ENSINO MÉDIO NO BRASIL

UMA ANÁLISE HISTÓRICA E PROSPECTIVA

Auteurs

  • Maralize Gomes Souza Sampaio Universidade Estácio de Sá
  • Andréa Villela Mafra da Silva Universidade Estácio de Sá

DOI :

https://doi.org/10.55470/relaec.44423

Mots-clés :

Ensino Médio, Evolução Histórica, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

Résumé

Este artigo realiza um estudo documental e bibliográfico sobre a evolução do Ensino Médio no Brasil, abordando as principais mudanças legislativas desde a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1961 até a reforma introduzida pela Lei nº 13.415/2017. Cada fase legislativa é analisada, destacando seus impactos no cenário educacional. A pesquisa também incorpora contribuições de diversos autores, explorando as transformações sociais e culturais que influenciaram a educação brasileira ao longo das décadas.

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Bibliographies de l'auteur

Maralize Gomes Souza Sampaio, Universidade Estácio de Sá

Mestra em Educação pela Universidade Estácio de Sá. Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Piauí. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, com Docência do Ensino Superior, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Especialista em Educação de Jovens e Adultos do Campo pela Instituto Superior de Educação Antonino Freire. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí. Atua como Supervisora Pedagógica na Secretaria de Estado da Educação do Piauí. Possui experiência docente e de coordenação pedagógica abrange desde a Educação Básica até o Ensino Superior, incluindo a Educação de Jovens e Adultos. Membro do Grupo de Investigação em Educação online e aprendizagem em rede. Desenvolve estudo sobre Formação Docente, pesquisando principalmente sobre Prática Pedagógica, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e Ensino Médio Regular. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6658187933712934. Orcid: https://orcid.org/0009-0002-7313-1864. E-mail: maralizesampaio01@gmail.com. WhatsApp: (86) 99419-9362

Andréa Villela Mafra da Silva, Universidade Estácio de Sá

Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduada em Pedagogia pela UNIRIO, onde também cursou o Mestrado em Educação na linha de Subjetividade, Cultura e História da Educação. Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão em Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Estácio de Sá, na Linha de Pesquisa Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais, onde também atua na Comissão de Egressos e na liderança do Grupo de Investigação em Educação online e aprendizagem em rede (GIEAp/UNESA-CNPq). Conceptora e Líder do Núcleo de Investigação e Pesquisa Luso-Brasileiro em Tecnologia Educativa (NIPTecEdu Luso-Brasileiro), vinculado à Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra (Portugal). Dirigente Institucional de Pesquisa da Fundação de Apoio a Escola Técnica (FAETEC). Coordenadora Institucional de Pesquisa, Extensão e Memória da Rede FAETEC. Professora na Graduação em Pedagogia no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ). Coordenadora Institucional do PIBID (2020-2022); (2022-2024). Conceptora e Líder do grupo de pesquisa Formação de Professores e Tecnologias Educacionais (FORPROTEC/FAETEC-CNPq). Membro da Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ANDIPE). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Membro do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação e Currículo (GEPAC/UNIRIO-CNPq). Áreas de atuação: Avaliação da Aprendizagem, Currículo, Política Educacional, Educação Híbrida, ELearning e Blended Learning, Literacia Digital, Inteligência Artificial e Tecnologias Emergentes. Autora de publicações em livros, capítulos de livros e periódicos qualis.

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Publiée

29-04-2024