SABERES RENORMATIZADOS EM AVALIAÇÃO À LUZ DA ERGOLOGIA

RESULTADOS DE PESQUISA

Autores

  • Alice do Socorro Louzada Moraes Universidade Federal do Pará
  • Doriedson do Socorro Rodrigues Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.55470/relaec.39139

Palavras-chave:

Saberes, Avaliação, Ergologia

Resumo

Este trabalho é resultado de uma pesquisa baseada em processos de renormatização de saberes em avaliação da aprendizagem, a partir de saberes docentes em Língua portuguesa, como principal ferramenta para se pensar a formação humana dos sujeitos. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa qualitativa fundamentada na Ergologia – abordagem desenvolvida pelo filósofo francês Yves Schwartz – que apresenta, por meio de normas antecedentes e renormatização de saberes alguns achados importantes deste estudo. Como instrumento metodológico, utilizamos entrevista semiestruturada com quatro (04) professoras de Língua portuguesa do ensino médio. Como conclusão, aponta-se que a Ergologia trás de maneira mais explorada a renormatização de saberes de professoras em avaliação (na sua atividade de trabalho), foca nos seres humanos, na sua existência real e suas principais interfaces. Bem como, ressalta que o trabalho docente das parceiras desta pesquisa que militam no campo do ensino aprendizagem de Língua portuguesa, apresentam uma consciência de uma renormatização que é transgressora na perspectiva de formação emancipadora.

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Publicado

16-12-2022

Edição

Seção

II Simpósio Latino-Americano de Ergologia