UMA VISÃO POLÍTICO-JURÍDICA SOBRE A PANDEMIA NO BRASIL

PERSPECTIVAS DESCOLONIAIS

Auteurs

  • Fábio do Vale UFMS Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • José Eliomar Diniz Faculdade INSTED
  • Karolina Oliveira da Silva Faculdade INSTED
  • Natállia Braga Faculdade INSTED

Mots-clés :

Direito, Pandemia, Política, COVID-19, Brasil

Résumé

Pensar o mundo pós-pandêmico de maneira descolonial pode ser desafiador para todos, principalmente para o Brasil, país em que a doença causada por um coronavírus altamente transmissível e desconhecido por toda comunidade médica e científica, trouxe situações irreversíveis. Um detalhe é fato, houveram mudanças, verdadeiras transformações que jamais irão retornar ao estado pré-pandêmico, desde o início os países foram orientados a adotar medidas de biossegurança, entre elas o uso de máscaras, o distanciamento social, uso do álcool em gel e o temido “Lockdown”. É fronte essa realidade que nós, acadêmicos da graduação em Direito da faculdade INSTED desenvolvemos este artigo, que versará sobre as transformações causadas pela COVID 19 no âmbito político-jurídico brasileiro, além de proporcionar uma síntese sobre as consequências geradas por essa emergência mundial e as responsabilidades, ações e omissões do poder público.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Fábio do Vale, UFMS Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduado em Letras e Pedagogia, Licenciatura. Professor dos segmentos: universitário, pré-vestibular e colegial. Doutorando pelo programa de Pós-graduação da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Membro do Núcleo de Estudos Culturais Comparados (NECC) - UFMS. Pesquisador de Crítica Biográfica Fronteiriça - Estudos Fronteiriços na América Latina. Epistemologias do Sul. Descolonialidade. Mestre em Letras (Literatura, História e Sociedade) pela UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Pós-Graduado, Especialista em Docência no Ensino Superior. Pós-Graduado, Especialista Educação Especial (TGD) Transtornos Globais de Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação. Pós-Graduado em Neuropsicopedagogia. Autor dos livros Obras: O Refém do Abandono (Romance) Candelabro poético (Poemas) É membro associado à UBE-MS União Brasileira de Escritores de Mato Grosso do Sul, sendo Diretor de Cultura mandato 2018/2020 UBE-MS. Pesquisador Associado e Assessor de Projetos do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC).

Références

MIGNOLO, Walter. Desafios decoloniais hoje. 2017. Disponível em: https://revistas.unila.edu.br/epistemologiasdosul/article/download/772/645. Acesso: 27 ago. 2020.

MITY, Izabella. O que mudou no sistema de justiça brasileira com o Covid-19? 2020. Disponível em: https://hubify.com.br/blog/gestao-e-negocios/sistema-de-justica-brasileira. Acesso: 18 de abril de 2021.

Vitor Mendonça Sica, Heitor. Impactos atuais e futuros da pandemia do novo coronavírus no poder judiciário brasileiro: o “novo normal” da justiça. 2020. Disponível em: http://genjuridico.com.br/2020/05/22/impactos-atuais-futuros-pandemia/. Acesso: 18 de março de 2021.

Téléchargements

Publiée

14-10-2021

Numéro

Rubrique

Faculdade INSTED