O LÚDICO COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Rafael Silveira da Mota Universidade Federal do Pampa
  • Tatiana dos Santos Macedo Universidade Federal do Pampa
  • Bárbara Regina Gonçalves Vaz Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.55470/relaec.37391

Palavras-chave:

Brincadeira, Lúdico, Aprendizagem, Educação Infantil

Resumo

Para que haja aprendizagem é necessário ter durante o percurso momentos de brincadeira, de jogos, do lúdico. O lúdico é essencial na formação do indivíduo, no desenvolvimento da vida infantil. O presente trabalho está sendo desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica que envolve leituras, análise dos materiais disponíveis na atualidade e aprofundamento teórico-conceitual sobre o tema em estudo. Para tanto, vê-se que dentro do ambiente escolar o lúdico deve estar sempre presente, pois a influência do brincar no desenvolvimento da criança é visível em todas as etapas de sua vida. Professores, futuros professores, monitores educacionais e/ou estagiários devem estar preparados para o atendimento infantil, visto que o brincar não é “perda de tempo”, mas sim uma fonte de aprendizagem, já que é através da brincadeira e do agir lúdico que a criança representa sua imaginação, seus conflitos e suas vivências. Esse trabalho tem por objetivo identificar como o lúdico influência no aprendizado, em especial dos alunos da Educação Infantil. O processo de aprendizagem faz parte da formação de cada indivíduo, e a criatividade faz com que o processo se desenvolva a partir de novos experimentos.

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Publicado

09-02-2022

Edição

Seção

Dossiê - Ludicidade e Educação: Contribuições da Pedagogia