O ENADE NA PERSPECTIVA DE COORDENADORES DE CURSO

UM ESTUDO REALIZADO NA ÁREA BIOLOGIA

Auteurs

  • Maria Goretti de Mesquita Costa Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

DOI :

https://doi.org/10.55470/relaec.39716

Mots-clés :

Enade, Política de avaliação, Percepção dos coordenadores, Licenciatura em Biologia, Instituto Federal do Maranhão

Résumé

O presente artigo aborda a percepção dos coordenadores do curso de licenciatura em Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus São Luís – Monte Castelo, acerca do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) enquanto política de avaliação da Educação Superior. O objetivo é identificar os resultados obtidos pelo referido curso no ENADE, verificar a percepção dos coordenadores e analisar quais proposituras emergiram desses gestores na promoção de ações que visam melhorar a qualidade do curso na avaliação do ENADE. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa documental e de campo. Para a coleta de dados, realizou-se um recorte metodológico que focou em entrevistar somente os coordenadores que atuaram nos anos de 2011, 2014 e 2017. Averiguou-se que, mesmo cientes de que o exame impulsiona a geração de estratégias de gestão com a finalidade de melhorar os resultados dos cursos, a falta de recursos para essa finalidade sempre se apresentará como uma barreira.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da educação superior: 2009: Resumo técnico. Brasília, 2011.

FIGUEIREDO, A. M; SOUZA, S. R. G. Como elaborar projetos, monografias, dissertações e teses: da redação científica à apresentação do texto final. 5. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2017.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. Ed. São Paulo: Atlas, 2011.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório do Enade 2011 por Instituição de Ensino Superior. Brasília - DF, 2011. Disponível em: <http://enadeies.inep.gov.br/enadeIes/enadeResultado/>. Acesso em: 01 abr. 2020.

______. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório do Enade 2014 por Instituição de Ensino Superior. Brasília - DF, 2014. Disponível em: <http://enadeies.inep.gov.br/enadeIes/enadeResultado/>. Acesso em: 01 abr. 2020.

______. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório do Enade 2017 por Instituição de Ensino Superior. Brasília - DF, 2017. Disponível em: <http://enadeies.inep.gov.br/enadeIes/enadeResultado/>. Acesso em: 01 abr. 2020.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2017.

SINAES. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: da concepção à regulamentação. 5. ed. Brasília: INEP, 2009.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2016.

VERGARA, S. C. Método de pesquisa em administração. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

Téléchargements

Publiée

18-12-2022