com o peso de concentrar mais nos acontecimentos do cotidiano e apresentar fatores práticos da gestão pessoal em nosso estado. Explorando a forma profissional diplomática e profissional empírica, analisando os processos de recrutamento, seleção e treinamento das organizações rurais do Brasil, utilizando para este como referência o estado de Mato Grosso do Sul. Baseado não só em teorias, mas também em práticas vividas pelo sul-mato-grossense em seu cotidiano na integração de seus capatazes e peões (funcionários). Através de estudos acadêmicos realizados e analisados, os processos de recursos humanos vêm passando por transformações e se reestruturando, ganhando mais visibilidade nas empresas desse setor profissional.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Fábio do Vale, UFMS Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduado em Letras e Pedagogia, Licenciatura. Professor dos segmentos: universitário, pré-vestibular e colegial. Doutorando pelo programa de Pós-graduação da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Membro do Núcleo de Estudos Culturais Comparados (NECC) - UFMS. Pesquisador de Crítica Biográfica Fronteiriça - Estudos Fronteiriços na América Latina. Epistemologias do Sul. Descolonialidade. Mestre em Letras (Literatura, História e Sociedade) pela UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Pós-Graduado, Especialista em Docência no Ensino Superior. Pós-Graduado, Especialista Educação Especial (TGD) Transtornos Globais de Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação. Pós-Graduado em Neuropsicopedagogia. Autor dos livros Obras: O Refém do Abandono (Romance) Candelabro poético (Poemas) É membro associado à UBE-MS União Brasileira de Escritores de Mato Grosso do Sul, sendo Diretor de Cultura mandato 2018/2020 UBE-MS. Pesquisador Associado e Assessor de Projetos do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC).

Pedro Henrique Alves de Medeiros , UFMS Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutorando em Estudos de Linguagens (PPGEL) com o projeto Uma (des)biografia descolonial de Silviano Santiago pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestre em Estudos de Linguagens (PPGEL) com o projeto Entre homo-bios-grafias e escrevivências de Silviano Santiago: exercícios de crítica biográfica fronteiriça pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Graduado em Letras Licenciatura Português e Inglês pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Trabalhou como Bolsista PIBIC/UFMS/CNPq sob orientação do professor Dr. Edgar Cézar Nolasco com o projeto Silviano Santiago: mil rosas (auto)biográficas. Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Culturais Comparados (NECC) certificado pelo CNPq e Presidente da Comissão Organizadora do periódico CADERNOS DE ESTUDOS CULTURAIS. Pesquisador Associado e Coordenador de Projetos Especiais do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC). Coordenador do Evento Internacional Latinidades - Fórum Latino-Americano de Estudos Fronteiriços: Cultura, Arte, Literatura e Educação. Em 2020.2 atuou como Professor Visitante Voluntário de Graduação no Instituto Avançado de Ensino Superior e Desenvolvimento Humano (INSTED). Tem experiência na área de Letras com ênfase em Teoria Literária, Estudos Culturais, Crítica Biográfica, Literatura Comparada, Literatura Brasileira e Estudos Fronteiriços/Descoloniais. 

Izabelly Cristina Mosciaro Inácio da Silva, Faculdade INSTED

Acadêmica de Administração na Faculdade Insted. 

Geovanna Lopes Cerzósimo , Faculdade INSTED

Acadêmica de Administração na Faculdade Insted. 

Alessandra Rolon Batista, Faculdade INSTED

Acadêmica de Administração na Faculdade Insted. 

Références

ALVARENGA, Emerson. Investir em pessoas é importante para o sucesso das empresas rurais? 2018. Disponível em: rehagro.com.br/blog/investi.

ABDALLA, Márcio; FARIA, Alexandre. Em defesa de opção descolonial em administração/gestão. Disponível em: Cad. EBAPE.BR, v. 15, nº 4, Artigo 9, Rio de Janeiro, Out./Dez. 2017.

BARBOSA, Natália. Recursos Humanos na Empresa Rural. 2009. Disponível em: https://administradores.com.br/artigos/recursos-humanos-na-empresa-rural.

CAIRES, José Carlos. A gestão de pessoas no agronegócio. 2019. Disponível em: www.paulo rodrigues.pro.br.

MEDEIROS, Pedro Henrique. Crítica biográfica fronteiriça: Epistemologias do Sul. 2017. Disponível em: ESTUDOS| A MARgem.

MIGNOLO, Walter. Desafios decoloniais hoje. 2017. Disponível em: https://revistas.unila.edu.br/epistemologiasdosul/article/download/772/645. Acesso: 27 ago. 2020.

MIGNOLO, Walter. Desobediência Epistêmica: A opção descolonial e significado de identidade em política. Disponível em: publicado na Revista Gragoatá, n. 22, p. 11-41, 1º sem. 2007 e traduzido por Ângela Lopes Norte.

SOUZA, Leandro. A Importância da Gestão de Pessoas no Agronegócio. Disponível em: https://institutoagro.com.br/gestao-de-pessoas-no-agronegocio/.

VECCHIO, José Humberto. Os quatros maiores desafios da gestão de pessoas no meio rural. 2018. Disponível em: http://www.pioneersementes.com.br.

Téléchargements

Publiée

28-04-2021

Numéro

Rubrique

Faculdade INSTED