DRAMÁTICAS DO USO DE SI NA DOCÊNCIA

CONSIDERAÇÕES SOBRE A CENTRALIDADE DA/DO DOCENTE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO

Auteurs

  • Érica de Sousa Wanzerlei Universidade Federal do Pará
  • Fátima Pessoa Universidade Federal do Pará

DOI :

https://doi.org/10.55470/relaec.39481

Mots-clés :

Dramática do uso de si, Prática discursiva, Atividade docente

Résumé

As reflexões sobre o trabalho docente no âmbito do projeto Linguagem/Trabalho, Práticas discursivas/atividades: a elaboração de uma abordagem ergodiscursiva têm apontado para a centralidade que a professora e o professor assumem na instituição escolar, condição para a realização da atividade docente. A continuidade dessa reflexão tem o propósito de compreender, com base na escuta das entrevistas de uma e de um docente que atuam na educação básica há mais de 15 anos, o modo como incorporam os valores relacionados a essa centralidade na avaliação que fazem sobre sua atuação profissional e sua inserção institucional. Os conceitos de prática discursiva (MAINGUENEAU, 2008) e dramática de uso de si (DURRIVE; SCHWARTZ, 2010) serão os fundamentos para, em uma articulação entre a Análise do Discurso e a Ergologia, discorrer sobre os sentidos que profissionais mobilizam sobre o trabalho docente, sentidos que fazem parte dos processos de constituição das identidades e das relações interpessoais que se estabelecem nas instituições de ensino. As entrevistas que servem à escuta da professora e do professor apontam para modos distintos de constituir sentidos coletivos ou individualizados sobre o exercício da docência, portanto para indicar dramáticas de usos de si por si e de usos de si por outros. Desse modo, as articulações entre perspectivas teóricas que pensam relações entre linguagem e trabalho contribuem para a compreensão da atividade laboral e dos modos de torná-lo material pela palavra e pelas restrições semânticas que definem um posicionamento discursivo (MAINGUENEAU, 2008). A relevância dessa abordagem justifica-se no contexto da formação para o trabalho, no sentido de orientar para a oportunidades de discussões em torno das diferentes dimensões - técnicas, econômicas, políticas, éticas, afetivas - implicadas pela e na atividade docente.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Érica de Sousa Wanzerlei, Universidade Federal do Pará

Bolsista de Iniciação Científica da Universidade Federal do Pará, curso de Letras Língua Portuguesa.

Références

Maingueneau, D. Novas tendências em análise do discurso. Tradução Freda Indursky. 3 Ed. Campinas, SP: Pontes: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1997.

MAINGUENEAU, D. Gênese dos discursos. Tradução de Sírio Possenti. São Paulo: Parábola, 2008.

PESSOA, F. Discursos constitutivos da atividade docente: relações entre trabalho, patrimônio e desenvolvimento. In: V CONGRESSO INTERNACIONAL DA SOCIEDADE DE ERGOLOGIA “Trabalho, Património e Desenvolvimentos”, 05, 2021, Porto (Portugal). Anais Eletrônicos. Porto: Faculdade de Psicologia e de Ciências da 11 Educação da Universidade do Porto, 2021. Disponível em: . Acesso 31 jul. 2022.

PESSOA, F.; COSTA, M.; SOARES, S. A docência e as ordens institucionais que a afetam: a constituição de uma dêixis discursiva no contexto da atividade laboral. Desenredo, 15(3), 2019, 387-407.

PESSOA, F.; MOREIRA, H. A enunciação nos contextos de trabalho: traços de uma ordem técnica e política. Lingüística, 32(2), 2016, 09–24. http://dx.doi.org/10.5935/2079-312X.20160014.

POSSENTI, S. Os limites do discurso. Curitiba: Criar Edições, 2002.

SAFATLE, V. O circuito dos afetos: corpos políticos, desamparo e o fim do indivíduo. 2 Ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.

SCHERER, M. D. A; PIRES, D. E.; PRADO, N. M. de B.; MENEZES, E. L. C. de. Contribuições da ergologia para a gestão do trabalho: entrevista com Yves Schwartz. Trabalho, Educação e Saúde, [S.l.], v. 20, p. 6, 2022. DOI: 10.1590/1981-7746-sol00336. Disponível em: https://www.tes.epsjv.fiocruz.br/index.php/tes/article/view/272. Acesso em: 31 jul. 2022.

SCHWARTZ, Y. Motivações do conceito de corpo-si: corpo-si, experiência. Tradução de Adail Sobral. Revista Letras de Hoje. Porto Alegre, vol. 49, n. 3, jul – set, 2014, p. 259 – 274.

SCHWARTZ, Y.; DURRIVE, L. (Orgs.). Trabalho e ergologia: conversas sobre a atividade humana. Coord. da tradução e revisão técnica: Jussara Brito e Milton Athayde. 2. Ed. Niterói: EdUFF, 2010.

Téléchargements

Publiée

09-12-2022

Numéro

Rubrique

II Simpósio Latino-Americano de Ergologia