O CONSTITUCIONALISMO NO QUE CONCERNE A DESCOLONIZAÇÃO

Autores

  • Fábio do Vale UFMS Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • João Lucas Oliveira Brito Faculdade INSTED
  • João Paulo Lamboia Junior Faculdade INSTED
  • João Lopes de Oliveira Junior Faculdade INSTED

Palavras-chave:

Constitucionalismo, Constitucionalismo Latino-Americano, Descolonialidade

Resumo

O presente artigo visa elucidar as perspectivas de caráter descolonial que englobam o fenômeno constitucionalista e os reflexos decorrentes de sua aplicação na efetivação dos direitos e objetivos fundamentais, previstos em textos constitucionais possivelmente fronteiriços. Para isso, buscaremos apresentar, partindo do ponto de vista acadêmico-jurídico-sul-mato-grossense, uma possível ruptura de perspectiva epistêmica descolonial, a partir do novo constitucionalismo latino-americano, que pressupõe a existência da cultura, da língua, da maneira de ser, de agir e de pensar de um povo, bem como a forma com que o fenômeno é aplicado às questões de viés independentista – descoloniais. Nessa perspectiva, inicialmente, para se pensar o papel do constitucionalismo no que concerne ao descolonial, é necessário compreender acerca da transformação do novo constitucionalismo latino-americano. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio do Vale, UFMS Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduado em Letras e Pedagogia, Licenciatura. Professor dos segmentos: universitário, pré-vestibular e colegial. Doutorando pelo programa de Pós-graduação da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Membro do Núcleo de Estudos Culturais Comparados (NECC) - UFMS. Pesquisador de Crítica Biográfica Fronteiriça - Estudos Fronteiriços na América Latina. Epistemologias do Sul. Descolonialidade. Mestre em Letras (Literatura, História e Sociedade) pela UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Pós-Graduado, Especialista em Docência no Ensino Superior. Pós-Graduado, Especialista Educação Especial (TGD) Transtornos Globais de Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação. Pós-Graduado em Neuropsicopedagogia. Autor dos livros Obras: O Refém do Abandono (Romance) Candelabro poético (Poemas) É membro associado à UBE-MS União Brasileira de Escritores de Mato Grosso do Sul, sendo Diretor de Cultura mandato 2018/2020 UBE-MS. Pesquisador Associado e Assessor de Projetos do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC).

Referências

BARBOSA, Maria Lúcia.; TEIXEIRA, João Paulo Allain. Neoconstitucionalismo e Novo

Constitucionalismo Latino Americano: dois olhares sobre igualdade, diferença e participação. 2017. Disponível em: <https://revi.direito e práxis, rio de janeiro, vol.08, n.2, 2017, p. 11131142>. Acesso: 1 nov. 2020.

BRAGATO, Fernanda Frizzo. Para além do discurso eurocêntrico dos direitos humanos: contribuições da descolonialidade. 2014. Disponível em: . Acesso: 1 nov. 2020.

DAMÁZIO, Eloise da Silveira P.; SPAREMBERGER, Raquel Fabiana L. Discurso

constitucional colonial: um olhar para a decolonialidade e para o “novo” Constitucionalismo Latino-Americano. 2016. Disponível em: . Acesso: 1 nov. 2020.

VILLA, Marco Antonio. Simón Bolívar. In: VILLA, Marco Antonio. A história em discursos: 50 discursos que mudaram o Brasil e o mundo. São Paulo: Planeta, 2018, p. 83-90.

Downloads

Publicado

14-10-2021

Edição

Seção

Faculdade INSTED