BENEFÍCIOS DA COMUNICAÇÃO COM BEBÊS, A PARTIR DE 8 MESES, ATRAVÉS DO ENSINO DA LÍNGUA DE SINAIS

Auteurs

  • Fernanda do Amaral Guerreiro Albrecht Universidade Federal do Pampa Unipampa
  • Rafael Silveira da Mota Universidade da Região da Campanha UNIPAMPA
  • Gabriela Moreles Trindade Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
  • Mauricio Aires Vieira Universidade Federal do Pampa Unipampa

DOI :

https://doi.org/10.55470/relaec.37401

Mots-clés :

Ensino de Libras, Bebês ouvintes, Berçários, Comunicação

Résumé

Este artigo busca trazer um olhar sobre o Brincar Heurístico e suas contribuições no cotidiano da Educação Infantil através da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que tem como seus eixos estruturantes as interações e brincadeiras. A análise sobre o documento e o conceito de um brincar desconstruído vem de encontro com as novas práticas pedagógicas que integram a base nesta etapa, iremos desbravar o brincar como indispensável no processo de aprendizagem das crianças e como podemos oferecê-lo de forma significativa e potente pensando na formação integral das mesmas através de um brincar cheio de intencionalidades e rico em experiências.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ADURENS, Fernanda Delai Lucas. Desenvolvimento de bebês na creche: percepções de professoras e auxiliares. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Dissertação Pós Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências. Marilia-2020.

AGUIAR, Beatriz Carmo Lima de. A instituição creche: Apontamentos sobre sua história e papel. Nuances – Vol. VII – Setembro de 2001.

AMARAL, Flávia. MENESES, Ruth F. O Programa Baby Signs® no Desenvolvimento da Criança: Revisão Sistemática da Literatura. Revista de Psicologia, Educação e Cultura, Instituto Superior Politécnico Gaya, v. XXIII, n.1, pg. 15-28, mai.2019.

ANDREWS, Julie D. The Basics (and benefits) of baby sign language. Revista The Bump, 21 de novembro de 2018. Disponível em: www.thebump.com/a/baby-sign-language.

BRASIL, Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2018.

CALINA, Flávia. Como ensinar seu bebê a falar com as mãos – Flávia Calina. Youtube, 28 de janeiro de 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=o-k6ClfTa6g&t=419s

CERQUEIRA, Patrícia. O desenvolvimento do bebê mês a mês: de 7 a 11 meses. Revista Crescer. 23 de out, 2019.

DÍEZ, Cristina Vaquero. ROSSO, Ángel L. Sánchez. Beneficios Lingüisticos Derivados del Uso Temprano de La Lengua De Signos em Bebés Oyentes. Trabajo de Fin de Grado de Logopedia, Universidad de Valladolid, Espanha, 2016.

DOCERO. Introdução ao Programa Baby Signs – História e Missão. 23/07/2021. Disponível em : https://docero.com.br/doc/8xsvv0s.

FENNER, Priscila. A importância do ensino da Libras na Educação Infantil. Blog HandTalk, outubro, 2019. Disponível em: https://blog.handtalk.me/libras-educacao-infantil/

GARMS, Gilza Maria Zauhy. CACHEFFO, Viviane Aparecida Ferreiro Favareto. O trabalho Educativo no Berçário: Considerações sobre o relato de uma professora. XI Congresso Nacional de Educação EDUCERE. II Seminário Internacional de Representações Sciais, Subjetividade e Educação – Sirsse e IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente - Sipo/Cátedra Unesco. Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba, de 23 a 26/9/2013.

GERHARDT, Tatiana Engel, SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de Pesquisa. Editora da UFRGS, 2009.

IACHINSKI, Luci Teixeira; BERBERIAN, Ana Paula; PEREIRA, Adriano de Souza e GUARINELLO, Ana Cristina. A inclusão da disciplina de Libras nos cursos de licenciatura: visão do futuro docente. Revista Scielo, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/acr/a/vhYJdcywNkS8zn563bqr3KQ/

INEP. Censo Escolar. Matrículas em creches públicas crescem em 2019; ensino médio em tempo integral também registra crescimento. 31 de janeiro de 2020. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-escolar/matriculas-em-creches-publicas-crescem-em-2019-ensino-medio-em-tempo-integral-tambem-registra-crescimento

JORNADA EDU. Faz de conta: o que as crianças aprendem com ele? Jornada Edu, 23 de agosto de 2019. Disponível em: https://jornadaedu.com.br/familia-na-escola/faz-de-conta/

KUHLMANN JR, Moysés. Histórias da educação infantil brasileira. Revista Brasileira de Educação, n. 14, p. 5-18. 2000.

LACERDA, Mariana de. Língua de Sinais para Bebês ouvintes. Por que sim? Blog vida de Escriba, 19 de maio de 2016. Disponível em: https://marianadelacerda.blogspot.com/2016/05/lingua-de-sinais-para-bebes-ouvintes.html

LAZARETTI, Lucineia Maria. MELLO, Maria Aparecida. Entre Ações e Emoções: o primeiro ano de vida do bebê e a singularidade da prática educativa. Nuances: estudos sobre educação, Presidente Prudente-SP, v. 28, n.3, p.64-82, set/dez-2017

LEMANN, Fundação. O que é a BNCC? Site Fundação Lemann, 14/07/2020. Disponível em: https://fundacaolemann.org.br/noticias/o-que-e-a-bncc?gclid=Cj0KCQiAzMGNBh CyARIsANpUkzOsgjmvv66OI71IB1dT-Pq4V53zGJx4S2I8qwAHWWeF6ZshIkRXawMaAk04EALw_wcB

MALCARNE, Juliana. Como os bebês se comunicam antes de falar? Revista crescer, 28 de dezembro de 2015. Disponível em: https://revistacrescer.globo.com/Os-primeiros-1000-dias-do-seu-filho/noticia/2015/12/como-os-bebes-se-comunicam-antes-de-falar.html

PADILHA, Dayane B. MORETTI, Lucia Helena Tiosso. O cuidar/educar a criança na creche/berçário. Psicologia PT O portal dos psicólogos, 2015. Disponível em: https://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0910.PDF

PORTUGAL, Baby Signs. Baby Signs em Creches e Berçários. Youtube, 28/09/2021. Disponível em: https://youtube.com/watch?v=imE-rVHeGP0

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Estrutura do Projeto de Pesquisa. In: PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS , Ernani César de. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico: métodos e técnicas de pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

PUCCINI, Flávia. A importância dos gestos na comunicação com o bebê. Blog Leiturinha, 05 de janeiro de 2021. Disponível em: https://leiturinha.com.br/blog/a-importancia-dos-gestos-na-comunicacao-com-o-bebe/

RATTI, Cláudia. Pais surdos compartilham rotina de cuidados com filha ouvinte. Delas, 23/08/2-17. Disponível em: https://delas.ig.com.br/filhos/2017-08-23/pais-surdos.html

ROSA, Filipa. Baby Signs: O projeto que ensina bebês a comunicarem através de gestos desde cedo. Site Crescer, 2018. Disponível em: https://www.crescercontigo.pt/baby-signs-o-projeto-que-ensina-bebes-a-comunicarem-atraves-de-gestos-desde-cedo/

ROSA, Roberta da. Linguagem de Sinais para bebês. Blog Mães de Salto Agulha. Disponível em: https://www.maesdesaltoagulha.com.br/2018/11/linguagem-de-sinais-para-bebes/

SILVA, Lislayane Oliveira. SILVA, Willian Costa da. MELO, Líllian Gonçalves de. Desemvolvimento Cognitivo do Sujeito Surdo no Processo de Aquisição da Língua de Sinais – LIBRAS. Humanidades, v. 4, n. 1, fev. 2015.

THERRIE, Bárbara. Mesmo antes de falar, o bebê se comunica: veja como incentivar. Universa UOL, 2018. Disponível em: https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao//2018/02/07/mesmo-quando-nao-fala-o-bebe-se-comunica-saiba-como-incentiva-lo.htm

ZAMMIT, Maria. ATKINSON, Susan. SJ 2016. The relations between ‘baby-signing’, child vocabulary and maternal mind-mindedness. Early Child Development and Care. ISSN 1476-8275.

Téléchargements

Publiée

27-01-2022

Numéro

Rubrique

Dossiê - Ludicidade e Educação: Contribuições da Pedagogia