O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Naiara Vargas Dornelles Liberatto Universidade Federal do Pampa
  • Rafael Silveira da Mota Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.55470/relaec.37375

Palavras-chave:

Brincar, Brincadeiras, Jogos, Educação Infantil

Resumo

O brincar para as crianças é fundamental, pois é através das brincadeiras que conseguem expressar aquilo que não conseguem falar. As brincadeiras e jogos educativos são fundamentais para o aprendizado e o desenvolvimento das crianças. Kishimoto (1999) concorda que os jogos educativos são instrumentos para o ensino/aprendizagem e o desenvolvimento da coordenação motora. Este trabalho de conclusão de curso de licenciatura em pedagogia tem como objetivo geral identificar qual a influência que o brincar na educação infantil traz para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Os objetivos específicos são analisar a real importância do brincar na educação infantil, reconhecer que as brincadeiras são fundamentais para o desenvolvimento infantil e identificar métodos que diferencie o processo de ensino e aprendizagem. A problemática norteadora é como a brincadeira pode acrescentar no desenvolvimento motor e na aprendizagem da criança. O recurso metodológico utilizado para a realização desta pesquisa foi baseado em artigos por meio de consultas em base de dados da internet, de cunho básico, sua forma de abordagem é qualitativa e exploratória, através de uma pesquisa bibliográfica trazendo discussões de autores como Vygotsky (1991), Kishimoto (1999), Andrade (2018), Santos (2016), entre outros, cada um com sua perspectiva sobre brincar, brinquedo e brincadeiras.

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Publicado

27-01-2022

Edição

Seção

Dossiê - Ludicidade e Educação: Contribuições da Pedagogia