VIDA E TRABALHO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA A PARTIR DOS EFEITOS DA EC 95/2016

Auteurs

  • Teresinha Mescouto Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amapá
  • Glauco Cleber Pinheiro Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará

DOI :

https://doi.org/10.55470/relaec.39160

Mots-clés :

Vida e Trabalho, Educação Profissional, Ergologia

Résumé

Este artigo pretende construir um caminho de reflexão acerca do trabalho como atividade da vida social e princípio educativo a partir dos referenciais teóricos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), da Ergologia e da Análise do Discurso (AD) que busca analisar em que medida o posicionamento discursivo do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (CONIF) sobre os efeitos da implementação da Emenda Constitucional 95/2016 revela indícios de aceitação ou discussão da norma da política educacional na rede federal, principalmente na perspectiva de (re)pensar a vida e o trabalho na educação profissional. Como metodologia de pesquisa, realizou-se uma pesquisa bibliográfica com base em Frigotto, Ciavatta, Ramos, Schwartz e Maingueneau e uma análise documental no site do CONIF, utilizando como material de análise as notas públicas elaboradas pelo CONIF no interstício de 2016 a 2022. Identificou-se que as notas públicas do CONIF revelam ações de informação, reflexão, denúncia e mobilização, além de possuírem um valor documental, político e social significativo para o debate de normas no campo da política educacional brasileira.

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Bibliographies de l'auteur

Teresinha Mescouto, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amapá

Professor da rede Municipal de Ensino Bragança-Pa, Graduado em Pedagogia pela UFPA, Especialista em Educação do Campo e Extensão Rural também pela UFPA, Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFPA. Possui formação ainda em gestão de patrimônio imaterial pelo IFHAN e em gestão pública da cultura pela UFPA. Possui estudos na área da educação que compreende o trabalho e a cultura como princípios educativos, atualmente desenvolve pesquisa sobre a organização do espaço pedagógico na EPT e suas diversas conexões. Faz parte do grupo de pesquisa ETTHOS (Educação, Trabalho, Tecnologia, Humanidades e Organização Social) do IFPA - Campus Bragança.

Glauco Cleber Pinheiro, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará

Professor da rede Municipal de Ensino Bragança-Pa, Graduado em Pedagogia pela UFPA, Especialista em Educação do Campo e Extensão Rural também pela UFPA, Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFPA. Possui formação ainda em gestão de patrimônio imaterial pelo IFHAN e em gestão pública da cultura pela UFPA. Possui estudos na área da educação que compreende o trabalho e a cultura como princípios educativos, atualmente desenvolve pesquisa sobre a organização do espaço pedagógico na EPT e suas diversas conexões. Faz parte do grupo de pesquisa ETTHOS (Educação, Trabalho, Tecnologia, Humanidades e Organização Social) do IFPA - Campus Bragança

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Publiée

16-12-2022

Numéro

Rubrique

II Simpósio Latino-Americano de Ergologia