A PSICOPEDAGOGIA, A ARTE E OS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Gabriela Moreles Trindade Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Rafael Silveira da Mota Universidade Federal do Pampa
  • Mauricio Aires Vieira Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.55470/relaec.37378

Palavras-chave:

Psicopedagogia, Arte, Dificuldade de Aprendizagem

Resumo

A psicopedagogia é a ciência que trata dos aspectos que envolvem o sujeito e aprendizagem, considerando seu contexto, suas relações inter/intrapessoais,  seus anseios e suas dificuldades. Desta maneira, o presente trabalho tem como problema de pesquisa as relações entre a psicopedagogia e a arte na aprendizagem de crianças com problemas de aprendizagem sintoma. Em razão disso, analisamos como o aspecto criativo da arte pode auxiliar crianças com dificuldade de aprendizagem sintoma a redescobrir o prazer de aprender. Ademais buscou-se, definir o que são problemas de aprendizagem sintoma; estabelecer como a aprendizagem a psicopedagogia e a arte podem se relacionar no ambiente escolar.  Verificando também, através de um formulário do Google qual o papel que psicopedagogos, da cidade de Bagé no Rio Grande do Sul, atribuem as artes no ambiente escolar. Além disso, esta é uma pesquisa qualitativa de caráter etnográfico, sendo também um estudo de caso, visto que, num primeiro momento foi feito o planejamento da pesquisa, o levantamento bibliográfico em livros, periódicos e artigos científicos, para então secundariamente ser feito a coleta dos dados através de um formulário do Google, e por fim a análise e a discussão dos resultados.

 

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Publicado

09-02-2022

Edição

Seção

Dossiê - Ludicidade e Educação: Contribuições da Pedagogia