MAUS-TRATOS AS CRIANÇAS E AOS ADOLESCENTES

ABUSO INFANTIL E SUAS COMPETÊNCIAS

Auteurs

  • Fábio do Vale UFMS Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Pedro Henrique Alves de Medeiros UFMS Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Giovanna de Moura Oliveira Faculdade INSTED
  • Nathália Caiut da Silva Faculdade INSTED
  • Thainan C. Batista Benites Faculdade INSTED

Mots-clés :

Maus-tratos infantil, Defesa da Criança e do adolescente, violência doméstica, criança, carência no atendimento

Résumé

O objetivo deste artigo é caracterizar por meio das evidências científicas a violência infantil, utilizando-se de uma leitura ampla, tendo como fontes de pesquisa dados de Lilacs, SciELO, livros e sites. Dentre todas as publicações identificadas percebe-se que o tema do abuso infantil não é abordado, com total transparência á sociedade. De forma detalhada, iremos retratar os problemas na proteção as crianças e adolescentes, como forma de tornar público situação social e histórica, para a resolução do aludido problema em foco, isto é, propondo medidas para as melhorias da legislação vigente para efetiva proteção aos destinatários da lei. Destacam-se a negligência como sendo o principal tipo de violência em forma física, emocional, psicológica, sexual. Conforme mostram os estudos e proveniente de um padrão quase sempre provocado por algum membro da família, 70% das vítimas acusam os pais como autores. Por outro lado, o atendimento às vítimas de maus-tratos se encontra pouco estruturado no país, se tornando insuficiente para a grande demanda que chega ao serviço de saúde, conforma dados disponibilizados no ECA e SciELO de 2013.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Fábio do Vale, UFMS Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduado em Letras e Pedagogia, Licenciatura. Professor dos segmentos: universitário, pré-vestibular e colegial. Doutorando pelo programa de Pós-graduação da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Membro do Núcleo de Estudos Culturais Comparados (NECC) - UFMS. Pesquisador de Crítica Biográfica Fronteiriça - Estudos Fronteiriços na América Latina. Epistemologias do Sul. Descolonialidade. Mestre em Letras (Literatura, História e Sociedade) pela UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Pós-Graduado, Especialista em Docência no Ensino Superior. Pós-Graduado, Especialista Educação Especial (TGD) Transtornos Globais de Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação. Pós-Graduado em Neuropsicopedagogia. Autor dos livros Obras: O Refém do Abandono (Romance) Candelabro poético (Poemas) É membro associado à UBE-MS União Brasileira de Escritores de Mato Grosso do Sul, sendo Diretor de Cultura mandato 2018/2020 UBE-MS. Pesquisador Associado e Assessor de Projetos do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC).

Pedro Henrique Alves de Medeiros , UFMS Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutorando em Estudos de Linguagens (PPGEL) com o projeto Uma (des)biografia descolonial de Silviano Santiago pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestre em Estudos de Linguagens (PPGEL) com o projeto Entre homo-bios-grafias e escrevivências de Silviano Santiago: exercícios de crítica biográfica fronteiriça pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Graduado em Letras Licenciatura Português e Inglês pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Trabalhou como Bolsista PIBIC/UFMS/CNPq sob orientação do professor Dr. Edgar Cézar Nolasco com o projeto Silviano Santiago: mil rosas (auto)biográficas. Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Culturais Comparados (NECC) certificado pelo CNPq e Presidente da Comissão Organizadora do periódico CADERNOS DE ESTUDOS CULTURAIS. Pesquisador Associado e Coordenador de Projetos Especiais do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC). Coordenador do Evento Internacional Latinidades - Fórum Latino-Americano de Estudos Fronteiriços: Cultura, Arte, Literatura e Educação. Em 2020.2 atuou como Professor Visitante Voluntário de Graduação no Instituto Avançado de Ensino Superior e Desenvolvimento Humano (INSTED). Tem experiência na área de Letras com ênfase em Teoria Literária, Estudos Culturais, Crítica Biográfica, Literatura Comparada, Literatura Brasileira e Estudos Fronteiriços/Descoloniais.

Giovanna de Moura Oliveira, Faculdade INSTED

Acadêmica de Direito na Faculdade Insted. 

Nathália Caiut da Silva , Faculdade INSTED

Acadêmica de Direito da Faculdade Insted. 

Thainan C. Batista Benites, Faculdade INSTED

Acadêmico de Direito da Faculdade Insted. 

Références

MIGNOLO, Walter. Desafios decoloniais hoje. 2017. Disponível em: https://revistas.unila.edu.br/epistemologiasdosul/article/download/772/645. Acesso: 17 nov. 2020.

JOHNSON, Spencer. Quem Mexeu no Meu Queijo? 1998.

s/a: Pensador. com, 2020. Disponível em: https://www.pensador.com/frases_de_lideranca/ . Acesso em: 17 de nov. 2020

Téléchargements

Publiée

28-04-2021

Numéro

Rubrique

Faculdade INSTED